terça-feira, 27 de agosto de 2013

ESPETÁCULO "CALANGO DEU! - OS CAUSOS DE DONA ZANINHA" RETORNA AO RIO DE JANEIRO E REESTREIA DIA 29/08/13, NO TEATRO POEIRINHA, EM BOTAFOGO


Espetáculo teatral baseado na cultura popular mineira surpreende ao contar “causos”

 foto: Sergio Santoian
 
Sucesso absoluto de público e crítica, dirigido por Isaac Bernat, Calango deu! – Os causos da Dona Zaninha, escrito e interpretado por Suzana Nascimento, é um espetáculo teatral baseado na cultura popular mineira.
 
Após três temporadas no Rio de Janeiro, desde sua estreia no Teatro Municipal Café Pequeno em novembro de 2012, sucesso absoluto de crítica e depúblico, chega ao Teatro Poeirinha, dia 29 de agosto de 2013, onde ficará em cartaz até 22 de setembro, de quinta a sábado, às 21h e domingo, às 20h.
 
O monólogo foi construído ao longo de 5 anos de uma pesquisa que abrange vocabulário, hábitos, histórias, músicas, crenças; enfim, uma grande celebração à sabedoria popular. Dona Zaninha é uma guardiã desses ricos acervos de memórias – uma genuína contadora de causos, hilária por seu jeito e seu linguajar, mas profunda com suas “sabências” sobre o Tempo.

Além de contar surpreendentes causos de amor, de assombração, de padres e beatas, de “semvergonhice”, a personagem também convida a plateia a cantar com seu bandolim, enquanto ensina uma receita ou simpatia. Entre um cafezinho e uma boa cachaça mineira, Dona Zaninha nos conduz a outras paragens, verídicas - da atriz mineira e seus relicários - ou fantasiosas, mas recheadas de humor, poesia e memória.
 
“...não pode haver dúvida de que não há nada ali que não tenha sido cuidadosamente elaborado, com um domínio técnico considerável. De forma simples e despretensiosa, “Calango deu!” é um modo muito agradável de se visitar uma tradição brasileira”.  Bárbara Heliodora -Jornal O Globo.
 
“Suzana Nascimento canta, conta histórias, toca instrumentos e se movimenta pelo cenário sem nunca perder o fio da meada. É surpreendente. É que o público entrou, de tal maneira, na vida louca do planeta Minas, que já não se admira de mais nada”. Ida Vicenzia – Associação Internacional de Críticos de Teatro.
 
 
“Valendo-se de um vocabulário delicioso, de brejeira malícia e de uma sabedoria quedispensa qualquer resquício de erudição, a personagem conquista o público desde o primeiro momento, com ele estabelecendo uma relação de total cumplicidade. (...) Tudo no espetáculo esbanja humor e poesia, delicadeza e humanidade”. Lionel Fisher – crítico teatral e jurado do Prêmio de Teatro APTR (Associação de Produtores Teatrais do Rio de Janeiro).
 
“Houve emoção, houve gargalhada, houve um excelente programa teatral. Dona Zaninha, a personagem, ficou para sempre nos corações de quem assistiu. E que “Calango Deu” tenha vida longa nesse Brasil imenso e rico”. Rodrigo Monteiro – crítico teatral e jurado do Prêmio de Teatro APTR
(Associação de Produtores Teatrais do Rio de Janeiro).

  foto: Sergio Santoian
 
 
Ficha técnica

Concepção, texto, direção musical e atuação: Suzana Nascimento
Direção: Isaac Bernat
Direção de movimento: Marcelle Sampaio
Cenário e Figurino: Desirée Bastos
Cenotécnicos: Articulação Cenografia & Eventos
Bonecos: Suzana Nascimento
Preparação musical Pedro Amorim
Edição de som: André Poyart
Sanfona na gravação de O Trenzinho do Caipira: Chico Werneck
Iluminação: Aurélio de Simoni
Operador de luz: João Gioia
Fotografia: Sergio Santoian e Julio Ricardo
Participação na foto do cartaz: Maria Mirabel
Projeto gráfico: Raquel Alvarenga
Coordenação do projeto: Suzana Nascimento
Administração do projeto: Amanda Cesarina
Assistência de produção: Heder Braga
Produção executiva: Diana Behrens
Direção de produção: Aline Mohamad
Realização Luminis Produções Artísticas LTDA

 
Eu tenho fé que as histórias sobrevivam a nós e ao Tempo. É só a gente contar”.
Dona Zaninha.

 
SERVIÇO

Reestreia: 29 de agosto de 2013
Temporada: De 29 de agosto até 22 de setembro de 2013
Local: Teatro  Poeirinha - Rua São João Batista, 104. Botafogo
Telefone: (21)2537-8053
Horário: Quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h.
Duração: 80 min.
Classificação etária: 14 anos
Duração: 80 minutos
Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia) para estudantes e idosos
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário