segunda-feira, 10 de junho de 2013

CAIXA CULTURAL RIO RECEBERÁ O ESPETÁCULO "OBSESSÃO"

A peça é uma comédia passional que conta 
a história de amizade e de rivalidade 
entre duas mulheres

foto: Dalton Valerio

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 27 de junho a 7 de julho, a peça Obsessão, que narra a amizade e rivalidade, de toda uma vida, entre duas mulheres. A história das amigas Lívia e Marina é apenas o ponto de partida para investigar o universo feminino e suas sutilezas. Com texto de Carla Faour e direção de Henrique Tavares, o espetáculo tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

O roteiro investiga, com muito humor, o universo feminino e amoroso, e fala de assuntos que afligem a todos, como as relações afetivas, sonhos, frustrações, realização profissional, maternidade, padrões de beleza, autoestima, casamento e solidão. O texto faz uso do narrador, recurso muito usado nos folhetins. Com olhar crítico e poético, aliado a um humor irônico, o narrador é o mestre de cerimônias que conduz o público pela saga dessas duas mulheres. A trama, contada de maneira original, subverte a ordem cronológica e tem um final surpreendente.

O texto de “Obsessão” é inédito e nasceu nas páginas de um site pioneiro Drama Diário, formado por sete dramaturgos com forte atuação na cena contemporânea do Rio de Janeiro. A peça foi escrita a partir de postagens semanais, o que permitiu que os internautas acompanhassem os 15 capítulos, durante quatro meses. A história teve grande êxito, com um grande aumento do número de visitas ao site.

Grande parte da ação se passa em Lisboa. A cidade simboliza a ligação mais forte com nossos antepassados, laços afetivos e consanguíneos. Embora, Lívia e Marina não tenham nenhuma relação de parentesco, são tão próximas como duas irmãs, rivais como inimigas de guerra, estão conectadas desde todo o sempre. Inexplicavelmente, pelo destino, explica Carla Faour. Obsessão é um daqueles espetáculos difíceis de classificar, quando o riso e a emoção embaralham os sentimentos, completa.

Carla Faour e Henrique Tavares são dois artistas atuantes no teatro carioca, com trabalhos voltados para a dramaturgia original contemporânea, e têm 17 espetáculos no currículo. “Obsessão” recebeu o prêmio APTR 2012 de Melhor Autor, duas indicações ao Prêmio Shell, Melhor Autor e Melhor Diretor, Prêmio FITA de Melhor Autor, indicação ao Prêmio APTR de Melhor Atriz Coadjuvante e duas indicações ao prêmio FITA: Melhor Diretor e Melhor Atriz.


Ficha técnica

Texto: Carla Faour
Direção: Henrique Tavares
Elenco: Ana Baird, Anderson Cunha, Carla Faour, Celso Taddei e Daniel Belmonte
Cenário: Henrique Tavares
Iluminação: Aurélio de Simoni
Figurino: Clara Rocha
Realização: Janeiro Produções Artísticas
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Serviço

Espetáculo Obsessão

Duração: 1 hora e 20 minutos
Data: de 27 de junho a 7 de julho de 2013 (quinta-feira a domingo)
Horário: 19h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Informações: (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: 176 lugares (4 para cadeirantes)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: CAIXA Cultural
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário