sábado, 11 de janeiro de 2014

O DISCURSO DE ONTEM É O DISCURSO DE HOJE: O NAZISMO NO SÉCULO XXI


Em 1934, Adolph Hitler, já na condição de Führer (condutor do nazismo), discursaria para o povo, durante o VI Congresso do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, realizado em Nuremberg.

Suas palavras, aqui transcritas, encontram-se registradas no documentário "O triunfo da vontade" (dirigido pela cineasta Leni Riefenstahl, por ordem do Führer, 1934).

Deixamos claro, de pronto, que a iniciativa desta publicação nada tem a ver com apologia ao nazismo. Algumas palavras e frases nós as destacamos em negrito colorido, para que nossos leitores percebam que há uma relação próxima entre o discurso de há 80 anos e o que ocorre na política de hoje, no Brasil e no mundo.


Hitler discursa em um estádio, para a juventude alemã:

"Minha juventude alemã, depois de um ano, eu saúdo vocês, aqui, novamente.  Hoje, neste lugar, vocês são uma amostra do que nos cerca na Alemanha inteira.  E sabemos que vocês, moças e rapazes alemães, estão sendo incumbidos de tudo que esperamos da Alemanha.  Nós queremos ser um povo.  E vocês, meus jovens, são este povo.  Não queremos mais ver divisões de classes.  Vocês não devem deixar que isso cresça entre vocês.  Queremos um dia ver o Reich.  E vocês devem lutar por isso.  Queremos que nossa população seja obediente.  E vocês devem praticar a obediência.  Queremos que nosso povo ame a paz, mas que também seja valente.  E vocês devem ser pacíficos.

Então, vocês devem ser pacíficos e corajosos, ao mesmo tempo.

Queremos que nosso povo permaneça forte.  Será difícil e vocês próprios devem reforçar isso para os seus jovens.  Vocês devem suportar privações, sem se desintegrarem.  E, independente do que façamos ou criemos hoje, nós morreremos, mas a Alemanha continuará vivendo em vocês.  E quando não houver mais nada de nós, então vocês devem segurar em seus punhos as bandeiras que erguemos do nada.

E seu sei que isso não pode ser diferente.  Porque vocês são carne da nossa carne e sangue de nosso sangue.  E em suas jovens cabeças, arde a mesma paixão que nos guia.  

Unidos a nós, vocês não serão excluídos E quando a grande coluna do nosso movimento marchar triunfante pela Alemanha, eu sei que vocês irão aderir à coluna.

E nós sabemos...

que, diante de nós, a Alemanha repousa;
que, dentro de nós, a Alemanha queima;
e que, ao nosso lado, a Alemanha segue".

-------

"Enquanto um de nós respirar, ele dará sua energia a este movimento".

-------

"Nós não podemos ser desleais com o que nos deu senso e determinação.  Nada virá de coisa nenhuma se não for baseada em uma ordem maior.  Essa ordem não nos foi dada por um superior terrestre.  Ela nos foi dada por Deus, que criou o nosso povo".

-----------


O discurso de encerramento do Congresso:

"Quando nosso Partido consistia em apenas sete homens, ele proclamou dois princípios.  Primeiro, queria ser um Partido com projeção mundial.  E, segundo, queria, sem compromisso, exclusividade de poder na Alemanha.

Como um Partido, tivemos que continuar com a minoria a fim de mobilizar aqueles com espírito de luta e senso de sacrifício.  E esses nunca foram a maioria, mas sempre a minoria.

E, com uma dedicação impressionante, o melhor da raça alemã assume a liderança do Reich, do povo.  E, por causa disso, o povo aprovou e legitimou essa liderança. [...].

Haverá apenas uma pequena seção de combatentes ativos.  E será exigido mais deles do que de seus companheiros.  Para eles, não basta declarar simplesmente: "eu acredito!", mas, de preferência, prometer: "eu lutarei!".

O Partido sempre será a liderança política da gente alemã.  Ele permanecerá inalterável em sua doutrina.  Duro, como aço, em sua organização.  Flexível e adaptável, em suas táticas.  Na sua essência, contudo, vai parecer-se com uma ordem religiosa.  O objetivo é que todos os alemães se tornem Nacionais Socialistas.

[...] a juventude vai dedicar-se a continuar nosso trabalho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário