sexta-feira, 25 de outubro de 2013

FESTIVAL "CURTA CINEMA 2013" APRESENTA 230 FILMES DE MAIS DE 37 PAÍSES

O FESTIVAL ACONTECE DE 1º A 7 DE NOVEMBRO, NO ODEON, NO CCJF, NO CINEMAISON E NA ARENA CARIOCA DICRÓ E TEM ENTRADA FRANCA

PROJETO TEM PATROCÍNIO DA PETROBRÁS, SECRETARIA DE CULTURA, OI, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, COPATROCÍNIO DA RIOFILME E APOIO CULTURAL DO OI FUTURO

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema – vai exibir 230 filmes na sua edição 2013, que acontece de 1º a 7 de novembro para o público no Rio, com abertura dia 31 de outubro para convidados. Serão 60 filmes brasileiros, 45 produções alemãs e 125 obras de países como: Suécia, Kosovo, Argentina, Tailândia, Espanha, Reino Unido, Cingapura, França, Holanda, Bélgica, Chipre, Irã, Noruega, China, Filipinas, EUA, Canadá, Áustria, Portugal, Suíça, Israel, Grécia, Rússia, Itália, Polônia, Uruguai, Chile, Colômbia, Uruguai, Cuba, México, Malta, Etiópia, Japão, entre outros. As exibições acontecem no Cinema Odeon Petrobras, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Cinemaison, e na Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira - Dicró, na Vila da Penha, com entrada franca. O Festival conta com o patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura, Oi, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio, Secretaria Municipal de Cultura, copatrocínio da RioFilme e apoio cultural do Oi Futuro.

Os curtas selecionados serão divididos em 13 mostras distintas: Competição Nacional, com 25 filmes; Panorama Carioca, com 17; Panorama Nacional, com 15; Competição Internacional, com 32; Panorama Internacional com 17; Panorama Latino com 15; Foco Alemanha com 38; Panorama Infanto-Juvenil, com 32; Especial Cinemaison, com 9; Especial Cinefoot Curta Cinema, com 5; Cine Clube LGTB, com 6; O melhor do Amor Romântico, com 9; e From Hell, com 13.

O festival sempre procura se manter fiel ao seu objetivo que é de apresentar a diversidade da produção de curtas. Temos obras com temas variados e abordagens diversas, o festival propicia essa liberdade de criação, produção, e principalmente de difusão. Nada é proibido”, afirma o diretor do festival Ailton Franco Jr.

A mostra Curta Galeria acontece pela quarta vez, dentro da programação oficial do festival. Em 2013, o Curta Galeria será na Cela do Centro Cultural da Justiça Federal, onde será apresentada a instalação “Rastro do Caracol” – “Snail Trail”, uma escultura a laser do artista alemão Philipp Artus. Uma animação a laser é projetada sob um ângulo de 360 graus em uma coluna, de forma que o público tem que caminhar em torno do curso do caracol. A superfície de projeção é feita de um material fosforescente, o que cria uma trilha luminosa que vai lentamente desaparecendo. Esta instalação compõe o Foco Alemanha do Curta Cinema 2013, e tem o apoio para sua realização, da German Films, Instituto Goethe do Rio de Janeiro, Ano da Alemanha no Brasil e da AG Kurzfilm, e faz parte do calendário oficial do Ano da Alemanha no Brasil.

Este segmento do festival foi criado com o intuito de apresentar trabalhos que promovam o diálogo entre as artes plásticas e os curtas-metragens, expandindo os espaços de exibição tradicionais das salas de cinema e ocupando galerias e ruas da cidade.

Além da exibição de curtas e da mostra Curta Galeria, o festival promove uma série de atividades paralelas, que têm o lema Cultura para Todos como objetivo principal, se utilizando do audiovisual como uma forma de incentivar a reflexão sobre o mundo de valores que nos rodeia. Buscando ampliar o público do festival para além de sua audiência costumeira, o festival idealizou quatro programas dentro do Sessões Escola: Programa Infantil 1 (de 4 a 8 anos), exibido no dia 4 de novembro; Infantil 2 (de 9 a 11 anos) no dia 5 de novembro; Jovem 1 (de 12 a 15 anos) no dia 6 de novembro e Jovem 2 ( a partir de 16 anos) no dia 8 de novembro. As sessões acontecerão no cinema Odeon às 13h30m e são abertas à participação do público infanto-juvenil e sujeitas à lotação da sala.

Entre as atividades, está também o Júri Jovem, composto por dez estudantes escolhidos por um processo seletivo. O júri, além de receber prêmios dos apoiadores, confere premiação para o melhor filme nacional e internacional do festival, segundo seus próprios critérios de avaliação.

O festival realiza também um laboratório de projetos de curta-metragem visando proporcionar a novos realizadores a oportunidade de aprimorar seus projetos com a ajuda de profissionais renomados no cenário cinematográfico brasileiro. Dois projetos do laboratório serão premiados ao fim do evento, um em nível nacional e outro restrito ao estado do Rio de Janeiro. Na edição deste ano, a orientação fica a cargo do diretor e roteirista Allan Ribeiro; da diretora, produtora e atriz Luciana Bezerra; e do produtor Marcello Ludwig Maia.

A programação paralela do Festival Curta Cinema 2013 é também composta por um workshop de direção ministrado por Marco Dutra, diretor de curtas premiados como “O Lençol Branco” e “As Sombras”, além do longa “Trabalhar Cansa”. Os interessados poderão se inscrever na atividade via site. Além disso, serão realizados dois debates com os temas “Guerrilha Imagética – Intervenção Videográfica no Espaço Urbano” e “Cinema em Conflito: o Papel do Vídeo nos Movimentos Sociais”. As atividades acontecem no Centro Cultural da Justiça Federal e são gratuitas, sujeitas à lotação.


Sobre o Curta Cinema

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema – desde 1991 tem sido uma das principais vitrines para o curta metragem no país. A cada ano são exibidos cerca de 200 filmes dos mais diversos gêneros e nacionalidades. A programação consiste em mostras competitivas (nacional e internacional), panoramas regionais, programas temáticos e de gênero, além de focos especiais dedicados à produção de um país específico. Além da exibição de filmes, o festival desenvolve uma série de atividades paralelas com caráter informativo e educativo, como workshops, palestras, oficinas e debates.


Os filmes selecionados para a mostra competitiva do Curta Cinema 2013:


Competição Nacional

Pouco mais de um mês - Dir. André Novais Oliveira
Colostro - Dir. Cainan Baladez e Fernanda Chicolet
Sobre Chás e vinhos - Dir. Lucas Barão
Sylvia - Dir. Artur Ianckievicz
Gericinó - Do Lado de fora- Dir. Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra
Pátio - Dir. Aly Muritiba
Vago Vizinho - Dir. Ramilson Noronha e Simone Cortezão
Reconciliados - Dir. Pedro Faissol
Destinos - Dir. Tiago Leitão
Morte de um Igual - Dir. Arthur Tuoto
Lição de Esqui - Dir. Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro
Apocalipse de Verão - Dir. Carolina Durão
Algumas Mortes - Dir. Lucas Camargo de Barros
Os Irmãos Mai - Dir. Thais Fujinaga
O matador de ratos - Dir. Arthur Lins
Quarto Vazio - Dir. Filipe Matzembacher
A Navalha do Avô - Dir. Pedro Jorge
Sanã - Dir. Marcos  Pimentel
Contos da Maré - Dir. Douglas Soares
Rodolfo Mesquita e as monstruosas máscaras de alegria e felicidade - Dir. Pedro Severien
A Queima - Dir. Diego Benevides
Vila Fiat Lux - Dir. Adriana Yañez
É tudo Lágrima - Dir. Fábio Baldo e Tico Dias
Quinto Andar - Dir. Marco Nick
Onde não posso ir - Dir. Lygia Santos


Panorama Carioca

Nossos traços - Dir. Rafael Spínola
Mulheres no Funk - Dir. Luisa Nolasco
Coisas Nossas - Dir. Daniel Caetano
O Passageiro - Dir. Eduardo Cantarino
Temporal do Amor - Dir. Jocimar Dias Jr., Luiza Drable, Marlon Peter, Silvia Rumen e Vitor Medeiros
Farol - Dir. Diego Amorim
Entre Paredes Abertas - Dir. Fernando Secco
Debaixo do Céu - Dir. Renata Spitz
Rio Cidade Olímpica - Dir. Cláudio Felicio Pifano Silva
Os Sobreviventes - Dir. Daniel Nolasco e Marcella Coppo
Estrada Dom Joaquim Mamede - Dir. Jonas Amarante
O Coelho - Dir. Júlia Bragatto
Atrizes - Dir. Daniel Pech
DISPERSAO - Dir. Saullo Farias Vasconcelos
Engole ou Cospervilha? - Dir. Marcelo Marão e Pedro Eboli
Tres no tri - Dir. Zé José e Anna Azevedo
Parque Soviético - Dir. Karen Black


Panorama Nacional

O homem que matou Deus - Dir. Noé Vitoux
Vento Virado - Dir. Leonardo Cata Preta
Carga Viva - Dir. Débora de Oliveira
Pintas - Dir. Marcus Vinicius Vasconcelos
Quase Consolação - Dir. Amina Jorge
O que lembro tenho - Dir. Rafhael Barbosa
No Interior da minha mãe - Dir. Lucas Sá
Des. - Dir. Igor Bonatto
Púrpura - Dir. Tavinho Teixeira
Da Alegria, do mar e de outras coisas - Dir. Ceci Alves
Abrigo ao Sol - Dir. Emerson Evencio
Tomou café e esperou - Dir. Emiliano Cunha
Nascemos hoje quando o céu estava carregado de céu e veneno. - Dir. Juliana Rojas e Marco Dutra
Fui à Capadócia e lembrei de você - Dir. Larissa Figueiredo
O Olho e o Zarolho – Dir. René Guerra e Juliana Vicente


Competição Internacional

A Society – Dir. Jens Assur. Suécia
Kolona – Dir. Ujkan Hysaj. Kosovo
Boonrerm – Dir. Sorayos Prapapan. Tailândia
Una Parte – Dir. Ignacio Sánchez Mestre. Argentina
Misterio – Dir. Chema García Ibarra. Espanha
The Mass of Men – Dir. Gabriel Gauchet. Reino Unido
9 vacunas – Dir. Iair Said. Argentina
Detour – Dir. Michael Kam. Cingapura
37°4 S – Dir. Adriano Valerio. França
Nation for Two – Dir. Nir Nadler e Caja Hertog. Holanda
The moon that fell into the sea – Dir. Akira Oda. Japão
Newcomers – Dir. Marianna  Duarte Oliveira. Bélgica
Voyage au centre du monde – Dir. Thibault Gondard. Bélgica
Dead End – Dir. Tonia Mishiali. Chipre
Movaqqat – Dir. Behzad Azadi. Irã
Rift – Dir. Rolf Heldal. Noruega
Schneesturm – Dir. Julia Weißenberg. Alemanha
Nashorn im Galopp – Dir. Erik Schmitt. Alemanha
La lampe au beurre de yak – Dir. wei HU. China
Komm und Spiel – Dir. Daria Belova. Alemanha
Les Brigands – Dir. Antoine Giorgini. França
Z1 – Dir. Gabriel Gauchet. Reino Unido
Pantomina Para Sa Mga Anyong Ikinubli Ng Alon – Dir. Domingo, III Lazam. Filipinas
Big Willow – Dir. Jared Katsiane. EUA
Not Anymore: A Story of Revolution – Dir. Matthew VanDyke. EUA
Funny Games Ghost – Dir. Michael Franz e Nadim Vardag. Áustria
Bodybuilding – Dir. Gabriel Fortin. Canadá
I can't cry much louder than this – Dir. Robert Cambrinus. Áustria
Die Arbeiterinnen verlassen die Fabrik – Dir. Katharina Gruzei. Áustria
Parallèle Nord – Dir. Félix Dufour-Laperrière. Canadá
Tabatô – Dir. João Viana. Portugal
Solitudes – Dir. Liova Jedlicki. França


Panorama Internacional

Echo – Dir. Lewis Arnold. Reino Unido
Hazel – Dir. Tamer Ruggli. Suíça
Terra – Dir. Pedro Lino. Portugal
Plug & Play – Dir. Michael Frei. Suíça
Surrounded – Dir. Arne Körner. Alemanha
A Dog Vanishes – Dir. Stella  Ahn. EUA
Wildnis – Dir. Helena Wittmann. Alemanha
Siren – Dir. Jonah  Bleicher. Israel
Never Ending Ever Changing – Dir. Amir Rezaei. Austrália
Nicoleta – Dir. Sonia Liza Kenterman. Grécia
Bishtar az do saat – Dir. Ali Asgari. Irã
Early Birds – Dir. Jeroen Bogaert. Reino Unido
The Water Well – Dir. Yury Evdokimov. Rússia
Spiriti – Dir. Raffaella Mantegazza e Yukai Ebisuno. Itália
La peste – Dir. Victor Fornies. Espanha
Strażnicy – Dir. Krzysztof Szot. Polônia
Gaspé Copper – Dir. Alexis Fortier Gauthier. Canadá


Panorama Latino

La Mujer Rota – Dir. Jeremias Segovia. Uruguai
Lux Aeterna – Dir. Carlos Roberto Tribiño Mamby. Colômbia
San Juan, la noche más larga – Dir. Claudia Huaiquimilla. Chile
Ojos Abiertos – Dir. Martín Aletta. Argentina
Mi Revolución Silenciosa – Dir. Juan Francisco Cox. Chile
Salmón – Dir. Federico Robles. Argentina
Nani & Tati - Adolfo Mena Cejas. Cuba
Calma - Nicolas Postiglione. Chile
Serie Negra – Dir. Jose  Carballo. Argentina
Pájaro Azul – Dir. Fabiana  Gallegos. Argentina
La última escena – Dir. Mijael Bustos. Chile
No hay pan – Dir. Macarena Monrós. Chile
Ezeiza – Dir. Cristina Motta. Argentina
Branquia – Dir. Fabián Archondo Arce. México
Soup a pyé – Dir. Karine Gama. Guadalupe


Foco Alemanha

Whirr – Dir. Timo Katz
Bende Sira – Dir. Ismet Ergün
A Lost and Found Box of Human Sensation – Dir. Martin Wallner, Stefan Leuchtenberg
Vaterlandsliebe – Dir. Nico Sommer
Berlin Recyclers – Dir. Nikki Schuster
Flamingo Pride – Dir. Tomer Eshed
Grimms Meise – Dir. Corinne  Le Hong
Rummel – Dir. Benjamin Teske
Love & Theft – Dir. Andreas Hykade
13. Deutsche Hirschrufermeisterschaft – Dir. Andreas Teichmann
Das Haus – Dir. David Buob
Raju – Dir. Max Zähl
Olgastraße 18 – Dir. Liv Scharbatke, Joerg Rambaum
One Minute Puberty – Dir. Alexander Gellner
Steffi likes this – Dir. Philipp Scholz
Alpha Centauri – Dir. Michael Seidel
Edgar – Dir. Fabian Busch
MPA - Medical Psychological Assessment  - Dir. Robert Bohrer
Atlas – Dir. Aike Arndt
6 Gegen 6 – Dir. Pius Neumaier
Eat – Dir. Mortiz Krämer
Echo – Dir. Merlin Flügel
Endless Day – Dir. Anna Frances Ewert
Flucht Nach Vorn – Dir. Florian Dietrich
Fortune Faded – Dir. Alexander Heringer
Der Fremde Fotograf und die Einsamkeit – Willy Hans, Jan Eichberg
House – Dir. Ahmad Saleh
Reverie – Dir. Valentin Gagarin, Shujun Wong, Robert Wincierz
Steffi Gefällt Das – Dir. Philipp Scholz
Trapped – Dir. Alexander Dietrich, Johannes Flick
Über Rauhem Grund – Dir. Youdid Kahveci
Warehouse – Dir. Jakob Weiss
Confessions with an open Curtain – Dir. Eli Cortiñas
Sounding Glass – Dir. Sylvia Schedelbauer
Memory Extended – Dir. Yara Spaett
Snail Trail – Dir. Philipp Artus
Achill – Dir. Gudrun Krebitz
Like Rats Leaving a Sinking Ship – Dir. Vika Kirchenbauer


Panorama Infantojuvenil

A Walk in the Woods – Dir. Tess Martin. EUA
Os Donos da Mata – Dir. Luciana Bezerra
A Velha Gulosa – Dir. Isabela  Veiga
Wind – Dir. Robert Löbel. Alemanha
A Nau Caxineta – Dir. Students of the 4th grade, under the guidance of Vasco Sá and David Doutel. Portugal
Pescador de Marcéu – Dir. Pedro Moscalcoff
Mirage  - Dir. Iker Maidagan e Dana Terrace. EUA
O Pequeno Monstro – Dir. Nildo Ferreira e Kauê Nunes Melo
Virtuos Virtuell – Dir. Stellmach Thomas,  Oschmann Maja. Alemanha
Gelato Go Home – Dir. Alasdair Brotherson,  Jock Mooney. Reino Unido
Apocalipse de verão – Dir. Carolina Durão
Los helados del cumbal – Dir. Juan Pablo Marti Garcia. Colômbia
Dios por el Cuello – Dir. Jose Trigueiros. Espanha
Paulie – Dir. Andrew Nackman. EUA
É proibido menino calçado – Dir. Henrique Filho e Edson  Bastos
Tonto! – Dir. Francesca Catricala. Espanha
Observadores de Saci – Dir. Issis Valenzuela
Bear Me – Dir. Katarzyna Willk. Alemanha
Puja Nights – Dir. Daniel Marc Janes,  Tanjil Rashid. Reino Unido
Veraneio – Dir. Leon Sampaio.
Kiss me soflty – Dir. Anthony Schatteman. Bélgica
Krokodile Ohne Sattel – Dir. Britta  Wandaogo. Alemanha
Haleema – Dir. Boris Schaarschmidt. Alemanha
Missing – Dir. Cristian Wiesenfeld. Alemanha
Suassuna, a peleja do sonho com a injustiça – Dir. Filipe Gontijo e O Silva
Contos da Maré – Dir. Douglas Soares
La strada di Raffael – Dir. Alessandro Falco. Itália
Butterflies – Dir. Isabel  Peppard. Austrália
Abdullah – Dir. Jakob Besuch. Alemanha
Muros entre nós – Dir. Francisco Toledo
Die Konferenz Oder die Rückseite des Mondes – Dir. Franz Winzentsen. Alemanha
Baba Noël – Dir. Walid Mattar. França
Jiring – Dir. Alireza Nosrati. Irã


Especial Maison de France

Lisières – Dir. Grégoire Colin
La Fugue – Dir. Jean-Bernard Marlin
Vikingar – Dir. Magali Magistry
Kind of Blue – Dir. Adrien  Marquez-Velasco
A coup de couteau dente – Dir. Clément Decaudin
Auditeur Libre – Dir. Paul Jousselin
Les Naufragés – Dir. François Abdelnour
La Ravaudeuse – Dir. Simon Filliot
Old Time – Dir. Daniel Capeille


Especial Cinefoot Curta Cinema

Geral - Anna Azevedo
Gaúchos Canarinhos - Rene Goya Filho
O Pai do Gol - Luiz Ferraz
Santos Para Sempre na Pele - Bruno Curti e Lorraine Lopes
Ser Campeão é Detalhe: Democracia Corinthiana - Gustavo Forti Leitão e Caetano Tola Biasi.


Cine Clube LGBT

Jessy - Dir. Rodrigo Luna, Ronei Jorge e Paula Lice
O Melhor Amigo - Dir. Allan Deberton
Um Diálogo de Ballet - Dir. Marcio Reolon
Tubarão - Dir. Leo Tabosa
A Caroneira - Dir. Tiago Vaz e Otavio Chamorro
Antes de Palavras - Dir. Diego Carvalho Sá


O Melhor do Amor Romântico

Almoço na Relva – Dir. Gurcius Gewdner
Pequeños electrodomésticos – Dir. Manuel Arija. Espanha
Backstage Porn – Dir. Ana Moravi e Dellani Lima
A Little Matchmaking Party – Dir. Brackishwater. Japão
Chigger Ale – Dir. Fanta Ananas (aka Miguel Llansó e Israel Seoane). Etiópia
Love Wars – Dir. Vicente Bonet Martínez. Espanha
A Caroneira – Dir. Tiago Vaz e Otavio Chamorro
The Revenger – Dir. Grigori Zurkan. Alemanha
Half You Met My Girlfriend – Dir. Nicolas de Leval Jezierski. Alemanha


From Hell

Encosto – Dir. Joel Caetano
S.W. Metaxu-Seq.01 – Dir. Kapel Furman
O Descarte – Dir. Carlon  Hardt e Lucas  Fernandes
Flytopia – Dir. Karni  Arieli e Saul Freed. Reino Unido
Chrono Blade – Dir. Bruno Benetti
L'héritage – Dir. Michaël Terraz. França/Suíça
Descenso al Infierno – Dir. Sergi Güibas Arnau. Espanha
Sequence – Dir. Carles Torrens. EUA
Tin & Tina – Dir. Rubin Stein. Espanha
The Breeder – Dir. Patrick  Vella. Malta
The Crimes of All Hallows' Day – Dir. Vicente Torres Costa e Héctor Escandell Palerm. Espanha
Canis – Dir. Marc Riba e Anna Solanas. Espanha
La hija – Dir. Jazmín Rada. Espanha

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário