quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ESPAÇO MULTIDISCIPLINAR "O CLUSTER" COMPLETA 1 ANO, COM FESTA EM BOTAFOGO/RJ

 O Cluster 1 Ano - Foto Felipe Diniz


O CLUSTER – 1 ANO
Domingo, dia 17 de novembro de 2013
De 13h às 21h

@
Rua das Palmeiras, 35 – Botafogo/Rio de Janeiro
Infos: O Cluster
Facebook

Entrada Franca

Um ‘cluster’, no mundo da indústria, é uma concentração de empresas que se comunicam por possuírem características semelhantes e coabitarem no mesmo local. Elas colaboram entre si e, assim, se tornam mais eficientes.” – Wikipédia


O Cluster completa 1 ano de existência!

 Kajaman

Em 2012, O Cluster surgiu como um espaço multidisciplinar, com a proposta de trocar experiências com artistas, marcas, designers, estudantes e o público em geral. Agora, o evento se consolida como uma das principais opções de lazer gratuito na cidade do Rio de Janeiro e chega á sua 5a. edição.

Em seu primeiro ano de vida, O Cluster possibilitou o aumento dos canais de distribuição e divulgação de agentes da Indústria Criativa. Por ele já passaram mais de 60 marcas e quase 200 outras esperam sua vez de participar. Ao todo, 20 artistas mostraram seus trabalhos, entre eles novos talentos como Igor SRC, Juliana Cabeza e João Mazza e renomados como Pedro Meyer, Marcelo Ment, Rafo Castro e Airá OCrespo. Na área gastronômica, 10 novos chefs encontraram no evento uma oportunidade de apresentar e divulgar seus pratos.

A comemoração será feita no melhor estilo tradicional de festas de aniversário, com bolo, apresentações de palhaços e malabares, banda, exposições, pinturas ao vivo e as apresentações dos DJs que marcaram presença nas edições anteriores. Também haverá uma mostra com as fotos de todos os eventos e a participação das marcas que acompanham O Cluster desde o início. Será um dia de comemorações com os amigos e parceiros que ajudaram a construir o evento, e do público que contribuiu para que ele acontecesse mais vezes! 

 Cupim

A programação segue abaixo:

* Artistas

- Jorge Cupim: A observação da arquitetura urbana e seus calçamentos tem total influência no trabalho que ele desenvolve com foco nas pedras portuguesas. A intenção é tirá-las do plano físico e real para uma interpretação lúdica e inovadora, buscando a interação da arquitetura urbana com os próprios cidadãos em ambientes não convencionais, misturando história e antiguidade com um olhar contemporâneo. Para o dia 17 de novembro, ele vai expôr uma de suas esculturas e pintar lixas de skate ao vivo, que também serão vendidas durante o evento.

- Fernanda Ladeira: Cenógrafa formada pela Uni-Rio e artista plástica por vocação. Em 2005 abriu com a artista plástica Viviani Queiroz a empresa A Casinha, realizando pinturas artísticas em imóveis residenciais e comerciais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2011 começou a desenvolver seu trabalho artístico individual, saindo do muralismo e encontrando expressão no papel, aquarela e nanquim. Expôs seus trabalhos em exposições coletivas no Teto Solar, Reserva + e Matriz Art Fever. Em sua nova série, Fernanda busca encontrar novos signos para expressão dos desejos humanos. Representados como seres mitológicos contemporâneos, com suas máscaras, julgamentos, papéis cotidianos, instrumentos de defesa e representações de força.

Fe Ladeira

- Kajaman: Artista autodidata e que está em constante desenvolvimento profissional, permitindo testar suas habilidades além dos muros. Suas obras vieram do meio urbano, incorporaram-se à moda, passeiam pela publicidade e chegam às salas das galerias de arte. Sua participação em importantes projetos sociais, auxiliou muitos jovens a reconhecerem a superação em torno de suas habilidades pessoais, criando interação e possibilidades de mercado. Kajaman atua como cenógrafo e designer, onde utiliza para compor os seus trabalhos as mais diversas técnicas, indo desde plotters a instalações de materiais reciclados ou recriados conforme sua criatividade. A arte de Kajaman revela a interação da realidade que vivemos e não explicitamos, expõe um diálogo entre os nossos conceitos e as possíveis variáveis críticas, permite debruçar vários olhares fornecendo várias formas de reflexão.

- Thiago Tarm: O carioca vem espalhado suas pinturas pelos muros da cidade desde os 14 anos de idade. Foi ainda no colégio, onde já era influenciado pelos grandes grupos da arte urbana carioca, que o artista começou a ser conhecido como Tarm. Aos 16 anos foi selecionado junto a outros 53 artistas do Brasil para participar de um dos maiores evento de graffiti mundial, o Meeting of Styles no Rio de Janeiro. Hoje, Tarm cursa a faculdade de Desenho Industrial na PUC-Rio e trabalha de freelancer fazendo pintura e ilustração. Suas letras e personagens caricatos se destacam por seu traço particular, facilmente reconhecidos, podem ser encontrados por todo Rio de Janeiro.

Tarm

* Nova Gastronomia Carioca:

O projeto “Gastronomia O Cluster” é um espaço que cresce a cada edição, onde novos chefs cozinham a um preço acessível (seus pratos custam até R$ 20). Nesta edição, teremos:

Veggie up: sanduíche de falafel
Me Gusta: ceviche e frango thai com arroz de coco
Café sobre rodas: com cafés variados, chás e chocolate quente.
Chefs patisserie: chilli dog, hot dog, empanadas, muffins e brownie
Isabella Saldanha: baguetes de queijo e carne, e salpicão
Crusto: gazpacho e arroz de rabada com espuma de agrião

* Banda:

Com formação inspirada nos tradicionais grupos de skiffle e jazz de Nova Orleans e em trios vocais femininos, a banda Uisqueletos Extravaganza executa clássicos de todos os tempos. Da união de contrabaixo acústico, ukelele, washboard, banjo, acordeon, kazoos e três belas vozes, surge um repertório que vai dos primórdios do jazz até hits dos anos 80 e 90, passando por músicas de desenhos animados e filmes que marcaram a vida de seus integrantes, em versões irreverentes com arranjos que remetem às bandas de swing jazz do início do séc. XX, sem deixar de lado a espontaneidade dos grupos de street jazz.



* DJs:

Rodrigo Doni: DJ Doni ja e referência na noite carioca. Ha mais de uma década no Rio de Janeiro, o paulistano, que iniciou a carreira como pesquisador musical, faz parte do circuito das festas mais badaladas da cidade como Bailes da Alice na Casa Rosa, Favela Cabaré Jazz Band e também é um dos fundadores do Bailão do castelo evento que acontece nas ruas do centro do RJ. No repertório, música brasileira fundamentada no movimento tropicalista, além de diversas vertentes da black music que inclui funk soul, samba rock, afrobeat, acid jazz, r&b...Tudo isso recheado com muito groove!

Ícaro dos Santos: começou sua saga por trás das cabines há quase 10 anos em festinhas privadas na casa de amigos. De lá pra cá tocou em inúmeros clubes na cidade tais como Fosfobox, 69, 00, Studio RJ entre outros. Atualmente é residente da festa semanal Hi-Fi (@doiZ) e um dos DJs/produtores do coletivo Nuvem. Para O Cluster separou uma mistura de dub-funk-soul com pitadas de house.

Marcello MBGroove: DJ, curador/pesquisador musical & comunicólogo, o carioca Marcello MBgroove começou a colecionar discos desde criança, vindo a se dedicar futuramente ao mundo da música movido pela vontade de apresentar a diversos públicos, as novidades musicais do presente e do passado. Através da pesquisa musical incessante, criou para seus sets a denominação "MNU", Música Negra Universal. Usando então a música negra como linha condutora, é possível escutar em seus sets, o FunkySoul, as várias vertentes do Jazz, sons Afrolatinos, a mistura da nova e da clássica MPB, juntando ainda os Funky breaks, 60’s R&B, Jump-Blues, Rare-Grooves & Downtempo/nu-jazz beats. É DJ integrante da Grave Music, empresa de sound branding, do coletivo “Vinil é Arte”, além e também faz parte das “crew s”de DJs; IN_Rotation (RJ) & Outra-cena (SP). Sempre requisitado como DJ convidado em várias festas no Rio, SP, BH e Brasília.

Andrei Yurievitch: Andrei Yurievitch é Dj, produtor cultural e ilustrador. Nascido em Moscow na URSS (atual Federação Russa), migrou para o Rio de Janeiro nos anos 90, onde reside, produz e toca ate hoje. Começou sua trajetoria como DJ fazendo programas em radios piratas. Ja tocou em todos os clubes importantes da noite alternativa carioca, assim como  em muitas cidades do Brasil e do mundo como: São Paulo, Porto Alegre, Nova Yorque, Praga, Berlin, Moscow, St Petesburgo, Kiev entre outras. Atualmente, é DJ residente e co-produtor da festa Manie Dansante.


MARCAS PARTICIPANTES:

Fernanda Spilborghs http://www.fernandaspilborghs.com.br/
Flow https://www.facebook.com/FLOW.ArtJewelry
Handred https://www.facebook.com/handred.rio
Hortense Aimée https://www.facebook.com/HortenseAimee
Hull https://www.facebook.com/rodrigo.hull
Ivo Minoni http://www.ivominonidesign.com/
John Bags http://www.johnbags.com.br/
Lella http://www.studiolella.com/
Magenta https://www.facebook.com/storemagentaoficial
Mashup https://www.facebook.com/MashupRioOficial
Marisa Portela
Marô http://cargocollective.com/maro
Ma Vie Store http://www.maviestore.com/
Miss Manga http://www.missmanga.com.br/
Notiluca http://www.notiluca.com.br/
Orrevuá https://www.facebook.com/orrevua.estudio
Perpétua https://www.facebook.com/perpetuaperfil
Sal http://www.facebook.com/salstore
Spariam http://www.spariam.com.br
Santa Sexta https://www.facebook.com/SantaSexta
Sri http://www.sriclothing.com
Svetlana http://akasvetlana.com/
Velt http://www.velt.com.br/
Vert https://www.facebook.com/shoes.vert

Quem faz O Cluster:

Carolina Herszenhut – Idealizadora e produtora. Estilista com 13 anos de experiência, Bacharel em moda pela Universidade Veiga de Almeida/Instituto Zuzu Angel-RJ, com Pós Graduação na ESMOD (Paris) e Central Saint Martin’s (Londres). Depois de passar por grandes marcas brasileiras e internacionais, Carol está à frente da Branchée, marca carioca que desfilou no Fashion Rio, no Rio Moda Hype (por 2 edições) e que está no mercado há 2 anos.

Camila Félix – Estudou Design de Moda na Universo (RJ), Branding no Senai-Cetiqt (RJ) e Jornalismo de Moda na FAAP (SP). Primeira colaboradora da Branchée, hoje conduz uma assessoria independente de produção de conteúdo de moda e beleza para mídias sociais, blogs e sites.

fonte: assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário