sexta-feira, 7 de junho de 2013

CINESUL 2013 EXIBE 37 FILMES, NOS DIAS 07, 08 E 09/06/2013


O Cinesul 2013 – 20° Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo – chega ao seu primeiro final de semana recheado de boas opções para os espectadores nas mostras Competitivas (longas de ficção e documentário, curtas e médias de ficção e documentário), Criança, Arte e Eliseo Subiela.

Na sexta-feira, dia 7, o CCBB vai exibir filmes das mostras competitivas, Arte e um longa do homenageado desta edição do Cinesul, Eliseo Subiela – “No mires para abajo” passa às 19h30 na sala 2, e conta a história e o amadurecimento de Eloy, um adolescente que trabalha junto a seus pais distribuindo  lápides e figuras ornamentais nas sepulturas. O filme ganhou o prêmio Glauber Rocha de melhor filme latino-americano pelo público no Festival Internacional de Montreal em 2008, prêmio do público para melhor atriz e ator na Mostra de Cinema Ibero-americana de Madrid e melhor diretor no XIII Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, em 2008.

No sábado, dia 8, a programação começa às 13h30 na sala 2 do CCBB com o longa de documentário  mexicano “Mi amiga Bety”, em que a cineasta Diana Garay desvenda as circunstâncias em que sua amiga de infância foi condenada à prisão pelo assassinato da mãe dela. Às 14h, também no CCBB, começa a programação infantil, com exibição de quatro produções com censura livre, que é repetida no domingo, no mesmo horário.  Ainda no sábado, às 19h, é a vez de “El sexo de las madres”, um dos favoritos ao prêmio de melhor longa de ficção, dirigido pela argentina Alejandra Marino.

Já no domingo, 9, o grande destaque da programação é o filme “Paisajes devorados”, de Eliseo Subiela, que será exibido às 17h30 no CCBB e a sessão será seguida de debate com o diretor argentino. É o último filme dele, uma espécie de um falso documentário em que três jovens cineastas vão a um manicômio registrar a vida de um misterioso homem que diz ser cineasta e cujo perfil coincide com o de um diretor da década de 1960 que está desaparecido. Quem interpreta este cineasta veterano é Fernando Birri, o lendário diretor de Tire Dié (1960), filme-fundador do cinema novo argentino.

O festival acontece de até 16 de junho no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM). O evento é gratuito e patrocinado pelo Banco do Brasil.

Sexta, 07
CCBB Cinema 1
15h - LF La Cebra 94 min
La Cebra (México)
De J. Fernando León R.
2012
Leandro e Odón desejam se unir as forças revolucionarias de Álvaro Obregón. Para isso, viajam ao norte do país, numa zebra que encontram num ​circo falido, achando que se trata de um cavalo gringo. Durante a viagem, eles passam por várias aventuras: se escapam das mulheres que tentam escraviza-los, encontram o General Quesada, que quer fundar uma nova república, se perdem no deserto. Quando encontram o exército de Obregón, um coronel suspeita que são espiões de Villa e submete Leandro e Odón a um severo teste de lealdade.

17h - LD Belo Monte, anúncio de uma guerra 104 min
Belo Monte, Anúncio de uma Guerra (Brasil)
De André D' Elia
2012
Um filme financiado pelo público, do Xingu para o mundo. Trata-se de um envolvente documentário que tem como foco a luta dos povos indígenas por terra, respeito e preservação ambiental. O estopim foi a decisão do Governo de implantar a usina de Belo Monte, o que irá afetar o modo de vida de comunidades indígenas que dependem do Rio Xingu. Desse modo, este documentário questiona o modelo de desenvolvimento proposto para a Amazônia.

19h - LF Florbela 119 min
Florbela (Portugal)
De Vicente Alves do Ó
2012
Um retrato íntimo de Florbela Espanca: não de toda a sua vida cheia de sofrimento, mas de um   momento no tempo, em busca de inspiração. Uma mulher que viveu de forma intensa e não  conseguiu amar docemente.
CCBB Cinema 2

13h30 - LF A coleção invisível 89 min
A Coleção Invisível (Brasil)
De Bernard Attal
2012
Beto divide seu tempo entre festas e trabalhos sem futuro. Após a morte de seus amigos em um acidente de carro, ele retorna ao negócio familiar. Para resolver a crise financeira da loja de antiguidades, Beto viaja ao interior da Bahia, em busca de uma coleção de gravuras raras. Ali ele encontra Samir, um colecionador, e a sua família arruinada pela decadência das plantações de cacau mas unida por um trágico segredo.

15h30 - LD Moreno 94 min
Moreno (Argentina)
De Virna Molina e Ernesto Ardito
2013
O filme narra a curta, porém apaixonada vida de Mariano Moreno, sua morte misteriosa e como a historia oficial ocultou seu pensamento revolucionário. Em 1810, só com 30 anos de idade, Moreno foi líder do movimento revolucionário que lutou pela liberdade e pela igualdade em Sul América. Muitos arquivos de Moreno foram destruídos pelos seus descendentes e pelos mais importantes historiadores argentinos. Só ficaram espectros, sonhos e interpretações. Por isso, para narrar essa historia, os realizadores tencionaram as fronteiras entre documentário e ficção, num filme experimental, fantasmagórico e existencialista.

17h30 - LF El chico que miente 97 min
El chico que miente (Venezuela)
De Marité Ugas
2011
Um garoto de 13 anos inicia uma viagem pela costa da Venezuela e, para sobreviver, seduz as pessoas, reinventando para cada um a sua própria história numa tragédia de deslizamento. Pouco a pouco se irá revelando seu verdadeiro passado.

19h30 - ES No mires para abajo 85 min
No mires para abajo (Argentina)
De Eliseo Subiela
2008
Eloy é um adolescente que trabalha junto a seus pais. Seu trabalho consiste em distribuir lápides e figuras ornamentais nas sepulturas. Ao morrer seu pai, Eloy ve o tempo se acelerar, o que o levará a madurar em um mundo hostil e alheio. No caminho conhece Beatriz, uma jovem andaluz que, mediante o aprendizado de certas práticas sexuais, lhe permitirá aceder a regiões desconhecidas de seu espírito e da realidade. O filme ganhou o prêmio Glauber Rocha de melhor filme latino-americano pelo público no Festival Internacional de Montreal em 2008, prêmio do público para melhor atriz e ator na Mostra de Cinema Ibero-americana de Madrid e melhor diretor no XIII Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, em 2008.
Cinemateca do MAM

16h - AC Zino Ouvir o rio: uma escultura sonora de Cildo Meireles • 99 min
Zino (Brasil)
De Érico Elias
2012
Documentário sobre o pintor Zino que viveu nas cidades de Roma, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Realizado no início de 2011 e finalizado no início de 2012 o filme percorre o território da introspecção e procura desenhar um traço do pintor, de suas ideias e sua vida.

Ouvir O Rio: Uma Escultura Sonora de Cildo Meireles (Brasil)
De Marcela Lordy
2012
Cildo Meireles, em busca do som das principais bacias hidrográficas brasileiras para a construção da escultura sonora RIO OIR, criada a partir de jogo e articulação entre palavras e conceito. Da Foz do Iguaçu a Pororoca do Macapá, do Parque das Águas Emendadas a Foz do rio São Francisco, para depois, em estúdio de som, juntar os pedaços combinados à cacofonia das águas processadas pelo homem, e às gargalhadas humanas.

18h30 - AC Dominguinhos canta e conta Gonzaga Crisálida • 97 min
Dominguinhos canta e conta Gonzaga (Brasil)
De Maurício Machada
2012
O documentário “Dominguinhos canta e conta Gonzaga”, como o próprio nome diz, é uma viagem musical sobre a história do Rei do baião, Luiz Gonzaga, contada por seu seguidor e herdeiro musical mais próximo, Dominguinhos.
No filme, Dominguinhos conta algumas histórias que vivenciou ao lado de seu mestre Luiz Gonzaga, entre uma história e outra Dominguinhos canta músicas que representam passagens e ajudam a ilustrar a saga musical de Gonzagão.

Crisálida (Brasil)
De Thiago Brito e Rafael Saar
2012
A cantora Tetê Espíndola convida Hermeto Pascoal para uma participação em seu novo álbum: Crisálida: Craviola, copo d'água, piano, sanfona de sovaco, uma voz agudíssima e a desconstrução de uma guarânia.

Sábado, 08
CCBB Cinema 1
14h - CC Caranga – série animada • Somos todos Saci • Shave it •  De ontem • O Casamento da ararinha-azul • 50 min

CARANGA (Brasil)
Série de animação com diversas histórias de um simpático caranguejo.

SOMOS TODOS SACI
O Saci quer ser aceito no Paraíso dos mitos e lendas, mas mesmo sendo realmente uma lenda, o Portão (ser que tem vida e protege a entrada do paraíso), por preconceito, se fecha e não o deixa entrar. Ele então precisa reverter a situação e convencer o gigante dourado.
De Renato Leôncio de Oliveira
Brasil, 2012

SHAVE IT
Numa floresta onde maquinas escavadeiras gigantes desbastam a vegetação, um macaco acha um aparelho de barbear e decide usá-lo. Com aparência humana viaja à cidade e decide subir os escalões da sociedade.
Direção: Fernando Maldonado, Jorge Tereso
Argentina, 2012

DE ONTEM
O destino nos coloca escolhas fáceis. Mas as respostas quase nunca são as que procuramos.
Direção: Marcelo Tannure
Brasil, 2012

O CASAMENTO DA ARARINHA-AZUL
Uma emocionante história de amor e lealdade sobre uma Ararinha-azul, cujo marido é capturado por traficantes de animais em extinção, logo após o casamento. Ela contará com a ajuda de Ará, um menino mágico e da turma do Sacurá Futebol Clube, para reencontrar seu amado Ararinho.
Direção: Marcelo Branco
Brasil, 2012

15h - LD Gimme the power 80 min
Gimme the power (México)
De Olallo Rubio
2012
Através da história da banda de rock Molotov, o documentário traça um retrato do México dos dias de hoje, marcado pela crise, por uma democracia pouco eficaz e por um sentimento constante de falta de perspectivas. Neste sentido, a música rock aparece como a trilha de uma geração desiludida.

17h - LD Calafate, zoológicos humanos 96 min
Calafate, Zoológicos Humanos (Chile)
De Hans Mülchi Bremer
2011
No final do século XIX, quatro grupos originários do Fim do Mundo foram exibidos em "Zoológicos Humanos" da Europa, numa ação autorizada pelo governo chileno. Foram fotografados, e seus corpos medidos por científicos. Adoeceram de sarampo, varíola e sífilis; vários morreram. O historiador Christian Báez e o documentarista Hans Mülchi reconstituíram os episódios, viajando aos lugares de exibição e encontrando assombrosos descobrimentos.

19h - LF El sexo de las madres 95 min
El Sexo de las Madres (Argentina)
De Alejandra Marino
2012
Laura e Ana são irmãs de vida. Cada uma tem seguido o seu caminho, até que um dia, desde um belo povoado escondido, Ana faz uma ligação telefônica desesperada para Laura. Do reencontro das duas brota alegria, porém perambula e ameaça um perigo que nenhuma das duas quer nomear. Elas suspeitam que o homem que estuprou uma delas esta nas redondezas. Seus filhos adolescentes, Roberta e Juan, se gostam e quando uma menina é violentada, elas rompem o silêncio.
CCBB Cinema 2

13h30 - LD Mi amiga Bety 87 min
Mi Amiga Bety (México)
De Diana Garay
2012
Bety, minha amiga de infância, foi condenada em setembro de 2004 a 30 anos de prisão acusada do assassinato da mãe dela. Através deste documentário tento entender as circunstancias pelas quais Bety perdeu sua liberdade. Bety e eu somos parte desta historia que vou contar e que certamente mudou nossas vidas.

15h30 - LD Blackie: una vida en blanco y negro 107 min
Blackie: una vida en blanco y negro (Argentina)
De Alberto Ponce
2012
Paloma Efron, mais conhecida como “Blackie”, foi uma das mulheres argentinas mais destacadas do século XX, principalmente pelas suas contribuições ao desenvolvimento da televisão. Poucos conhecem sua iniciação como cantora de jazz ou suas incursões no cinema e no teatro. Este documentário procura nos lembrar não só da imagem de uma jornalista singular mas do profissionalismo que manteve durante a sua longa trajetória, evocando-a através duma das suas habilidades mais destacadas: a conversação.

17h30 - LF La Cebra 94 min
La Cebra (México)
De J. Fernando León R.
2012
Leandro e Odón desejam se unir as forças revolucionarias de Álvaro Obregón. Para isso, viajam ao norte do país, numa zebra que encontram num ​circo falido, achando que se trata de um cavalo gringo. Durante a viagem, eles passam por várias aventuras: se escapam das mulheres que tentam escraviza-los, encontram o General Quesada, que quer fundar uma nova república, se perdem no deserto. Quando encontram o exército de Obregón, um coronel suspeita que são espiões de Villa e submete Leandro e Odón a um severo teste de lealdade.

19h30 - ES Rehén de ilusiones 80 min
Rehén de ilusiones (Argentina)
De Eliseo Subiela
2010
Pablo é um escritor de 60 anos que, por acaso, encontra-se com Laura, uma ex-aluna que agora tem 35. Ela estava apaixonada por ele quando era seu professor, na faculdade. Agora irromperá na vida de Pablo de forma ousada e ardente, fazendo-lhe redescobrir sua sexualidade e permitindo a ilusão de voltar a sua juventude.

Domingo, 09
CCBB Cinema 1
14h - CC Caranga – série animada • Somos todos Saci • Shave it •  De ontem • O Casamento da ararinha-azul • 50 min

CARANGA (Brasil)
Série de animação com diversas histórias de um simpático caranguejo.

SOMOS TODOS SACI
O Saci quer ser aceito no Paraíso dos mitos e lendas, mas mesmo sendo realmente uma lenda, o Portão (ser que tem vida e protege a entrada do paraíso), por preconceito, se fecha e não o deixa entrar. Ele então precisa reverter a situação e convencer o gigante dourado.
De Renato Leôncio de Oliveira
Brasil, 2012

SHAVE IT
Numa floresta onde maquinas escavadeiras gigantes desbastam a vegetação, um macaco acha um aparelho de barbear e decide usá-lo. Com aparência humana viaja à cidade e decide subir os escalões da sociedade.
Direção: Fernando Maldonado, Jorge Tereso
Argentina, 2012

DE ONTEM
O destino nos coloca escolhas fáceis. Mas as respostas quase nunca são as que procuramos.
Direção: Marcelo Tannure
Brasil, 2012

O CASAMENTO DA ARARINHA-AZUL
Uma emocionante história de amor e lealdade sobre uma Ararinha-azul, cujo marido é capturado por traficantes de animais em extinção, logo após o casamento. Ela contará com a ajuda de Ará, um menino mágico e da turma do Sacurá Futebol Clube, para reencontrar seu amado Ararinho.
Direção: Marcelo Branco
Brasil, 2012

15h - LD Moreno 94 min
Moreno (Argentina)
De Virna Molina e Ernesto Ardito
2013
O filme narra a curta, porém apaixonada vida de Mariano Moreno, sua morte misteriosa e como a historia oficial ocultou seu pensamento revolucionário. Em 1810, só com 30 anos de idade, Moreno foi líder do movimento revolucionário que lutou pela liberdade e pela igualdade em Sul América. Muitos arquivos de Moreno foram destruídos pelos seus descendentes e pelos mais importantes historiadores argentinos. Só ficaram espectros, sonhos e interpretações. Por isso, para narrar essa historia, os realizadores tencionaram as fronteiras entre documentário e ficção, num filme experimental, fantasmagórico e existencialista.

17h - LD El retrato peruano del Peru • 70 min
Retrato Peruano del Perú (Peru)
De Carlos Sanchez e Sofia Velázquez
2012
Eva é uma jovem fotógrafa que busca se encontrar nas imagens. Miguel, um pintor com o mágico poder de transformar o retrato de seus clientes e oferecer a eles o que desejam ser. Johnny é um errante vendedor peruano que percorre ruas mexicanas oferecendo historias e lembranças. Três relatos de busca, emoldurados pela pintura e pela realidade latino-americana que os maravilha e supera.

19h - LF La llamada 76 min
La llamada (Equador/Argentina/Alemanha)
De David Nieto Wenzell
2011
Aurora recebe um telefonema do diretor do colégio de seu filho de 14 anos para avisá-la sobre a decisão de expulsá-lo no último dia de aulas. No seu intento por chegar à escola de Nicolás, ela terá que afrontar suas obrigações como publicitaria, filha, irmã e mãe divorciada. Entretanto Nico se debate com os conflitos de ter que crescer. Uma cidade caótica e um sistema educativo obsoleto, em que mãe e filho estão presos.
CCBB Cinema 2

13h30 - LD Gimme the power 80 min
Gimme the power (México)
De Olallo Rubio
2012
Através da história da banda de rock Molotov, o documentário traça um retrato do México dos dias de hoje, marcado pela crise, por uma democracia pouco eficaz e por um sentimento constante de falta de perspectivas. Neste sentido, a música rock aparece como a trilha de uma geração desiludida

15h30 - LD Mataram meu irmão 77 min
Mataram meu irmão (Brasil)
De Cristiano Burlan
2013
Na noite de 5 de outubro de 2001, Rafael Burlan é assassinado com sete tiros pelas costas, no Capão Redondo, bairro da capital paulista. O documentário busca reconstruir através de relatos de parentes e amigos o que foi o assassinato e suas consequências no trágico destino dessa família.

17h30 - ES Paisajes devorados 75 min. Sessão seguida de debate com Eliseu Subiela.
Paisages Devorados (2012)
De Eliseo Subiela
Argentina
Três jovens se propõem realizar um filme sobre um suposto diretor de cinema que reside em uma clínica em Buenos Aires. O homem desapareceu do circuito cinematográfico depois que uma jovem atriz foi assassinada, nos anos 60.
Cinemateca do MAM

16h - AC Retângulos brancos João Baptista da Luz dos Pinhais •  104 min
RETÂNGULOS BRANCOS (Brasil)
De  Giu Jorge e Pedro Curi
2012
Aborda a experiência do espectador em sessões de cinema inclusivas – projeções realizadas em lugares de difícil acesso ao circuito exibidor comercial ou que tenham como objetivo a inclusão social. O documentário visita cinco projetos que acontecem em Aperibé, Arraial do Cabo, Niterói, Paracambi e Rio de Janeiro.

JOÃO BAPTISTA DA LUZ DOS PINHAIS (Brasil)
De Estevan Silvera
2012
Documentário sobre o multi-artista e cineasta João Batista Groff, pioneiro na documentação de fatos históricos e eventos ocorridos no Brasil entre 1920 e 1950. Groff realizou os principais registros sobre a Curitiba do início do Século XX, e participou da criação na construção da história do Estado do Paraná.

18h - AC Folclore (LP) Esse amor que nos consome • 94 min
FOLCLORE (Cuba)
De Marinetti Pinheiro
2011
Uma aula de dança afro-cubana na Escola Nacional de Arte (ENA), revela o processo de formação dos bailarinos em dança folclórica na ilha, através do trabalho da professora de dança Anaylen.

ESSE AMOR QUE NOS CONSOME (Brasil)
De Allan Ribeiro
2012
Gatto e Barbot são companheiros de vida há mais de 40 anos e acabam de se instalar em um casarão abandonado no Centro do Rio de Janeiro. Ali, eles passam a viver e ensaiar com sua companhia de dança. A luta do dia a dia se mistura à criação artística e à crença em seus orixás. Através da dança eles se espalham pela cidade, marcando seus territórios.

Legenda:
LD – Longa Documentário
LF – Longa Ficção
CD – Curta Documentário
CF – Curta Ficção
ES – Eliseo Subiela
AC – Arte Cinesul
CC – Cinesul Criança

A História do Cinesul
O Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo foi criado, em 1994, no Rio de Janeiro como uma mostra de cinema e vídeo dos países do Mercosul, a partir de iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil, tendo ampliado seu alcance já em sua terceira edição. Ao longo desses anos, cresceu e se estabeleceu definitivamente como uma vitrine da produção cinematográfica latino-americana. Desde a edição de 2006 passou a aceitar nas mostras competitivas trabalhos da Península Ibérica e, desde o ano 2008, filmes em todos os suportes.

Em 2012 competiram 69 obras, sendo 17 longas-metragens - oito documentários e nove de ficção - e 52 médias e curtas-metragens - 23 documentários e 29 ficcionais – tendo sido exibidos cerca de 240 produções. Do Brasil foram 33 trabalhos, entre eles, duas coproduções uma com Portugal e uma com a Argentina. Os outros 36 foram de 12 países, sendo 13 da Espanha, seis da Argentina, três do México, dois de Cuba, dois da Venezuela, dois de Portugal, dois do Chile, dois da Colômbia, um do Equador, e três coproduções: El Salvador-México, Porto Rico-Espanha e México-Alemanha.

O filme português “A Vingança de uma mulher”, de Rita Azevedo Gomes, foi escolhido pelo júri oficial o melhor longa-metragem de ficção da 19ª edição do Cinesul. “Carta para o futuro” – uma coprodução entre Brasil, Portugal e Alemanha –, de Renato Martins; e “Maria en tierra de nadie”, de Marcela Zamora, coprodução de El Salvador e México dividiram o prêmio oficial de melhor documentário. Ainda nesta categoria, o espanhol “La Plaza”, de Adriano Morán, levou menção honrosa.

Na categoria Videosul – curtas e médias-metragens – o vencedor entre os filmes de ficção foi “Les Bessones del Carrer de Ponent”, da Espanha, dirigido por Marc Riba e Anna Solanas. Entre os documentários, o premiado foi “Diálogos”, filme brasileiro dirigido por Alice Riff. As menções honrosas na categoria ficção foram para “Nuvem”, de Basil da Cunha, uma coprodução Portugal/Suíça, e para o colombiano “Benjamín en Tecnicolor”, de Ángela Tobón Ospina e Juan David Gil Palacio. O brasileiro “Elogio da Graça”, de Joel Pizzini, ganhou menção honrosa na categoria documentário.

No voto popular, os vencedores foram a ficção “La Sublevacion”, coprodução Brasil/Argentina, de Raphael Geyer Aguinaga; e o documentário espanhol “Los Ojos de la Guerra”,  de Roberto Lozano Bruna. No Videosul foram premiados os brasileiros “Cárcere Privado”, de Oscar R. Júnior e Melissa Lipinski, e “Clementina de Jesus: Rainha Quelé”, de Werinton Kermes, nas categorias ficção e documentário, respectivamente.

O Cinesul é fruto do trabalho da Pulsar Artes e Produção, empresa fundada pela pesquisadora e jornalista Ângela José do Nascimento, e agora dirigida pelo produtor e pesquisador Leonardo Gavina.

Serviço
 
20º Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo
De 4 a 16 de junho – Entrada franca

Locais

CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 - Centro/RJ
Cinemateca do Museu de Arte Moderna - Av Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo/RJ

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário