terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ESPETÁCULO "BASEADO NA RUA DE TRÁS" RETORNA À SEDE DAS CIAS., NA ESCADARIA SELARÓN

Com influência de Kafka e o teatro do absurdo, peça é a primeira montagem da Outra Cia. de Teatro dirigida por Gustavo Damasceno


Após duas temporadas na Zona Sul carioca, o espetáculo BASEADO NA RUA DE TRÁS, chega à Sede das Companhias, na Lapa, a partir do dia 8 de janeiro, 20h.

A montagem dirigida por Gustavo Damasceno participou do festival carioca NOVA CENA CARIOCA, na sede das CIAS e traz no elenco Carolina Ferman, Mateus Tiburi, Nara Parolini e Thiago Ristow — da extinta Cia. Laranja Eletrônica que, há dois anos, esteve em cartaz dirigida por Ivan Sugahara.
 
O espetáculo conta a história de H, que vai para uma cidade onde coisas mudam a todo instante, seres misteriosos tentam manipular o novo cidadão que se apresenta naquele lugar. O protagonista, tenta se adaptar numa sociedade opressora, onde todos os outros personagens vivem em um clima cinematográfico  estranho.
 
Com influências de Kafka, Brecht, Nelson Rodrigues, Stuart Hall, e do teatro do absurdo, a tragicomédia contemporânea apresenta imposições sociais, muitas vezes despercebidas, as crises de identidade, discute a célebre questão do "ser ou não ser", os jogos de submissão e aceitação, a dúvida de permanecer ou de partir, o desejo por sexo e por um cigarro a mais. 
 
Segundo o autor, a montagem fala sobre escolhas. “Escolher a permanência pela ignorância, o porquê de continuarmos naquele lugar ou naquela situação, que na maioria das vezes é opressora e impositiva, sem sabermos se existe outro lado pra seguir”, explica Mateus.
Juntos, os quatro atores buscaram um texto que discutisse o momento que estavam passando, contudo, não encontraram um material que fosse fiel ao sentimento do grupo. Mateus então decidiu se lançar na missão de dar forma ao projeto e escreveu o texto em três semanas. “O processo de criação foi longo e tomou uma nova forma, a partir de cada pessoa que entrava no projeto”, explica. “A direção do Gustavo se encaixou perfeitamente em nossa forma de pensar o teatro e juntos, com coragem e amor, construímos esse fragmento de vida que é baseado na rua de trás”, conclui o autor e ator da montagem.

SOBRE A COMPANHIA
 
Criada em 2010, a OUTRA CIA. DE TEATRO é formada por jovens atores que se conheceram na CAL – Casa de Artes de Laranjeiras e realizaram duas montagens que tiveram destaque na cena teatral carioca. Dois anos após as temporadas, assinadas pela Cia. Laranja Eletrônica, apenas quatro integrantes deram continuidade à carreira teatral e, buscando iniciar um novo projeto, criaram a nova companhia. A primeira peça desta nova etapa conta com um texto próprio e marca a busca de um grupo jovem por uma maneira de produzir, criar e pensar o teatro.


SOBRE A DIREÇÃO
 
Formado na CAL – Casa de Artes de Laranjeiras, Gustavo Damasceno trabalhou em diversos espetáculos na Cia. Teatral Ovelhas Negras como ator, dire­tor e autor. Em 2003, começou a trabalhar com a Cia. Amok Teatro, participando como ator do espetáculo MacBeth, de William Shakespeare (2004 – 2008) e do espetáculo “Savi­na”, de Mateo Maximov (2006 – 2008) ambos com estreia no Centro Cultural Banco do Brasil e turnê pelo Brasil através do SESC – Palco Giratório. Dirigiu o espetáculo “Curtas”, de sua co-autoria com Samantha Schmütz e André Frazzi, com apresentações bem sucedidas em cidades brasileiras. Em fevereiro de 2010, estreou em São Paulo, como ator, no espetáculo “Festa de Família” de David Eldridge, sob a Direção de Bruce Gomlevsky – indicado ao Pre­mio Shell de melhor direção deste ano. Em dezembro de 2009 estreou com a Cutelaria de Teatro, como diretor e dramatur­go, o espetáculo “Sr. Fox”, no circuito SESI-RJ.

 
FICHA TÉCNICA
Texto: Mateus Tiburi.
Direção: Gustavo Damasceno
Elenco: Carolina Ferman, Mateus Tiburi, Nara Parolini e Thiago Ristow
Cenário: Claudiney Barino
Figurino: Jael de Oliveira
Iluminação: Renato Machado
Trilha sonora: Carlos Bernardo
Vídeo: Mario Franca
Programação Visual: Thiago Ristow
Ator substituto: Ricardo Damasceno
Direção de movimento e coreografia: Edney D’conti
Colaboração Dramatúrgica: Gustavo Damasceno e Outra Cia
Realização Outra Cia
Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias

 

SERVIÇO

Temporada: De 08 a 30 de janeiro de2014.
Local: Sede das Cias - Rua Manoel Carneiro 12, Escadaria do Selarón - Lapa
Horário: Quartas e quintas às 20h
Preço: R$ 20,00 – R$ 10,00 (Meia)
Duração: 80 minutos
Faixa etária recomendada: 14 anos
Gênero: Tragicomédia
fonte: assessoria de imprensa  

Nenhum comentário:

Postar um comentário