terça-feira, 7 de novembro de 2017

MASS EFFECT ANDROMEDA PS4 (TROFÉU DE PLATINA) - PARTE II


PARTE II - TROFÉUS, DICAS E OUTRAS QUESTÕES


Troféu Inabalável (conclua um jogo - um jogador - na dificuldade Insana ou 5 extrações multiplayer Ouro em qualquer base)

Para o desbloqueio desse troféu, não recomendamos a conclusão da campanha na dificuldade insane. Há Missões Principais de fases longas, com duros e tensos embates, a exemplo da Missão de Lealdade da turiana Vetra Nyx, a pensão em Kadara e, notadamente, em Meridian, com inimigos diversos e um Arquiteto das Relíquias. Ou seja, haverá um tremendo desgaste. Além do que, como dissemos, não será possível salvar o jogo, por opção, durante as Missões Principais. Portanto, é menos trabalhosa a conquista das 5 extrações, no modo multiplayer, dificuldade ouro. Requer treinamento prévio na dificuldade bronze, alcançar o nível 20 de alguma personagem, desenvolver uma arma potente e encontrar três jogadores com boa desenvoltura na dificuldade ouro. Leva tempo, mas vale o investimento.

É necessário esclarecer a diferença entre “extração parcial” e “extração total”, no multiplayer. A extração válida para a conquista do troféu Inabalável é a “extração total”, ou seja, o jogador deve concluir a sétima onda de inimigos dentro da área circular determinada para a extração, não devendo ser derrubado, ao término do tempo. Se, mesmo dentro da área ao final do tempo previsto para extração o jogador for atingido e aparecer o ícone com uma cruz em vermelho (que indica a contagem regressiva para a morte da personagem controlada pelo jogador), dá-se a extração parcial - o jogador recebe a pontuação, mas tal extração não é válida para a obtenção do troféu. No multiplayer, o inimigo recomendado para a obtenção das extrações na dificuldade ouro são as Relíquias.


Troféu Tempo no ar - mantenha o Nomad no ar por 35 segundos

Esse troféu será debloqueado em H-047c, planeta com cara de asteroide, localizado no Sistema Remav e disponível a certa altura do jogo. Ao aproximar-se da borda de uma depressão, o jogador deverá pressionar o botão "X", para fazer o Nomad saltar. Em seguida, manter pressionado o direcional (do lado esquerdo do Dualshock 4) para baixo enquanto pressiona, alternada e rapidamente, os botões "X" e quadrado, até desbloquear o troféu. Cuidado para não esbarrar nas laterais da depressão, enquanto faz o percurso. O Nomad deverá estar equipado com todas as suas potencializações (adquiríveis junto a comerciantes na Nexus ou de algum planeta principal). Vale buscar vídeo na internet para verificar em que ponto do mapa de H-047c o jogador deverá fazê-lo.


Troféu Trabalho em equipe - crie seis Equipes de Assalto ou ganhe 25 medalhas de assistência no modo multiplayer.

As equipes de assalto poderão ser criadas a partir de um terminal, na Tempest, na estação Nexus (próximo ao turiano Kandros) ou utilizando o aplicativo APEX HQ. No entanto, é mais fácil conquistar as 25 medalhas de assistência no modo multiplayer, dificuldade bronze. Para tal, basta equipar Ryder com os poderes bióticos Tração e/ou Singularidade. Dispare um desses poderes e, enquanto o inimigo estiver no ar, elimine-o com qualquer arma de fogo. Para saber de seu progresso em relação ao desbloqueio desse troféu, acesse no aplicativo APEX HQ a aba "Desafios" e logo em seguida a aba "Feitos".

Troféu Fogo amigo - ordene que sua IV (Inteligência Virtual) das Relíquias ataque todos os tipos de inimigos Relíquias (um jogador)

Para desbloquear esse troféu, é preciso completar primeiramente a Missão de Relacionamento (não confundir com Missão de Lealdade) de Peebee (Projeto secreto), que permitirá ao jogador a utilização de um poder tecnológico chamado IV (Inteligência Virtual) das Relíquias. Tal IV deverá causar dano às seguintes Relíquias: Esmagador, Observador, Montador, Anulador e Destruidor (os dois últimos, encontrados no interior dos Relicários) e também ao Arquiteto.


Troféu Deu match! - complete romances com três personagens diferentes entre todas as suas partidas.

Para desbloqueio desse troféu, valem tanto os relacionamentos sérios quanto os casuais. De modo geral, os relacionamentos ocorrem na Tempest. As excessões se encontram abaixo entre parênteses:

Relacionam-se com Ryder do sexo masculino (exclusivamente): Avela (em Aya), Cora e Gil;
Relacionam-se com Ryder do sexo feminino (exclusivamente): Liam e Suvi;
São bissexuais: Jaal, Peebee, Vetra, Keri (na Nexus), Reyes (em Kadara).

Em agosto/2017 foi divulgada nova tabela informando os tipos de relacionamento que Ryder pode desenvolver, Casual (C) e Sério (S), observando que relacionamentos casuais podem tornar-se sérios:

Ryder masculino (Scott):

Avela e Keri (C)
Cora, Jaal e Vetra (S)
Gil, Peebee e Reyes (C/S)

Ryder feminino (Sarah):

Jaal, Vetra e Suvi (S)
Keri (C)
Peebee, Reyes e Liam (C/S)

Na primeira vez que jogamos ME Andromeda, fechamos relacionamento sério com Peebee e casual com Reyes (simultaneamente); já na segunda vez, fechamos relacionamento sério com Suvi. Foi o bastante para desbloquear o troféu. Recomendamos consulta a tutoriais e a vídeos na internet para fazê-lo.

Troféu Criptografando - Conclua 20 enigmas das Relíquias em um único jogo.

Esse é o troféu para o qual o jogador deverá dedicar mais atenção, por ser o mais trabalhoso e facilmente perdível. Nos monólitos, nos Relicários e em pontos não assinalados no mapa, encontram-se redutos das Relíquias, onde o jogador deverá acessar os cofres (remnant vaults). O maior problema está no interior dos Relicários; caso o jogador não consiga alcançar tais cofres e deixar o Relicário, este não estará mais disponível ao longo do jogo e o trabalho estará perdido (ao acionar o console nas chamadas "câmaras de purificação", Ryder e seu esquadrão deverão correr em direção à saída, para fugir da fumaça vermelha; antes de deixar o local, porém, o jogador deverá fechar a porta para bloquear a fumaça e, isto acontecendo, não será possível retornar ao local). Identificamos seis locais em que os cofres são perdíveis, cinco deles nos Relicários em EOS, Havarl, Voeld, Kadara e Elaaden, e um em Khi Tasira, numa porta oculta, durante a missão principal Jornada a Meridian. Há 22 cofres disponíveis, mas recomendamos ao jogador recorrer a vídeos na internet para identificar os locais de difícil acesso. Detalhe: em Havarl, o 3º monólito e o Relicário estão escondidos; o jogador deverá conversar com os angaranos para descobrir sua localização. Prepare-se para breves passeios por poços gravitacionais.

Localização dos consoles das Relíquias (para decriptação):

EOS (4)

- Missão principal: um começo melhor (A better beginning) - monólito
- Missão principal: um começo melhor (A better beginning) - interior do Relicário (remnant vault) - contêiner no 2° andar - fuga da fumaça vermelha - PERDÍVEL
- Missão livre: o fantasma de Promessa (The ghost of Promise) (remnant vault)
- Missão livre: Rastro de dados (Data trail) (remnant vault)


HAVARL (3)

- Missão principal: ajude aos cientistas de Havarl (Helping Havarl's cientists) - monólito
- Missão: Um planeta agonizante (A dying planet) - interior do relicário (remnant vault) - fuga da fumaça vermelha - PERDÍVEL
- Missão livre: Secret fusion mod of adrenaline (remnant console) - só disponível após a ativação do Relicário


VOELD (6)

- Missão: Restaurando um mundo (Restoring a world) - 3 monólitos
- Missão: Restaurando um mundo (Restoring a world) - interior do Relicário (remnant vault) - fuga da fumaça vermelha - PERDÍVEL
- Missão: Projeto secreto (Relationship mission Peebee: secret project)
- Tarefa: Submissão (Subjugation)


H-047c (1)

- Missão: O arado das Relíquias (The remnant tiller) (remnant vault)


KADARA (2)

- Missão: Curando o coração de Kadara (Healing Kadara's heart) - monólito
- Missão: Curando o coração de Kadara (Healing Kadara's heart) - interior do Relicário (remnant vault) - fuga da fumaça vermelha - PERDÍVEL


ELAADEN (4)

- Missão: Domando um deserto (Taming a desert) - monólito
- Missão: Domando um deserto (Taming a desert) - interior do Relicário (remnant vault) - fuga da fumaça vermelha - PERDÍVEL
- Missão livre: Encontre a nave caída das Relíquias (Investigate the remnant derelict)
- Missão livre: Cache de dados (Cache flow) (remnant vault)


KHI TASIRA (1)

- Missão principal: Jornada a Meridian (The journey to Meridian) (door remnant puzzle) - PERDÍVEL

Em Khi Tasira, não será possível usar uma chave de decodificação; para desbloquear o console, substitua os números abaixo pelas figuras que aparecem, nas respectivas posições, no quebra-cabeças:
1 - 5 - 3 - 2 - 4
2 - 4 - 1 - 5 - 3
5 - 3 - 2 - 4 - 1
4 - 1 - 5 - 3 - 2
3 - 2 - 4 - 1 - 5

Dicas extras

A missão Ajude a APEX (Aid APEX) exige que Ryder escaneie 20 diferentes tipos de inimigos, alguns dos quais só poderão ser encontrados no interior dos Relicários ou em bases inimigas, a exemplo dos Ascendidos e Espada do Arconte (Kett), e Destruidores e Aniquiladores (Relíquias). O ideal para completar a tarefa é carregar Ryder com o poder de combate Camuflagem Tática, que permite a Ryder permanecer invisível por alguns segundos. No entanto, ao acionar o scanner Ryder ficará visível. Então, esse procedimento deverá ser realizado rapidamente. Recomendado após o esquadrão atingir certo nível de desenvolvimento.

A capacidade dos itens do inventário de Ryder (200 itens, no máximo) podem ser ampliadas por meio do terminal Controle de status de PVA, localizada na Tempest. Basta escolher Casulos comerciais e depois Capacidade de comércio. Esse terminal só estará disponível para o jogador a partir de uma conversa com a diretora Addison e os casulos serão disponibilizados à medida que o jogador fizer progressos nas suas missões em Andromeda.

A título de curiosidade, há, na Nexus, um terminal localizado próximo à porta que leva Ryder à Tempest; neste, aparecem mensagens precedidas pela sigla RNH, que significa Rede de Notícias de Heleus.

Importando Ryder para um novo jogo

Ao começar o jogo pela segunda vez, o jogador poderá optar por importar a personagem Ryder, que manterá o nível de experiência conquistado na campanha anterior, bem como os níveis das patentes dos perfis (soldado, adepto etc), os créditos (dinheiro do jogo) e o nível de desenvolvimento de armas e armaduras. Conservará também a última grade de poderes salva. Ou seja, se o jogador, ao fim do primeiro jogo tiver em sua grade os poderes IV das Relíquias, sobrecarga e singularidade, estes aparecerão logo de cara no segundo jogo, quando Ryder desembarcar em Habitat 7, no Aglomerado Heleus. Só o nível da Nexus retorna para o nível 1 e o limite de itens no inventário retorna para 100. No nosso caso, iniciamos o segundo jogo com 146 itens e tivemos a aquisição de itens (armas e partes de armadura) bloqueada até nos desfazermos da parte excedente do inventário.

Observações finais

Após completar o jogo, encerrando a Missão Prioritária O mundo espera, consulte a sua lista de saves. Lá, entre um e outro save, figura uma outra ordem de missões:

Prólogo
Capítulo 1 - Descida ao planeta
Capítulo 2 - Nexus
Capítulo 3 - Relicário de EOS
Capítulo 4 - Aya
Capítulo 5 - Moshae
(Missão de) Lealdade: Liam
Capítulo 6 - Kadara
(Missão de) Lealdade: Vetra
(Missão de) Lealdade: Cora
(Missão de) Lealdade: Peebee
(Missão de) Lealdade: Jaal
(Missão de) Lealdade: Drack
Capítulo 7 - Nave Capitânia
Capítulo 8 - A cidade
Capítulo 9 - Meridian
Epílogo

Essa consulta é interessante porque permite ao jogador recomeçar o jogo a partir de ponto determinado, o que é bastante útil caso tenha falhado na obtenção de troféus perdíveis, como Deu match! e Criptografando.

Esperamos que estas dicas sejam úteis e que outros fãs do jogo consigam o cobiçado troféu de platina.

Referências à trilogia de Shepard

Em ME Andromeda, há várias referências à trilogia de Shepard. Relacionamos algumas abaixo:

- Avina, holograma em forma de Asari, instalada no hall da estação espacial Nexus e em outros locais, que serve como orientação aos visitantes;
- Réplica coletável da SSV Normandy SR-2, localizada no quarto de Alec Ryder (há outra, não coletável, no escritório do diretor Tann), e de um encouraçado da Aliança, encontrado num contêiner em Kadara;
- Gravações em áudio de Liara T'Soni, encontradas no quarto de Alex Ryder (ambos foram correspondentes);
- Lexi T'Perro viveu em Omega, espécie de estação espacial, onde vivem os mercenários, no Sistema Termynus, comandada pela rainha pirata asari Aria T'Loak;
- O Dr. Okeer (krogan Warlord), citado na missão Salve a pesquisa krogana do Dr. Okeer, foi o cientista que criou em laboratório o supersoldado de nome Grunt, batizado por Shepard e membro de seu esquadrão;
- Alec Ryder, já um ex-N7, aciona o volus Barla Von, personagem de ME2, e faz acordo com o obscuro negociante Shadow Broker para conseguir material, no mercado negro, para o desenvolvimento de suas pesquisas com I.A.;
- Menção à genofagia, doença desenvolvida por salarianos e espalhada por turianos, que impede a reprodução dos krogan;
- A frase I'll be here, if you needed me, pronunciada por membros do esquadrão e tripulação da Tempest;
- O uso da palavra senciente (aquele ou aquela que recebe impressões pelos sentidos), atribuída aos Reapers na trilogia de Shepard, também citada na trama de Andromeda;
- O gigantesco verme que aparece nas dunas de Elaaden lembra uma Thresher Maw, criatura carnívora que habita o subterrâneo em Tutchanka, planeta natal dos krogan;
- Em Kadara, é descoberta uma ligação entre Katherine Nigh e o Dr. Gavin Archer, cientista da Cerberus responsável pelo Projeto Overlord (Soberano) que aparece em ME2;
- Ainda em Kadara, Rayder encontra casualmente Cassandra, irmã de Conrad Verner, este um grande fã de Shepard, que aparece na trilogia;
- Menção à participação dos Krogan nas Rachni Wars;
- Na missão Jogos mentais, em Kadara, Rayder encontra dois ex-cientistas da Cerberus, que aludem ao Projeto Lazarus, de Miranda Lawson, responsável por ressuscitar Shepard em ME2;

Perguntas:
1) se os Geth estudavam a galáxia de Andromeda por meio de um sensor MRL - telescópio mais rápido que a luz -, a partir de um acelerador de massa (Mass relay), por que os Geth não entraram como a grande surpresa do jogo?
2) como e em que circunstâncias Sarah Ryder manuseou um artefato proteano, conforme dito em conversa com Suvi?
3) ao explorar os planetas secundários em Andromeda, são localizadas algumas naves destruídas, que rendem ao jogador itens consumíveis, incluindo os de origem quariana. Da mesma forma que os Geth, por que os Quarianos não participaram da história?


Motivos para crer na continuação de ME Andromeda

- Com a morte do Arconte, os Kett têm um novo líder, Primus; o substituto negociou com Ryder para livrar-se do rival, por não concordar com os métodos de seu superior, mas não se sabe até que ponto tal negociação não passou de uma guerra pelo poder;
- Sabemos de que forma Jien Garson, mentora da Iniciativa, foi morta; mas não sabemos o como, o porquê, nem por quem;
- Não sabemos do paradeiro de Reyes Vidal;
- Embora seja um motivo mais fraco, não sabemos por que razão a arca quariana não deseja ser localizada;
- Desconhecemos também o desfecho da trágica história de Ellen Ryder, mãe de Scott e Sarah;
- Não sabemos a identidade da benfeitora. Ou dos benfeitores. Será Shepard? Almirante Hackett? David Anderson? Sabemos que há estreita relação entre os fatos narrados em ME Andromeda e a trilogia de Shepard, diríamos até que esse hiato de 600 anos entre uma história e outra é relativa, pode até não existir (vale lembrar, como dissemos, Alec Ryder participou da Guerra do Primeiro Contato). A simples passagem por um Mass Relay poderia avançar anos na contagem do tempo. Uma empresa de tal magnitude envolve elevado grau de risco e cifras astronômicas. É razoável pensar que um grupo esteja por trás da Iniciativa Andromeda. Mas quem seria? A Aliança? Os tripulantes da Normandy? A Cerberus? Temos motivo para desconfiar de Shepard: no início do jogo, nas configurações de personalização para Scott ou Sarah, há um item denominado "personalizar história", onde o jogador escolhe o sexo para o/a Comandante Shepard. Por quê? Teremos que esperar por mais uns cinco anos para saber.

(Francisco Filardi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário