quarta-feira, 8 de novembro de 2017

VAGENS FLAMBADAS, DE FRANCISCO FILARDI



Sulinelson passou dias ruminando a frase: qualquer um pode cozinhar. O lema do chef Gusteau, da animação Ratattouille, caiu como uma bomba em seu cérebro. Nos campos da imaginação e da arte tudo era possível, mas - pensava - qualquer um, de fato, poderia cozinhar? Embora amasse gastronomia e nutrisse genuína admiração por quem preparasse o próprio alimento, Sulinelson jamais estivera diante de um fogão (não mais que para fritar ovos ou aquecer água) e não se mostrava seguro para ensaiar os primeiros passos. Por que deveria acreditar naquilo? Afinal, Gusteau era tão somente personagem de uma ficção. Mas a ideia não o deixaria em paz. Depois de esta muito martelar-lhe o juízo, decidira aventurar-se.

Sulinelson buscava receitas em livros e na internet. Fazia o básico, de acordo com o figurino. Acreditava em que o fazer simples seria o melhor tempero. E até que, para um cozinheiro de primeiro fogão, sua comida era bem razoável. Dava para orgulhar-se de que não mais morreria de fome. Mas a história que narramos a seguir ocorreu quando o novato já tinha alguns quilômetros em seu currículo. Todos sabemos que experiências gastronômicas nem sempre são bem sucedidas, apesar da boa intenção de realizá-las, o que vale para profissionais e para iniciantes. Com Sulinelson, não seria diferente.

Naquele início de noite, Suli acabara de retornar do mercado. Comprara alguns itens para o habitual lanche noturno e um punhado de vagens que, com o feijão, o arroz, o frango e a farofa, já prontos na geladeira, completaria o cardápio da semana. Guardou as compras e pôs-se a preparar as leguminosas. Lavou-as, secou-as, descascou uma por uma, temperou-as. E acionou o timer do fogão. Enquanto as vagens cozinhavam, preparou um sanduíche no pão de forma, recheado com presunto e queijo minas, acompanhado por uma xícara com café ao leite. E dirigiu-se ao escritório, para escrever e ouvir música.

Não muito tempo depois, entretido com o trabalho, Sulinelson sentiu um cheiro de comida queimada a adentrar a janela do escritório. Vinha de um apartamento próximo, algum vizinho cometera o pecado do esquecimento, estava convicto. E perguntou para si mesmo: - De onde vem esse cheiro?

Levaria minutos ainda para perceber que a música ambiente não o permitira ouvir o timer do fogão. Foi quando se deu conta: disparou num galope em direção à cozinha e, lá chegando, deparou com a cena terrível: o fundo da panela estorricara num negrume deplorável; apenas seis minúsculos pedaços daquele punhado de vagens permaneceram intocados pelo breu, embora contaminados pela fumaça tóxica. Nada ali seria aproveitado. As vagens, assim como a panela, foram involuntariamente flambadas, para a frustração de um pobre Sulinelson desejoso de saboreá-las.

É claro que a carreira gastronômica de Suli não parou por aí. Preparou muitos outros pratos, para si e para a família. Vagens, inclusive. Mas a receita de como flambá-las, não a ensinou a quem quer que seja. Guardou a vergonha para si, num segredo, a sete chaves. Melhor assim.

(Francisco Filardi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário