quinta-feira, 23 de maio de 2013

TEATRO MUNICIPAL CAFÉ PEQUENO RECEBE ESPETÁCULO DA PROBÁSTICA COMPANHIA DE TEATRO, EM CURTA TEMPORADA

TEMPORADA POPULAR

Probástica Companhia de Teatro em

(des)conhecidos

Direção e texto de Igor Angelkorte

De 24 de maio a 09 de junho no Teatro Café Pequeno


A partir de 24 de maio o Teatro Municipal Café Pequeno recebe (des)conhecidos, uma peça que reflete sobre o amor em tempos de Facebook, Twitter e Instagram. Com texto e direção de Igor Angelkorte, o espetáculo pretende expor a qualidade e profundidade das relações de afeto para uma geração que cresceu acostumada a resolver todas as questões cotidianas pela web.

Podemos ter 821 amigos no facebook, 1.500 seguidores no twitter e 735 e-mails na caixa eletrônica, mas com quantas pessoas nos relacionamos de fato? Esse questionamento reflete diretamente a geração y, conhecida como a geração do milênio e da internet. Segundo especialistas, eles querem dar sentido à vida, e rápido, enquanto fazem outras tantas coisas ao mesmo tempo.

Muito se tem discutido sobre como as relações afetivas de nosso tempo acompanham o ritmo da sociedade do consumo e sobre como vivemos num ambiente de inconstância, onde nada mais é duradouro, tudo se renova rapidamente.

A montagem retrata a história de dois estranhos que, através de um site de encontros, iniciam um relacionamento casual, de vínculos afetivos flexíveis, sem garantias ou laços rígidos. O que a peça [des]conhecidos apresenta não é apenas uma história de amor, mas sim, uma história sobre o amor no novo milênio.  Formada por atores entre 22 e 26 anos e refletindo sobre sua geração com o olhar de quem enxerga a juventude de dentro, a Probástica Companhia de Teatro reestreia seu primeiro trabalho.



Versão homossexual

Neste ano, a peça tem duas versões. O espetáculo é encenado pelos atores Igor Angelkorte e Chandelly Braz. Por vezes, porém, Samuel Toledo entra em cena com Angelkorte para mostrar que o sentimento pode ser o mesmo entre casais héteros ou gays.

SINOPSE

[des]conhecidos
narra a história de um jovem casal em busca do modelo ideal de relacionamento.  Através de um site de encontros, iniciam uma relação casual, sem garantia ou laços rígidos. No caminho esbarram em suas fragilidades e inseguranças e passam a questionar seus conceitos sobre o amor.


SOBRE [DES]CONHECIDOS

O espetáculo estreou em 2011, com quatro apresentações realizadas no Galpão Gamboa, no Rio de Janeiro, realizadas com recursos próprios. Neste mesmo ano, ainda sem nenhum tipo de apoio ou patrocínio, foi escolhido um espaço alternativo em Ipanema, chamado Barteliê (um bar que funciona dentro de um apartamento), para a realização de uma temporada intimista, com duração de 3 meses (outubro a dezembro).
Em 2012, a Probástica Cia. de Teatro foi convidada a ocupar o espaço Café do Teatro Glaucio Gil (Copacabana), em uma temporada que se estendeu de abril a julho. Em julho, o espetáculo seguiu como convidado para o 12o. Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, com seis apresentações esgotadas no CCBB Brasília (e outras duas apresentações extras também esgotadas!).
Com o sucesso das apresentações no Rio e Brasília, o trabalho foi contemplado com Circuito Estadual das Artes, da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, realizando apresentações em Búzios (RJ), Mangaratiba (RJ) e São João da Barra (RJ). 
Atualmente, a Cia. se prepara para reestrear uma 4a. Temporada no Rio de Janeiro, de 24 de maio a 09 de junho, no Teatro Café Pequeno (Leblon), com recursos oriundos do FATE (Fundo de Apoio ao Teatro do município do Rio de Janeiro). 


CURRÍCULOS

Igor Angelkorte – Formado pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), Igor participou de “O Casamento”, de Nelson Rodrigues, com direção de Inez Viana; “O Telescópio”, de Jorge Andrade, com direção de Ivone Hofman; “Da Carta ao Pai”, de Alessadra Gélio; e foi protagonista da peça “Do Artista quando Jovem”, de Pedro Kosovski e direção de Marco André Nunes. Integrou a companhia teatral “Agora”, dirigida por Claudia Mele e recentemente, junto com Chandelly Braz, Lívia Paiva e Samuel Toledo, fundou a Probástica Companhia de Teatro. Em 2012 também integrou o elenco das peças “Antes que você me toque”, de Ivan Sugahara e “Fã-Clube”, de Renato Livera (como ator convidado pela Cia. Fisico de Teatro)

Chandelly Braz
– Iniciou a carreira em Recife onde trabalhou com os diretores Lúcio Lombardi na peça “O Crime do Padre Amaro” e Samuel Santos em “O Auto da Barca dos Mundos”, entre outros. Na TV, protagonizou a minissérie “Cruzamentos Urbanos”, veiculada em todo nordeste. No Rio de Janeiro, cursou a CAL e fez parte do elenco da peça “Clandestinos”, com texto e direção de João Falcão, cuja montagem deu origem ao seriado “Clandestinos –
O sonho começou”, na TV Globo em 2010. Em 2012, compôs o elenco da novela das 19h da Rede Globo, “Cheias de Charme”, dando vida à personagem Brunessa. Atualmente está gravando o remake de Saramandaia, onde assume o papel da personagem Marcina que, na primeira versão da novela, foi interpretado por Sônia Braga. 

Samuel Toledo - Ator e músico, iniciou sua carreira em Belo Horizonte com a peça "Comer ou não Comer, eis o Pirão", uma adaptação de "O Partirião" de Luiz Alberto de Abreu dirigido por Sergio Rezi. No Rio se formou na CAL - Casa das Artes de Laranjeiras, atuou em "Alvodoamor" dirigido e escrito por João Fonseca e Vinicius Arneiro, trabalhou como assistente de direção de Adriano Garib na peça "Tentativas contra a vida dela" de Martin Crimp. Como músico participou da peça "Marat-Sade" de Peter Weiss dirigida por Luiz Furlanetto e na sua atual companhia, Probástica Companhia de Teatro, trabalhou como diretor musical e músico na peça "[Des]conhecidos". Entre workshops e espetáculos, trabalhou com Adriano Garib, Cécil Thiré, Celina Sodré.

Lívia Paiva - Formada pela Casa das Artes de Laranjeiras em 2010. É uma das fundadoras da Probástica Cia. De Teatro junto com Chandelly Braz, Igor Angelkorte e Samuel Toledo. Fez assistência de direção, fotografia e produção da primeira peça da companhia “[des]conhecidos”, que ficou em cartaz na Gamboa e Barteliê. Fez intercâmbio para a Universidade de Paris VIII, onde além da participação em um Festival de monólogos, fez dois cursos de mímica corporal de Étienne Decroux, com Yves Marc e Corinne Soum. Ainda em 2011, estreou como atriz o espetáculo “Leve-me assim” com direção de Vitor Barbarisi no Solar de Botafogo e fez parte do projeto “Viagens Imaginárias” da SBAT, sob supervisão de Aderbal Freire Filho e com direção de Thierry Tremouroux. Em 2010, integrou o elenco de “Relações Perigosas”, dirigido por Marcelo Morato e ingressou no grupo de pesquisa “Brecha Coletivo”. Em 2012 faz assistência de direção de Ivan Sugahara no espetáculo “Antes que você me toque”. Trabalhou ou estudou entre workshops e espetáculos com Enrique Diaz, Cecil Thiré, Antônio Amâncio, Celina Sodré, Adriano Garib, Julio Adrião e Nuno Gil.


SERVIÇO

Local: Teatro Municipal Café Pequeno (Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon)
Informações: (21) 2294-4480
Bilheteria: de quarta a domingo, das 16h às 20h
Horários:  
sextas, às 20h30; 
sábados e domingos (duas sessões), às 18h e às 20h30.
 
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia)
Duração: 70 minutos
Classificação Etária: 18 anos
Capacidade: 100 lugares
Temporada: de 24 de maio a 09 de junho de 2013


Ficha Técnica

Direção e texto: Igor Angelkorte
Elenco: Chandelly Braz, Igor Angelkorte e Samuel Toledo
Diretores Assistentes: Samuel Toledo e Lívia Paiva
Direção Musical: Antonio Ibrahine e Samuel Toledo
Músicos: Samuel Toledo, Rafael Macedo e Guilherme Menezes
Cenografia: Junio Santana, Gabi Windmuller e Mathias do Valle.
Iluminação: Diego Diener
Figurino: Luiza Fardin
Colaboração Artística: Felipe Barenco, Diego de Angeli e Lavinia Bizzotto
Atriz Stand-in: Lívia Paiva
Comunicação Visual: Fernando Nicolau
Fotografia: João Julio Mello e Pedro Curi
Concepção e Direção de Arte: Fernando Nicolau
Produção de Fotografia: Luiza Fardin
Produção Executiva: Marcela Casarin
Produção: Marcela Casarin, Rilson Baco e Fernanda Crispi
Idealização: Igor Angelkorte
Realização: Probástica Companhia de Teatro
Produção: Mãe Joana Filmes e Produções
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário