terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ESPETÁCULO "À BEIRA DO ABISMO ME CRESCERAM ASAS", COM MAITÊ PROENÇA, REESTREIA NO TEATRO CARLOS GOMES/RJ


Maitê Proença e Clarisse Derzié Luz

em

À Beira do Abismo me Cresceram Asas

De Maitê Proença
Direção Clarice Niskier e Maitê Proença

Sucesso de público e crítica de volta ao Rio de Janeiro!
De 09 de janeiro a 02 de fevereiro, 
no Teatro Carlos Gomes

foto: Paula Kossatz

Retrato encantador de duas mulheres. Um diálogo tocante. Um espetáculo de imenso encanto que fala sobre todos nós com sabedoria e humor. O texto resulta fluido, ora alegre, ora emotivo e gostosamente teatral”. Bárbara Heliodora – O Globo

Pertinentes reflexões sobre o tempo. O espetáculo transcorre em uma atmosfera que valoriza, com delicadeza e humor, todos os conteúdos em jogo.A peça, portanto, faculta ao espectador - seja qual for a sua idade - a oportunidade de refletir sobre o que está fazendo com sua própria vida”. Lionel Fischer

Maitê Proença mostrou a sensibilidade ímpar como dramaturga ao explorar questões adultas sob a perspectiva infantil. O espetáculo traz diálogos afiados e uma atuação surpreendente de Maitê”. Dirceu Alves Jr. – Veja São Paulo

Idades parecidas e personalidades antagônicas. Juntas, Teresinha e Valdina, comovem o público, em um retrato poético e fiel de uma fase da vida que, por vezes, esquecemos ser destino comum para todos nós.Diego Ponde de Leon – Correio Braziliense


Com um público de cerca de 35 mil pessoas, a comédia dramática “À Beira do Abismo me Cresceram Asas”, com dramaturgia, direção e interpretação de Maitê Proença, ao lado de Clarisse Derzié Luz (indicada ao Prêmio Cesgranrio de Melhor Atriz), depois de estrear no Rio de Janeiro, passou por São Luís (MA), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e esteve em cartaz no Teatro FAAP e Itália, em São Paulo, por dois meses e meio em cada, sempre com enorme de público e crítica. Agora, em janeiro e fevereiro de 2014, o espetáculo retorna aos palcos do Rio de Janeiro para duas curtíssimas temporadas, uma no Teatro Carlos Gomes, a partir de 09 de janeiro, e a outra, em seguida, no Centro Cultural João Nogueira – Imperator.

Entre o encerramento da temporada de SP e a reestreia em solo carioca, o espetáculo pegou a estrada e aportou ainda em quatro grandes cidades do país: Natal, Recife, Belo Horizonte e Brasília. E ainda virou livro, lançado em novembro pela editora Gisotri. Com sua primeira edição esgotada, em menos de um mês, uma nova edição será lançada nesta temporada do Carlos Gomes.

Em 2014, outras 12 capitais receberão esta duplas de velinhas, já conhecidas em todo o país. As cidades que receberão o espetáculo serão: Cuiabá, Palmas, Manaus, Belém, Nordeste, Teresina, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracajú, Salvador e Campo Grande. Além, é claro, das temporadas populares, já ditas acima, em duas das melhores casas de espetáculos do Rio de Janeiro.

Com um texto poético, repleto de emoção e bom humor, a montagem leva o público às gargalhadas com os diálogos entre Terezinha (Maitê Proença) e Valdina (Clarisse Derzié Luz). Sem as máscaras habituais da juventude, sem qualquer cerimônia, as personagens falam sobre qualquer assunto – sexo, diferenças entre homens e mulheres, abandono, o lado bom e o ruim de cada situação.

Embora diferentes na personalidade, Terezinha (86) e Valdina (80) têm em comum a praticidade dos que aprenderam a simplificar a vida, já que não há tempo para complicá-la. Valdina leva o dia a dia com otimismo, sem nostalgias, mas não se engane, ela carrega um grande segredo. Terezinha é de temperamento carrancudo, ainda que bem resolvido.

 Maitê Proença criou o texto que faz refletir sobre o tempo, as emoções da vida, a solidariedade e a importância de compartilhar, em um misto de humor e delicadeza.


O LADO ESCRITORA DE MAITÊ PROENÇA

Paralelamente à carreira de atriz, e dramaturga, Maitê segue seu trabalho como escritora. O terceiro livro de sua carreira, ‘É duro ser cabra na Etiópia’, nas livrarias, pela editora Agir, apresenta aos leitores uma nova faceta em sua trajetória: a de editora. Maitê foi quem selecionou os textos que compõe o livro, a partir de mais de 2000 crônicas enviadas a ela, por meio de um site criado especialmente para receber o conteúdo. Entre os autores estão anônimos e famosos, como José Eduardo Agualusa, Tatiana Salem Levy, Clarisse Niskier, Jorge Forbes, Carlos Heitor Cony e a própria Maitê.

O projeto gráfico, absolutamente original, foi criado por Maitê junto aos designers da Cubículo, com páginas coloridas que foram diagramadas individualmente. Os temas e estilos variam ao se adequar às duas regras impostas por Maitê:  textos curtos de até 1.500 caracteres, e que contenham humor.

 
SERVIÇO

Local: Teatro Carlos Gomes (Praça Tiradentes, s/nº - Centro)
Telefone: (21) 3005-4104
Horários:  quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Ingresso: R$50,00
Classificação: 12 anos
Capacidade: 685 lugares
Duração: 75 minutos
Gênero: comédia dramática
Horário da bilheteria: de quarta a domingo, a partir das xxh
Temporada: de 09 de janeiro a 02 de fevereiro (exceto dias 16, 23, 24, 25 e 26/01)


FICHA TÉCNICA

Autora: Maitê Proença
Ideia original: Fernando Duarte
Supervisão Direção: Amir Haddad
Direção: Clarice Niskier e Maitê Proença
Elenco: Maitê Proença e Clarisse Derzié Luz
Cenário: Cristina Novaes
Desenho de Luz: Jorginho de Carvalho
Figurinos: Beth Filipecki
Trilha Sonora: Alessandro Perssan
Direção de Movimento: Angel Vianna
Preparação Vocal: Rose Gonçalves
Assistentes de iluminação: Daniel Galván
Assistente de Figurino: Edy Galvão
Confecção de Figurinos: Atelier de Costura – Edy & Ga
Assistente de Cenografia: Dina Levy
Assistente de Movimento: Marina Magalhães
Fotografia: Renata Dillon (estúdio) e Paulo Kossatz (de cena)
Visagista: Cristiane Vicente 
Maquiagem: Fabíola Gomez
Operador de Luz: Russinho
Operador de Som: Roberto Silva
Diretor de Cena: Lucia Martinusso
Camareira: Nájala Nascimento
Produção executiva e administração: Marcela Epprecht
Assistentes de Produção: Felipe Mussel
Coordenação de Produção: Bianca de Felippes
Realização: M. Proença Produções Artísticas 

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário