sábado, 23 de novembro de 2013

MOSTRA DE CINEMA E OUTRAS ARTES EM FOCO NA CAIXA CULTURAL RIO

Mostra “Filmes-carta: Por uma estética do encontro” reúne 19 produções que abordam temas como literatura, artes, fotografia, autobiografia e diário


A relação entre o cinema e diferentes linguagens artísticas é o tema da mostra “Filmes-carta: Por uma estética do encontro”, que a CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta a partir da próxima terça-feira (26) até domingo (1º). A programação está dividida em grades temáticas e reúne 19 filmes que abordam a literatura, as artes visuais, a fotografia, a autobiografia e o diário. Em comum, as produções guardam a expressão de intimidade contida nas cartas e refletem sentimentos universais, como a saudade, a partida e os deslocamentos.

“Lettre de Sibérie”, de Chris Marker, produzido na década de 1950, e considerado o primeiro filme-carta, é um dos destaques da grade de exibição, ao lado de produções mais recentes, como o premiado documentário nacional “Querida Mãe” (2010), de Patrícia Cornils, e a co-produção Japão-Portugal “Yama no Anata, para além das montanhas” (2011), de Aya Koretzky.

Serão exibidos curtas, médias e longas-metragens de pouca circulação em circuitos e festivais, que apresentam uma carta transposta para o vídeo, como “De Glauber para Jirges”, de André Ristum, e produções que abordam uma troca de mensagens em que realizadores se correspondem através de imagens e sons, como em “Desassossego”, longa de direção coletiva com organização de Felipe Bragança e Marina Melliande, e os filmes “Cartas ao Ceará”, de Marcelo Ikeda, “Mauro em Caiena”, de Leonardo Mouramateus, e “Cidade Desterro”, de Gláucia Soares.

O simples gesto de endereçar ao outro a própria obra fílmica também é um tema permanente nos filmes selecionados. “A mostra traz para o público narrativas subjetivas que têm a escrita de si e o ensaio como características principais da estrutura dos filmes. Já não se trata mais de escrever uma carta literária, e sim de escrever com a imagem”, explica a idealizadora do projeto, Rúbia Mércia, que desenvolve pesquisas sobre o assunto.

O panorama traz também filmes de Agnés Varda (“Salus les Cubais”), Chantal Akerman (“News from Home”), Robert Kramer (“Dear Doc”) e Karim Aïnouz e Marcelo Gomes (“Viajo porque preciso volto porque te amo”) que dialogam com a temática da mostra.

A programação contará ainda com mesas de encontro com participação de cineastas, realizadores, pesquisadores e estudantes, além de críticos de Cinema, de Arte e Literatura, para conversar sobre o tema principal do projeto, os filmes-cartas, e temas relacionados.


Concurso
 
O público é convidado a participar da mostra por intermédio do concurso "Eu envio", projeto de envio online de filmes-carta. Os interessados podem enviar suas criações em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento: câmera de vídeo, câmera de foto digital (sequências de fotos), câmera de celular ou animação feita no computador. Os selecionados terão seus filmes exibidos dentro da programação. Confira o regulamento do concurso no site Mostra Filmes-Carta.


 
SERVIÇO

Mostra “Filmes-carta: por uma estética do encontro”

Data: de 26 de novembro a 1º de dezembro de 2013 (terça-feira a domingo)
Horário: Consultar a programação
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: Cinema 1 – 78 lugares (mais 3 para cadeirantes). Cinema 2 – 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
No Facebook: Mostra de Filmes Carta
Classificação: Ver programação
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Programação completa: CAIXA Cultural

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário