segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CANTORA, COMPOSITORA E LETRISTA MARIA THALITA DE PAULA LANÇA O CD "POR ENQUANTO", NO TEATRO CAFÉ PEQUENO, NO LEBLON/RJ

            
Maria Thalita de Paula faz parte de um seleto grupo de cantoras autorais que vêm se destacando no cenário musical carioca. Sua música tem as bases fincadas no estilo mais tradicional do samba. Filha do contrabaixista Zé Maurício, um dos parceiros mais duradouros de Leci Brandão, viu o samba rondar sua vida desde pequena.

Nas onze faixas que compõem o seu primeiro CD ‘Por Enquanto’, que sai pela Bolacha Discos, Maria Thalita imprime sua marca, apresentando músicas de sua autoria com o parceiro Zé Maurício. As exceções são ‘Hoje vim’ com João Vargas; a faixa-título ‘Por Enquanto’ com João Faria e Zé Maurício; ‘Hino das trepadeiras’ com Zé Maurício e Renana Lessa; e ‘Deixa pra lá’ de Paulinho Cavalcante e Paulo Bruce, a única faixa que não tem sua assinatura. O CD tem a participação especial de Ruy Faria (MPB4) em ‘Por enquanto’ e conta com um time de primeira como Camilo Mariano na Bateria, Misael da Hora nos teclados, João Faria no baixo, Victor Neto no sopro, entre outros.

O disco é produzido por Zé Maurício que também assina os arranjos que foram criados a partir de um estudo que ele desenvolveu sobre "música popular carioca". Com ritmos e inspirações essencialmente cariocas, passa por samba choro, samba, samba exaltação, partido alto, bossa nova etc. E é assim que a voz leve e clara de Maria Thalita passeia por ‘Redundância’, música feita através de uma discussão de bate-papo, e a cadência de ‘Surdo de Marcação’ (Maria Thalita de Paula e Zé Maurício), com a mesma naturalidade com que debocha no partido alto em ‘Tá Tranquilo pro Boi’ (Maria Thalita de Paula e Zé Maurício), encerrando com o carnavalesco ‘Hino das Trepadeiras’ (Maria Thalita de Paula, Renana Lessa e Zé Maurício), um grito de guerra feminino em nome da folia, que pertence ao bloco de carnaval fundado por ela.

'Por Enquanto’ traz em suas composições o amor, suas tristezas e alegrias, como as maiores fontes de inspiração. – “Eu vivi todos os sentimentos escritos nas minhas composições. Está tudo ali”. “Cartola é minha maior inspiração. Sempre amei suas letras e músicas e por isso, acho que escrevo hoje meus sentimentos” – diz Maria Thalita.



Show de lançamento

O roteiro do show que acontece dia 31 de outubro no Teatro Municipal Café Pequeno, segue essa dinâmica, contando sua história em fases, usando ainda elementos cênicos, tendo como trunfo uma cantora que começou a carreira como atriz. No roteiro estão outras canções que falam de amor como ‘A mais bonita’, de Chico Buarque, ‘Brigas nunca mais’, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, uma música do Cartola quase desconhecida, ‘Que sejas bem feliz’, e as músicas do CD como ‘Surdo de Marcação’, ‘Redundância’, ‘Tá Tranquilo pro Boi’, ‘Por Enquanto’, e outras que compõem o disco.

O show tem direção artística e colaboração no roteiro do ator, diretor e autor João Rodrigo Ostrower. Maria Thailia estará acompanhada no palco de Zé Maurício (direção musical e violão), Victor Neto (sopro), Leandro Vasques (baixo), Camila Dias (piano), Magno Cortes (bateria), Pedro Monteiro (Cavaco) e Daniel Félix (percussão).

‘Por Enquanto’ foi gravado, mixado e masterizado por César Delano, nos estúdios da Warner Chappell – RJ. O CD sai pela Bolacha Discos.

Conheçam o trabalho da Bolacha Discos e o site da artista.
 

Assistam ao vídeo da canção "Por enquanto":

 
Sobre Maria Thalita de Paula

Formada em teatro pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) no ano de 2003, fez vários trabalhos de atriz como ‘Jonas e a Baleia’, dirigido por Cacá Mourthe. Mas foi em 2008, quando fez assistência de direção no musical ‘Calabar’, com direção de Ruy Faria –MPB4, que a música entrou de vez na sua vida. E a confirmação veio ao subir ao palco de improviso durante um show produzido por ela, no finado Cinemathèque. Ainda em 2008, fundou o ‘Bloco das Trepadeiras’, famoso no carnaval de rua do Rio de Janeiro, compôs seu hino e desde então é considerada uma das musas do carnaval carioca (o bloco sai todo ano, e ela assume, durante o período, o nome Maria Sem Vergonha, já que todas as integrantes usam nomes de plantas com duplo sentido). A partir daí vieram shows e festivais: foi finalista do Festival Canta Geral e em 2012 foi selecionada com mais quatro novos artistas  para o Festival X-Tudo Cultural promovido pelo programa Faro MPB FM no Teatro SESI. Nessa época começaram também as primeiras composições que deram início a esse álbum de estreia – ‘Por enquanto’.



SERVIÇO

Maria Thalita de Paula – lançamento do CD 
‘Por Enquanto’

Dia 31 de outubro, às 20h

Local: Teatro Café Pequeno 
(Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon)
Tel.: (21)2294-4480
Ingressos: R$40,00
Bilheteria: quarta a domingo, das 16h até o inicio da apresentação
Duração: 60 minutos
Classificação: 18 anos
Capacidade: 80 lugares

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário