quinta-feira, 29 de agosto de 2013

COMÉDIA "É DOS CARECAS QUE ELAS GOSTAM MAIS" CHEGA AO TEATRO CAFÉ PEQUENO, NO LEBLON/RJ

Quatro carecas ocupam o Teatro Municipal Café Pequeno para desabafar, com muito bom humor, as delícias 
e desafios de não ter cabelo
  
foto: divulgação

Alvo constante de apelidos como “aeroporto de mosquito” ou “kinder ovo”, quatro carecas resolveram se rebelar e mostrar à sociedade não apenas os seus dilemas, mas as vantagens de serem desprovidos de cabelo. Orquestrado como o primeiro encontro brasileiro de Carecas Anônimos (C.A.), o espetáculo É dos carecas que elas gostam mais traz ao público um debate bem-humorado sobre as diferenças e preconceitos decorrentes da ditadura da beleza. O espetáculo reestreia no dia 31 de agosto, sábado, no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, às 20h.

A peça é feita de depoimentos, como numa sessão de análise, onde questões como vaidade, a busca desenfreada pela perfeição e muitas vezes a exposição ao ridículo são apresentadas ao público que é convidado a participar desse debate num jogo cênico onde a plateia se depara com suas próprias limitações e visões forjadas por uma indústria da beleza.

A ideia da peça surgiu da grande repercussão do blog Elas Gostam dos Carecas, criado por Marcos França, para debater as alegrias e desafios de quem já não conta mais com uma vasta cabeleira na cabeça. Ao perceber que o assunto gerava bastante comoção entre os leitores, Marcos teve a ideia de transformar o projeto em uma peça de teatro, bem humorada. Em cena os  carecas Marcos França, Eber Inácio, Juliano Almeida e Paulo Fracassi, que dão vida aos personagens e suas angústias sob a direção de Pedro Monteiro.

No blog, comecei a confidenciar as desventuras de um desprovido de cabelo. Com a grande repercussão nas redes sociais, o blog serviu de ponto de encontro para quem partilhava das mesmas questões. A partir dessa ideia simples e com muito humor, o blog trouxe à tona uma reflexão sobre preconceito e exclusão social que agora trazemos para o palco, conta Marcos França.

Ao invocar de forma bem humorada as questões que cercam o universo dos que não possuem cabelo, a peça instiga a plateia a fazer uma reflexão acerca de todos os preconceitos e julgamentos que praticamos em função da aparência de alguém ou da posição que esta pessoa exerce na sociedade. 

 
Sobre o autor Marcos França

Marcos França é ator e dramaturgo. Entre os seus textos mais significativos, destacam-se “Na rotina dos bares”, musical sobre a história da boêmia carioca; “Aquarelas do Ary”, musical sobre Ary Barroso (indicado para o 2o prêmio Contigo de teatro 2008 na categoria Melhor Espetáculo Musical Nacional); “Ai, que saudades do Lago”, sobre Mário Lago (indicado para o 1o Prêmio Contigo de teatro 2007 – Melhor Espetáculo Musical Nacional); “A Noite é uma criança”, musical sobre a vida de Antônio Maria (indicado pelo Jornal O Globo como umas das 10 melhores peças do ano de 2004); “A Rua dos Cataventos”, sobre a obra de Mario Quintana; “Drummond – O homem por trás dos óculos”, espetáculo comemorativo pelo centenário de Carlos Drummond de Andrade e “Viagem à Terra dos Papagaios”, espetáculo comemorativo dos 500 anos do Brasil.


Sobre o diretor Pedro Monteiro

Pedro Monteiro é graduado pela Escola de Artes dramáticas da UNIVERCIDADE. Começou a estudar interpretação em 1994 no Tablado. Teve como professores Cico Caseira, Cacá Mourthé e Antônio Amâncio. Em seguida fez trabalhos com Bernardo Jablonski, Fabiana Valor, Ulysses Cruz e Gracindo Junior. Em televisão participou de novelas, séries e programa de humor. Já em publicidade esteve em inúmeras campanhas. 

 Em 2008 Resolveu então colocar uma idéia no papel, gastar dinheiro do próprio bolso e juntar meia dúzia de ruivos.  Assim estreou "Os Ruivos". Inicialmente prevista para 4 apresentações a peça que já se apresentou no Rio de janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais caminha para a sessão 150. A iniciativa ganhou tanta força que impulsionou a criação do Movimento dos ruivos e o site. Com tanto fôlego irá se transformar  num longa-metragem produzido pela cavídeo.  Pedro Monteiro além de atuar dirigiu e roteirizou o longa "Vida de Balconista" com Mateus Solano que teve sua estreia no Festival do Rio de 2009, a série para TV “Mateus o Balconista” em exibição no canal MIXTV e lançada em DVD para todo o Brasil e apresenta o programa de rádio “Humor de Segunda” na 94.1 FM.


SINOPSE

Durante uma reunião de terapia em grupo, os “Carecas Anônimos”, quatro sofridos homens expõem para a plateia seus sentimentos em depoimentos tocantes. Eles revelam sofrimentos pessoais, contam casos e abrem seu coração. Um resgate histórico e humano desses seres especiais desde a pré-história até os dias de hoje.


FICHA TÉCNICA

Texto: MARCOS FRANÇA
Direção: PEDRO MONTEIRO
Elenco: BRUNO GANEM, EBER INÁCIO, JULIANO ALMEIDA E PAULO FRACASSI
Cenário e Figurino: NATÁLIA LANA E MARIETA SPADA
Iluminação: FERNANDA MANTOVANI
Videografismo: LEONARDO MIRANDA
Trilha Sonora Original: MARCELO REZENDE
Programação Visual: GUILHERME FERNANDES
Assessoria e gerenciamento de redes sociais: ANDRE MIZARELA
Assessoria de Imprensa: CADERNO IMAGEM COMUNICAÇAO INTEGRADA
Direção de Produção: ANA PAULA ABREU E RENATA BLASI
Produção: DIÁLOGO DA ARTE PRODUÇÕES CULTURAIS


SERVIÇO


É dos Carecas que Elas Gostam Mais

Estreia: 31 de agosto, sábado, às 20h
Temporada: de 31 de agosto a 08 de setembro de 2013
Horários: de sexta a domingo, às 20h
Local:  Teatro Municipal Café Pequeno 
(Rua Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon)
Bilheteria: de quarta a domingo, das 16h às 21h
Telefone: (21) 2294-4480
Duração: 50 minutos
Classificação: 18 anos
Ingressos: R$40,00
Capacidade: 80 lugares

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário