terça-feira, 30 de julho de 2013

SEDE DAS CIAS, NA ESCADARIA SELARÓN, RECEBERÁ O ESPETÁCULO "A SERPENTE", BASEADO NA OBRA DE NELSON RODRIGUES

Sede das Cias apresenta

A Serpente

De Nelson Rodrigues
Direção de Ivan Sugahara

atrizes: Carolina Ferman e Ângela Câmara - foto: Dalton Valerio

A partir do dia 3 de agosto, o teatro da Sede das Cias recebe o espetáculo A Serpente. Sob a direção de Ivan Sugahara, o elenco conta com Ângela Câmara, Carolina Ferman, José Karini e Saulo Rodrigues. A cia. Os dezequilibrados apresenta o último texto de Nelson Rodrigues, que conta a história de um triângulo amoroso formado por duas irmãs e o marido de uma delas.

Dois casais vivem no mesmo apartamento. A peça tem início com a partida violenta de Décio, que nunca conseguira satisfazer sexualmente a mulher, Lígia. A tristeza de Lígia é intensa e ela deseja se matar.  A semente do conflito que move a história começa quando a sua irmã Guida propõe emprestar-lhe o próprio marido, Paulo, por uma noite. Este fato cria o triângulo e inicia a tensão entre as irmãs, que passam a disputar o amor do mesmo homem.


SOBRE A MONTAGEM

Em sua pesquisa de linguagem, a cia. Os dezequilibrados vem desenvolvendo um diálogo entre teatro e cinema. A encenação de “A Serpente” dá continuidade a essa investigação cênica, uma vez que a própria estrutura da peça remete à linguagem cinematográfica, sendo construída de forma ágil, com rápidas passagens de cena. A ausência de tramas paralelas faz com que a história ganhe uma velocidade devastadora na vida dos personagens, tragados pelo jogo amoroso. A construção dramatúrgica remete a conceitos desenvolvidos por Serguei Eisenstein (“A montagem de atrações”) e Jean Paul Sartre (“Por um teatro de situações”).

A peça apresenta uma sequência contínua de fatos determinantes onde só há clímax, em oposição à dramaturgia tradicional, em que uma narrativa linear prepara coerentemente a ocorrência desses momentos. Ao imprimir a velocidade da edição cinematográfica, a montagem da cia. Os dezequilibrados procura ratificar essa sucessão de situações-limites, provocando um efeito imediato no espectador, uma espécie de choque estético promovido através da emoção instantânea, não-premeditada.

A montagem estreou em 2012 no Rio de Janeiro, cumprindo temporadas em três espaços da cidade: Teatro Nelson Rodrigues, Teatro Gláucio Gill e Teatro Glauce Rocha, além de ter sido apresentada no Teatro Piollin,em João Pessoa(PB).

foto: divulgação

SERVIÇO

Temporada de 03 a 31 de agosto
Local: Sede das Cias
Endereço: Escadaria Selarón (Rua Manuel Carneiro, 10/12 – Lapa)
Informações: (21) 2137-1271
Bilheteria: a partir das 19h
Horário: Sextas e Sábados às 20h
Ingresso: R$ 30,00 (inteira)/R$ 15,00 (meia)
Duração: 60 min
Gênero: Drama
Classificação Etária: 14 anos
Visitem o site: Sede das Cias


FICHA TÉCNICA

Texto: Nelson Rodrigues
Elenco: Ângela Câmara, Carolina Ferman, José Karini e Saulo Rodrigues
Direção e trilha sonora: Ivan Sugahara
Assistência de Direção: Carol Garcia
Direção de Movimento: Paula Maracajá
Cenário e figurino: Desirée Bastos
Iluminação: Renato Machado
Fotografia: Dalton Valério
Direção de produção: Tárik Puggina
Produção executiva: Gabriel Salabert
Realização: Nevaxca Produções e Os dezequilibrados

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário