sexta-feira, 17 de maio de 2013

TRE/RJ ABRE POSTO NO CENTRO DO RIO PARA RECADASTRAR ELEITORES DE NITERÓI

Com o Centro Cultural da Justiça Eleitoral,
recadastramento biométrico passa a oferecer 
                       três locais para atendimento

kits biométricos no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, no Rio de Janeiro

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) abrirá na  segunda-feira (20/05/2013), no Centro do Rio de Janeiro, um posto de atendimento para eleitores de Niterói realizarem o recadastramento biométrico eleitoral obrigatório. A unidade funcionará no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), na Rua 1º de Março, 42, das 11h às 19h, e terá 14 kits biométricos para o trabalho. Para serem atendidos, os eleitores precisam fazer o agendamento pelo site Biometria.

 - Sabemos que grande parte dos moradores de Niterói trabalha no Rio de Janeiro. A abertura de um posto no CCJE irá facilitar a vida desses eleitores para que fiquem em dia com a Justiça Eleitoral, afirma a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), desembargadora Letícia Sardas.

Com a novidade, os moradores de Niterói passam a contar com três opções para realizarem o recadastramento biométrico. Além do CCJE, é possível também agendar para ser atendido no Fórum da Região Oceânica, na Estrada Caetano Monteiro, s/nº, em Pendotiba. Já o Ginásio do Estádio Caio Martins, na Rua Presidente Backer, Santa Rosa, é o único posto que atende tanto com horário marcado como sem agendamento. Obrigatório para 376.021 eleitores do município, o recadastramento será realizado até o dia 31 de outubro. Durante o período da biometria, a Central de Atendimento ao Eleitor de Niterói terá suas atividades suspensas. As operações cadastrais de nova inscrição, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados e segunda via serão exclusivamente realizadas nos três postos do recadastramento.
 
Para organizar o atendimento, o TRE-RJ recomenda que, no mês de maio, compareçam aos postos de recadastramento, preferencialmente, os eleitores nascidos em janeiro e fevereiro; em junho, os nascidos em março e abril, e assim por diante. Para fazer o recadastramento, o eleitor deverá levar documento de identidade, comprovante de residência atual, título de eleitor e CPF, se possuir. No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos deverão levar também o comprovante de quitação militar. Durante o atendimento, o eleitor será fotografado e terá suas impressões digitais coletadas.
 
O recadastramento é obrigatório inclusive para os eleitores cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. Quem deseja transferir o título de eleitor para a cidade ou reside em Niterói e deseja tirar o título pela primeira vez também deve comparecer a um dos postos de atendimento. Só estão dispensados os 6.752 eleitores que já haviam tido os dados biométricos coletados pela Central de Atendimento ao Eleitor do município.

Eleitores faltosos

Aqueles que deixaram de votar e justificar a ausência ou faltaram aos trabalhos eleitorais precisam pagar as respectivas multas antes de realizar o recadastramento biométrico. Para tanto, poderão obter a guia de pagamento da multa nos três postos de atendimento ou em qualquer das 249 zonas eleitorais fluminenses. Os eleitores de Niterói que não fizerem o recadastramento biométrico até 31 de outubro terão o título cancelado. Com isso, além de ficarem impedidos de votar nas próximas eleições, não poderão tirar passaporte e CPF, prestar concurso público, obter empréstimos em bancos oficiais, receber remuneração, se for funcionário público, e renovar matrícula em escolas e universidades oficiais.

Serviço:

Onde se recadastrar:

- Estádio Caio Martins: Rua Presidente Backer, Santa Rosa - Niterói/RJ, das 9h às 17h, de segunda a sexta.

- Fórum da Região Oceânica: Estrada Caetano Monteiro, s/n, em Pendotiba - Niterói/RJ, das 11h às 18h (apenas com agendamento).

- Centro Cultural da Justiça Eleitoral: Rua 1º de Março, n° 42 - Centro/RJ, das 11h às 19h (apenas com agendamento).

fonte: assessoria de imprensa do TRE/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário