quinta-feira, 27 de junho de 2013

"GONZAGÃO - A LENDA" CHEGARÁ AO THEATRO NET RIO, PARA TEMPORADA DE JULHO A SETEMBRO 2013


Musical Gonzagão - A Lenda
agora na Zona Sul

Espetáculo visto por mais de 35 mil pessoas
fará sua terceira temporada no Rio

De 4 de julho a 1º. de setembro – Theatro NET Rio
 
foto: Silvana Marques

... O resultado é um espetáculo que a cada episódio da vida, seja ele fato ou ficção, evoca a música que se segue, em um conjunto alegre, que faz o público sentir a força da obra desse compositor/canto/sanfoneiro... ’Gonzagão – A Lenda’ é uma agradável e merecida homenagem e evocação de uma figura marcante, cujo sucesso marcou época. As melodias e ritmos do ‘rei do Baião’ que a compõem mostram bem o quão variadas são as formas da imensa riqueza da música popular brasileira. (Barbara Heliodora – O Globo)

...Comovente e ao mesmo tempo divertido, o musical ‘Gonzagão – A Lenda’ é um dos mais acertados tributos prestados ao cantor, compositor e sanfoneiro. No maior trunfo do espetáculo, dirigido pelo também pernambucano João Falcão, pequenas subversões evitam o caminho fácil da biografia linear... Com carisma contagiante e boa performance vocal, apresentam mais de 40 canções, escoltados por quatro afiados instrumentistas... (Rafael Teixeira – Veja Rio)

Vencedor do Prêmio Shell 2012 de Melhor Música e de Melhor Produção no 7º Prêmio APTR, o espetáculo “Gonzagão – A Lenda”, de João Falcão, faz nova temporada no Rio de Janeiro, agora na Zona Sul, no Theatro NET Rio, em Copacabana.

Oito atores e uma atriz se revezam no palco em uma viagem musical pela trajetória do Rei do Baião. Como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens em que as versões de seus biógrafos não convergem, em que realidade e fantasia se confundem, e o autor e diretor João Falcão se sentiu livre para tratar mais do mito do que do homem.


“É a história de Luiz Gonzaga, mas não é Wikipédia”, diz Falcão, que evitou qualquer didatismo na construção do texto, embora tenha lido vários livros sobre um dos artistas mais importantes da música brasileira, morto em 2 de agosto de 1989, cujo centenário de nascimento foi comemorado em dezembro de 2012.

A opção por uma abordagem teatral, não enciclopédica, fica explícita logo no início da peça, quando uma trupe se apresenta para contar a “lenda do Rei Luiz”. Os atores desta trupe anunciam que encenarão uma história iniciada “no sertão do Araripe lá pelos idos do século XX”.

As referências são maciçamente nordestinas, sobretudo pernambucanas. Luiz Gonzaga nasceu no município de Exu, de onde saiu aos 17 anos para ganhar o mundo. João Falcão também é de Pernambuco, da cidade de São Lourenço da Mata. “A festa mais importante da minha casa era a de São João, e São João era Luiz Gonzaga. Ele era patrimônio do povo, mais do que qualquer outro artista. Poucas músicas que estou usando no espetáculo descobri agora. A maioria eu sabia de cor, já sabia tocar”, conta ele, que também é compositor.

Na história do rei do baião, João Falcão se permitiu rebatizar duas mulheres importantes da vida do músico, Nazarena (o primeiro grande amor) e Odaléa (a mãe de Gonzaguinha) como Rosinha e Morena, respectivamente, nomes que aparecem em músicas do compositor. E ainda se permitiu criar um encontro que nunca aconteceu: Luiz Gonzaga e Lampião, dois mitos nordestinos. Também há espaço para se falar da originalidade de Gonzaga, um artista que, a partir dos ensinamentos de seu pai, Januário, criou em sua sanfona um gênero, o baião, e o transformou em sucesso e patrimônio nacionais.

Dentre as mais de 50 canções que estão no espetáculo há sucessos como “Cintura fina”, “O xote das meninas”, “Qui nem jiló”, “Baião”, “Pau-de-arara” e sua mais célebre criação, “Asa branca”. De acordo com a linha não dogmática de todo o espetáculo, o premiado diretor musical Alexandre Elias não ficou preso à estrutura básica do forró, que é sanfona-triângulo-zabumba. No conjunto de quatro instrumentistas que atua no palco, há, além do sanfoneiro (Rafael Meninão) e do percussionista (Rick De La Torre), um violoncelista (Daniel Silva) e um rabequeiro e violeiro (Beto Lemos).

“É o que estamos chamando de baião tarja preta, porque é meio rock em um ou outro momento”, diz Elias, um dos responsáveis por sucessos como “Tim Maia – Vale tudo, o musical”.

Curiosamente, Marcelo Mimoso, que narra boa parte da história de Gonzaga no palco e canta a maioria das músicas, nunca tinha assistido a uma peça antes. Filho de sanfoneiro, Marcelo é taxista e também cantor de forró. Foi descoberto pelo diretor João Falcão numa noite em que se apresentava em um bar da Lapa.


FICHA TÉCNICA

Texto e direção: João Falcão
 
Elenco:
Apresentando – Marcelo Mimoso
Atriz Convidada – Laila Garin
Adrén Alves, Alfredo Del Penho, Eduardo Rios, Fabio Enriquez, Paulo de Melo, Renato Luciano e Ricca Barros

Músicos:
Beto Lemos – Viola, Rabeca e Pandeiro
Daniel Silva – Cello

Rick De La Torre – Bateria e Percussão
Rafael Meninão – Acordeon

Direção musical: Alexandre Elias
Arranjos: Alexandre Elias e músicos
Direção de movimento: Duda Maia
Direção de produção e Idealização: Andréa Alves
Cenografia e Adereços: Sergio Marimba
Figurinos: Kika Lopes
Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti
Assistente de Assessoria de Imprensa: Fernanda Miranda
Produção e Realização: Sarau Agência de Cultura Brasileira

foto: Silvana Marques

SERVIÇO

GONZAGÃO – A LENDA

Local: Theatro NET Rio – Sala Tereza Rachel (Rua Siqueira Campos, 143 – Sobreloja – Copacabana – Shopping Cidade Copacabana)

Temporada: 4 de julho a 1 de setembro.
Não haverá apresentações nos dias 25, 26, 27 e 28 de julho

Horário: Quinta, sexta e sábado às 21h. / Domingo às 20h
Ingresso: R$120,00 (plateia) R$ 90,00 (balcão)

Direito à meia entrada: menor ou igual a 21 anos; idosos com 60 anos ou mais; aposentados; professor da rede pública municipal; estudantes; cliente NET (até 4 ingressos por sessão); cliente O Globo (até 2 ingressos por sessão); portador de necessidades especiais; classe artística com DRT (até 1 ingresso por sessão).
Clientes Pão de Açúcar têm 30% de desconto em até 2 ingressos por sessão.

Classificação: 12 anos
Duração: 80 minutos
Capacidade do Teatro: 678 lugares
Telefone do teatro: (21)2147-8060 / 2148-8060
Vendas: Ingresso Rápido / consultem os pontos de vendas no site
Horário de funcionamento da bilheteria: 10h às 22h
Formas de pagamento: Todos CC / CB
Acessibilidade
Estacionamento no Shopping, entrada pela rua Figueiredo Magalhães, 598.
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário