quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CIRCO VOADOR RECEBE EVENTO "CIRCO DIGITAL: FESTIVAL DE ARTE E TECNOLOGIA", NOS DIAS 15 E 16/11/2013


16/11  Urbit  Quintavant apresenta: Negro Leo + Baby Hitler + Léo Monteiro (Duplexx)  Bemônio + DEDO  Maga Bo + convidados  Tomadub  EXPOSIÇÃO MULTIMIDIA:  Octocloud / Super Uber "Conecte-se no Wifi OctoCloud e acesse o endereço 1.1.1.1 no seu navegador mobile"  

O jogo-instalação "Octocloud" é uma escultura toda mapeada com projeção e permite até oito participantes interagirem através de um aparelho smartphone ou tablet, em que se usa um “estilingue” virtual para driblar obstáculos e atingir o centro, acionando uma performance visual na escultura. Os ângulos da escultura real influenciam a física da camada virtual projetada sobre ela: o tiro de cada jogador sobe e desce, acelera e desacelera de acordo com o volume da escultura.  “OctoCloud” participou do festival de arte e tecnologia “The Creators Project” em São Francisco, São Paulo, Pequim e China. Viajou para Moscou, Rússia, como parte do Lexus Hybrid Art Festival. 

O game em formato de escultura estreou em Barcelona, Espanha, onde foi um dos destaques do Mobile World Congress.    Círculo Animado / Eduarda Ribeiro e Liana Lessa  “Círculo animado” é uma obra criada a partir do Zootrópio, um brinquedo óptico de 1834. Cinquenta anos antes do cinema, um tambor circular produzia a ilusão do movimento, através de uma rápida sucessão de fotos e fascinava as crianças.  O espectador entrará em contato com o princípio básico do cinema e da projeção de imagens, mas não apenas isso. 

Em “Círculo animado” o efeito, também, acontece com imagens em vídeo, ao vivo, que serão captadas por uma câmera de um determinado ponto da obra. Neste caso, a ilusão do movimento é substituída pelo próprio movimento, sucessivos vídeos irão criar um eco de vídeo, com um pequeno atraso de uma imagem para a outra. As telas estarão dispostas de forma circular, onde o último quadro da imagem vai encontrar o primeiro, assim como o zootrópio, formando um loop de imagens.    ME++ / Coletivo ++ (Adriana Penatti, Cris Santos e Carlos Oliveira).  

A performance/instalação consiste numa parceria entre três profissionais: uma bailarina, uma designer e um programador. Desse encontro, surge Me++, trabalho no qual um corpo é atravessado por recursos e instrumentos tecnológicos, criando um imperativo de interação entre real e virtual, no qual o corpo vivo se vê potencializado a partir de suas próprias ações.  Trata-se de um espaço no qual a bailarina encontra sua dança pessoal a partir do encontro com imagens e sons que são gerados por seu próprio corpo através de um sensor de movimentos (kinect) e um projetor. A experiência da bailarina ao longo da performance visa sensibilizar o publico a sentir-se implicado em participar da obra e das possibilidades que se abrem através desse encontro real e virtual. Sensibilizando e reconhecendo o corpo através da vivência da dança de cada um, temos um poderoso mecanismo para nos aproximarmos do outro e do ambiente que nos cerca, tornando-nos potentes a construir a partir desses encontros — entre sujeitos, corpos, cidade e natureza — forças, estratégias e presenças para dar continuidade ao mundo em constante movimento.  Cria-se um espaço seguro e vital para que qualquer um possa expressar o que lhe vem a mente, o que lhe vem aos sentidos, libertando-se das formas de corpo e pensamento. 

Simbinoise / Biônicos  Simbinoise propõe uma interação poética entre seres humanos, tecnologia e natureza. A instalação cria uma ponte entre corpos orgânicos através de circuitos eletrônicos e experimenta possibilidades de sintonia entre eles, procurando dessa forma se opor ao senso comum atual que antagoniza o homem e a natureza. Os dispositivos artificiais traduzem o potencial elétrico natural dos corpos em sons e possibilitam uma experiência sensível de ruídos e toques. Ligados a frutas, esses circuitos criam texturas sonoras de acordo com a variação da resistência elétrica de qualquer corpo conectado a elas. A instalação consiste em montar uma tradicional barraca de feira no espaço do Circo Voador . A barraca estará repleta de diversas espécies de frutas ligadas a dispositivos de eletrônica musical e dois projetores que criam texturas em cima das frutas. A barraca-instalação, que chamamos de Simbinoise, proporciona uma experiência singular de interação, na medida em que as frutas são tocadas, ruídos modulados são emitidos por uma série de auto-falantes espalhados entre as frutas. Durante a interação os espectadores podem se sentir a vontade para tocar e também comer as frutas e fazer parte desse curto circuito antropofágico. 

Além da miscelânea estética da barraca envolvendo frutas, cabos, circuitos, auto-falantes; as projeções em cima das frutas geram imagens no estilo noise effects e vídeos editados em datamosh.

Bicicletorama Revolução / Carlos de Oliveira Junior, Harrison Lima Mendonça, Mario Gesteira, Marlus Araujo, Tommy Lindestrom  Nesta nova versão, o Bicicletorama Revolução apresenta a nova temática das manifestações do Rio, e transforma a pista em rua para criar uma corrida pela liberdade de expressão.  O Bicicletorama é um jogo de corrida para 4 pessoas que usa a dualidade entre virtual e real para ilustrar e discutir o conflito existente nas ruas das cidades brasileiras entre bicicletas e automóveis, os jogadores também serão desafiados a fazer parte de uma série de eventos simulando as manifestações do Rio.  O projeto se propõe a gerar um espaço de discussão sobre o transporte urbano em torno da bicicleta e sobre o papel das pessoas nas manifestações, ele não só busca aproximar os problemas de forma inovadora como também criar um espaço fértil para novas soluções inovadoras emergirem.  Cada jogador controla a sua bicicletinha virtual enquanto pedala e guia uma bicicleta de verdade. Os objetos posicionados dentro da área de projeção determinarão os obstáculos da pista de corrida e cada jogador deve desviar dos obstáculos a fim de percorrer todo o traçado mais rapidamente.  

Em determinados momentos a pista de corrida se transforma em manifestação popular, e os competidores terão que colaborar entre si para proteger os manifestantes dos desafios da manifestação.    Ecossistema de experiências sustentáveis Homem Árvore / Homem Árvore, Jammaye, Flávio Lazarino, e Thiago Venturotti  A Instalação Ecossistema de Experimentação, é um espaço múltiplo, que vai demostrar na prática a produção humanizada em uma cadeia produtiva com foco sócio-ambiental e participativo.Nesse espaço, vamos apresentar de forma lúdica e experimental as matérias-primas e seus desdobramentos como produtos. Passando pela Moda, Arte, Tecnologia, Saúde, Moradia e Decoração sustentáveis e livres.  Parede-Verde; Parede de Estuque; Mini Teto Verde; Fibras e Tecidos agroflorestais; Gravuras com tintas naturais; Cadernos Reciclados; Cosméticos Naturais; Sementes Livres; Livros digitas sobre sustentabilidade, social e ambiental para baixar (copyleft); Música Livre e ideias ambientais.  

O espaço de experimentação coletiva visa a criar um “Ecossistema” colaborativo onde pessoas com ideais parecidos apresentam seus processos com intuito de compreender e demonstrar na prática uma cadeia produtiva sócio-ambiental.  Cada sistema irá conter um manual descritivo com QRCode apontando para mais infos que vão está disponíveis na Internet.    Redes Livres, porque a rede é nossa / Coletivo Redes Livres  O espaço do Circo Voador abrigará uma máquina lúdica metareciclada que irá funcionar como servidor de arquivos em nuvem; podendo, também, ser acessado presencialmente pelo público.  A instalação conformará um espaço fixo para divulgação das redes livres durante o evento, configurando uma rede de longo alcance que articula material interativo e reunindo membros do coletivo de redes livres junto de outras pessoas interessadas no tema para conversar. 

A partir desse deslocamento invisível de fluxos de informação e dinâmicas interativas entre um coletivo de humanos e objetos que ganham vida, espera-se estabelecer novos contatos para a expansão da rede livre no Rio de Janeiro.  As pessoas dentro e fora do Circo Voador, poderão acessar a rede a partir de qualquer dispositivo com acesso a redes sem fio (wi-fi) num raio de kilômetros.  Quando a pessoa conecta-se á rede, ela é diretamente redirecionada para uma página inicial customizada em que terá uma visão geral dos serviços e possibilidades da rede local como enviar e receber arquivos para o acervo público - como uma grande pasta de arquivos autogerida do bairro - ou permitir que os participantes possam se comunicar e trocar informações, de modo a fomentar a interatividade que as redes comunitárias tem a oferecer.  Desta forma, buscaremos unir diversos aspectos da arte eletrônica e digital: a reapropriação de computadores de forma a se criar novas máquinas de design lúdico; a net-arte a partir da criação de uma página inicial da rede que seja interativa e apresente a proposta e os usos da rede livre para o usuário; e, o mais importante e motivo de tudo isso, a arte de conectar as pessoas, vizinhos que moram lado a lado e não conhecem seus potenciais, moradores do bairro que podem se articular com segurança e autonomia, a boa e velha arte do encontro!    

Quelóides Urbanos . Superfícies Participativas / de Pedro Passos,Cauê Capillé,Marcela Marques Abla e Miguel Nóbrega  "O projeto Queloides Urbanos aplica sobre o Largo da Carioca a ideia de uma cidade futura com capacidade de absorver dados e responder a eles em tempo-real para discutir como esta dinâmica poderia alterar a forma urbana de maneira continua e inteligente.  A imagem deste potencial é de um espaço público que se transforma para revocacionar sua utilidade. Mapeando os trajetos mais usados pelo pedestre ele modifica sua topografia para criar uma paisagem mais favorável a um equilíbrio entre o trânsito e permanência ali. Fortalecendo, desta forma, a idéia deste espaço como ambiente democrático fundamental da cidade, moldado e preservado por aqueles que dele fazem uso".   

Ciclo Rotas Centro  Um dos mais antigos meios de transporte, a bicicleta, vem sendo pensada como uma das soluções mais sustentáveis e saudáveis para a questão da mobilidade nas cidades do mundo. A instalação Ciclo Futuros recria os ambientes urbanos que serão transformados caso uma nova malha cicloviária proposta para o Centro do Rio venha a ser implementada. Apostando que a articulação entre a requalificação do espaço público e a mobilidade em sua pequena escala – pedestres e ciclovias – tem um papel fundamental na construção de uma cidade mais humana e sustentável, desde julho de 2012 a Transporte Ativo, o ITDP Brasil e o Studio-X Rio iniciaram um estudo de mapeamento da demanda de uma malha cicloviária para o Centro do Rio de Janeiro, através de uma metodologia participativa que inclui o diálogo com ciclistas e demais indivíduos interessados na expansão da infraestrutura cicloviária na cidade. A instalação no Circo Voador possibilitará ao público, de forma lúdica através de projeções das ruas do Centro onde essa malha está sendo proposta, uma viagem no tempo, imaginando essa malha cicloviária como uma realidade. O público é convidado a se inserir nessa atmosfera e a se fotografar, contribuindo para essa campanha através das mídias sociais. 
   

OFICINAS

Arduino (para iniciados) / Por Julio Lucio  15 e 16 de novembro, das 19h às 21h no Circo Voador    Oficina de suporte e aprimoramentos de projetos com Arduinos.  Arduino é um micro-controlador open-source de baixo custo, utilizado em arte digital para a criação de objetos interativos, instalações artísticas, pequenos robots entre outras aplicações, permeando técnicas de desenvolvimento e programação. O objetivo da oficina é a aquisição de noções intermediárias e avançadas sobre Arduino utilizando a prática do desenvolvimento de projetos já iniciados para isso.  Pré requisitos: A oficina visa pessoas com qualquer tipo de experiência no assunto. É necessário possuir o equipamento básico de laboratório eletrônico. A oficina propõe aos alunos que já tiverem trabalhos iniciados em Arduino (concluídos ou não), trazê-los para as aulas, para que possam juntos finalizar ou avançar com os projetos, bem como compartilhar problemas e soluções, conhecimento e técnicas utilizadas com a turma. 

Mais informações sobre Arduino em: www.arduino.cc Inscrições: digitalcirco@gmail.com (enviar email com título “inscrição para oficina de Arduino” e incluir no corpo do email seu nome, telefone para contato e experiência prévia ou projeto em desenvolvimento que gostaria de levar para oficina, caso haja).   

Oficina de Redes Livres Sem Fio / por Coletivo Redes Livres  15 e 16 de novembro, das 18h às 20h, no Circo Voador - Um encontro para entender sobre o funcionamento das redes livres de internet comunitária (ou redes mesh) pelo mundo. A partir da instalação montada no Circo Voador, os participantes vão ver na prática como conectar roteadores vizinhos ou montar um servidor comunitário de arquivos em nuvem, entre outras possibilidades de uso dessas redes autônomas. Não é necessária experiência prévia. Inscrições: marcelosaldanha@redeslivres.org.br (enviar email com título “inscrição para oficina de Redes Livres” e incluir no corpo do email seu nome, telefone para contato e experiência prévia, caso haja).   

Oficina de Energias Autônomas, por Surian dos Santos -  15 e 16 de novembro, das 19h às 21h, no Circo Voador.  Uma apresentação sobre os princípios da geração de energia autônoma a partir de diferentes fontes, seja por elementos naturais como sol, vento e água ou por tecnologias apropriadas como motores, LED's e outras peças recicladas. A prática da oficina será em torno da montagem de um painel solar para uma instalação do Circo Voador. Não é necessária experiência prévia. Inscrições: surian@riseup.net (enviar email com título “inscrição para oficina de Energias Autônomas” e incluir no corpo do email seu nome, telefone para contato e experiência prévia, caso haja).   
 

GAMES

X BOX KINECT 360:  Just dance III  Adventures  Jogos de computador:  Pac Man  Super Mário.

fonte: Circo Voador

Nenhum comentário:

Postar um comentário