terça-feira, 8 de outubro de 2013

DOCUMENTÁRIO "A BATALHA DO PASSINHO, O FILME" CHEGARÁ AOS CINEMAS NA SEXTA-FEIRA (11/10/2013) TRAZENDO A HISTÓRIA DA NOVA ONDA DO FUNK CARIOCA


Surgido nas favelas cariocas, o "Passinho" explodiu em 2008 e desde então vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro. Uma nova forma de dançar o funk, o Passinho é a manifestação cultural carioca mais importante dos últimos 10 anos. O documentário “A Batalha do Passinho”, dirigido por Emilio Domingos, acompanha de perto esse fenômeno e mostra de dentro do movimento a evolução dessa cultura.


Ficha Técnica

Documentário, 73min, HD, 2012
Diretor: Emílio Domingos
Produção: Osmose Filmes
Produtores Associados: Apavoramento Sound System, Boca do Trombone e Maria Gorda Filmes
Fotografia: Daniel Neves e Paulo Castiglione 
Som direto: Julio Lobato
Montagem: Guilherme Schumann
Roteiro: Emilio Domingos e Júlia Mariano 
Trilha sonora original: DJ Vinimax


NOTA DO DIRETOR

Diretor: Emílio Domingos

Fazer 'A Batalha do Passinho' foi viver no olho do furacão dos acontecimentos. Acompanhei o movimento crescer e se estabelecer como a mais nova representação cultural carioca. Fiz amigos que até hoje fazem parte da minha vida. O Passinho é algo que o Rio de Janeiro nunca viu antes. Ele mistura o mundo virtual com o real e coloca a periferia e sua cultura num lugar diferente. 

De certa forma ele é a representação das mudanças que a sociedade brasileira sofreu nos últimos 10 anos. Tudo é ainda muito novo. Não é só a dança que é nova. É o jeito de se vestir, de falar, de entender e de se colocar no mundo. É uma revolução cultural que está acontecendo diante de nossos olhos. Em “A Batalha do Passinho” consegui traçar um arco do primeiro ato desse movimento. 

Como surgiu? Quem eram as pessoas que estavam lá, desde o inicio? Quais eram os sonhos desses jovens?

Fazer o filme foi também participar de maneira ativa de toda essa transformação"
.


NOTA DA PRODUTORA

 Júlia Mariano

"O processo de realização de 'A Batalha do Passinho' foi intenso e emocionante. Pela proximidade que o Emilio tinha, e tem, com os dançarinos, conseguimos estar sempre nos lugares certos, na hora certa. Emilio Domingos talvez seja um dos documentaristas cariocas que mais se relaciona com a periferia e sua cultura. E essa relação fica clara em 'A Batalha do Passinho'. É o que faz o filme ser consistente. De forma leve e divertida, Emilio conta como esses meninos começaram a mudar a cara do funk carioca. A recepção tem sido a melhor possível. Recebemos elogios desde intelectuais e críticos de cinema a adolescentes e jovens que vivem o Passinho intensamente. 'A Batalha do Passinho' é o primeiro filme lançado pela Osmose Filmes, produtora fundada por mim e pelo Emilio Domingos".


'A Batalha do Passinho' é um filme sobre amizade. A potência estética que a alegria da amizade juvenil comunitária possui. Aprendemos no filme que esta amizade, além de poderosos laços afetivos, inventa arte. Um corte colaborativo de cabelo no quintal, conversas nas praças, são disparadores de imaginação de novos passos.

Emílio Domingos consegue capturar, sem prisão discursiva, as finas relações entre esses artistas, quando jovens.

MARCUS VINICIUS FAUSTINI


A dança é talvez a forma mais vital de expressão artística e sem dúvida uma das mais democráticas. É a voz do corpo gritando o que nem sempre a voz da garganta é capaz de exprimir. A dança conclama o corpo a uma forma clara de estar no mundo e a uma atitude muito eloquente perante a realidade. Dançar é uma forma suprema de dizer.

Tudo isso está patente em 'A Batalha do Passinho'. Emilio Domingos não precisa lançar mão de nenhuma fórmula de sucesso ou truque de narrativa para mostrar como um documentário pode sondar o imaginário de uma comunidade, enquanto parece apenas ouvir despreocupadamente os personagens. Ao redor da dança, é todo um estilo de vida que se desvela nas palavras desses moleques de mola: a vaidade, um tanto inocente, a afetividade transbordante, a linguagem peculiar, as ambições de bons moços. Nessa etnografia casual, estamos muito distante das imagens fatalistas da favela e da periferia. O que vemos é uma juventude conectada fraternalmente e concentrada em suas aspirações.

O funk dita o ritmo para a edição do filme, evidenciando o quanto de surpresa, teatro, pantomima e sátira de comportamento existe no Passinho. Além disso, há ali um testemunho precioso sobre as formas de criação e circulação da arte popular na era da internet. São muitas, enfim, as razões por que 'A Batalha do Passinho' é um filme não só contagiante e divertido, mas também fundamental para entendermos as dinâmicas da cidade contemporânea.

CARLOS ALBERTO MATTOS

Leandra Perfects

Emílio Domingos é uma pessoa importante para Passinho porque sempre respeitou e defendeu a cultura. Passinho não é só um movimento cultural: é um estilo de vida e para ele entender isso teve que conhecer a fundo cada um dos personagens e suas histórias, criando vínculos que vão além do profissionalismo e me atrevo a dizer até que ele tornou-se um de nós. Emílio conhece nossos medos, dúvidas, carências e principalmente, conhece bem o nosso amor um pelo outro e pelo Passinho. Foi através dessa sensibilidade que ele conseguiu transparecer nesse filme a realidade do mundo do Passinho, do mundo emocionante de jovens e alegres sonhadores de periferia.
LEANDRA PERFECTS
Moderadora da Comunidade Passinho Foda


Cebolinha

A experiência de gravar o filme foi uma coisa nova, fez nos sentirmos artistas de cinema, vai ajudar a eternizar tudo que estamos fazendo hoje e que lá no futuro as pessoas vão olhar pra trás e dizer: foram aqueles ali que começaram.

E de certa forma ajudou a reunir todos os dançarinos de novo·  Como tava acabando os bailes, os dançarinos não se encontravam mais e as gravações ajudaram para que isso acontecesse.

Quando o filme começou a ser gravado, eu não levei muita fé, pelo fato de ter muitas emissoras cobrindo o evento; eu pensei que o filme não era nada demais. Subestimei. Com o tempo, fui vendo que seria até mais importante que as matérias. O Emíio teve que viver nosso dia a dia pra entender de verdade o que vivíamos e passar a nossa realidade, literalmente, sem nenhuma parte fictícia. Ele passou a se interessar mais ainda porque ele viu que ía além do que ele imaginava e com isso acabamos virando muitos amigos.

CEBOLINHA
Dançarino e Personagem



REPERCUSSÃO

“A Batalha do Passinho” estreou no Festival do Rio em outubro de 2012. A estréia não poderia ter sido melhor: o documentário ganhou o trófeu Redentor de Melhor Filme da Mostra Novos Rumos!

Dança do passinho do menor cresce no funk e se profissionaliza (O Globo, 06/02/2012)

O passo a passo do Passinho (Revista do Cinema Brasileiro, 28/04/2012)

Onda do passinho ameniza preconceito contra funk carioca (Folha de São Paulo, 03/05/2012)

Eles são sinistros! Batalha do Passinho vai parar no cinema (Jornal do Brasil), 27/07/2012)

A batalha do passinho chega ao cinema (O Globo, 06/10/2012)

Explosão da cultura funk na internet estreia em Festival do Rio (Revista Trip, 08/10/2012)

Documentário sobre a A Batalha do Passinho (Almanaque Virtual, 10/10/2012)

“O ponto alto da noite ficou por conta dos meninos que atuaram no documentário ‘A Batalha do Passinho’.” (Portal IG, 12/10/2012)


FESTIVAIS

Festival do Rio – 2012
4º Festival de Cinema Curta Amazônia – 2013
Festival In-Edit Brasil - 5º Festival Internacional de Documentários
Musicais – Bahia e São Paulo – 2013
Brazilian Summer Sessions – Amsterdã – 2013
BrasilCine – Estocolmo – Suécia – 2013


PRÊMIOS

- Melhor Filme de Longa-Metragem na Mostra Novos Rumos, Première Brasil, Festival do Rio 2012;

Menção Espacial ao Gambá, Mostra Novos Rumos, Première Brasil, Festival do Rio 2012;

- Melhor filme de longa metragem pelo júri popular no 4º Festival de Cinema Curta Amazônia;


SOBRE A PRODUTORA

A Osmose Filmes foi criada em 2012 da necessidade de formalizar uma parceria que já acontecia desde 2005 entre Emilio Domingos e Julia Mariano.

A câmera é o instrumento que valoriza as realidades que nos interessam e que acreditamos que precisam ser exibidas. Nesse movimento, refletimos sobre a realidade que nos cerca, reconhecendo o que muitas vezes passa desapercebido.

Atuando principalmente na área de documentários para cinema e para TV, a Osmose Filmes também produz séries, videoclipes e institucionais.

Com menos de um ano de vida, a produtora lançou seu primeiro longa-metragem: “A Batalha do Passinho”. O resultado não poderia ter sido melhor: o documentário levou o troféu Redentor de Melhor Filme da Mostra Novos Rumos, no Festival do Rio 2012.

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário