segunda-feira, 10 de junho de 2013

HERMETO PASCHOAL EM TRÊS APRESENTAÇÕES NA CAIXA CULTURAL RIO

Compositor, arranjador e multi-instrumentista comemora seus 77 anos no palco

foto: divulgação

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 21 a 23 de junho (sexta-feira a domingo), às 19h, o show Hermeto Paschoal e grupo em comemoração ao aniversário do artista, que completa 77 anos no dia 22 (sábado). O espetáculo musical tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

No palco, Hermeto estará acompanhado do grupo formado por Aline Morena (voz, viola caipira e percussão corporal), Itiberê Zwarg (baixo elétrico e percussão), André Marques (teclado, flauta e percussão), Vinicius Dorin (saxofones, flautas e percussão), Fabio Pascoal (percussão e direção de palco) e Marcio Bahia/Ajurinã Zwarg (bateria e percussão).

No repertório, algumas canções como “Vivo o Rio”, “Circo Voador”, “Tamancos e Pilões”, “Garrote”, “Brasil com Z”, “Ailin”, “Taynara”, “Trezão” e “Frulato”.


Sobre o artista

Hermeto Paschoal nasceu em 22 de junho de 1936, em Olho d´Água (AL), mas foi criado em Lagoa da Canoa, no município de Arapiraca (AL). Os sons da natureza fascinaram o músico desde pequeno. A partir de um cano de mamona de "jerimum" (abóbora), fazia um pífaro e ficava tocando para os passarinhos.

Hermeto resolveu experimentar o “8 baixos” (sanfona) de seu pai e não parou mais. Passou a tocar com seu irmão mais velho, José Neto, em forrós e festas de casamento, revezando-se com ele no 8 baixos e no pandeiro. Em 1950, foi morar no Recife e começou a tocar na Rádio Tamandaré. De lá, foi convidado, com a ajuda de Sivuca, sanfoneiro já de sucesso, para integrar a Rádio Jornal do Commercio, onde seu irmão também tocava. Juntos – Hermeto, José Neto e Sivuca –, formaram o trio “O Mundo Pegando Fogo”.

Do Recife, mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1958, para tocar acordeom na rádio Mauá e de lá seguiu para São Paulo, em 1961. Com a participação de outros músicos, formou o grupo ”Som Quatro” e mais tarde integrou o “Sambrasa Trio”.

Devido ao seu talento e criatividade, Hermeto Paschoal virou atração em diversos eventos importantes de música, como o I Festival Internacional de Jazz, em 1978, em São Paulo, o “Festival de Montreaux”, na Suíça – que resultou no álbum duplo “Hermeto Pascoal ao Vivo” –, e o festivalLive Under the Sky”, em Tóquio.


Serviço

Hermeto Paschoal e grupo

Data: de 21 a 23 de junho de 2013 (sexta-feira a domingo)
Horário: 19h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Informações: (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: 176 lugares (4 para cadeirantes)
Classificação etária: Livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: CAIXA Cultural
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário