segunda-feira, 6 de maio de 2013

MOSTRA DE TEATRO "TIRADENTES EM CENA" MOVIMENTA CIDADE MINEIRA, HOMENAGEANDO O GRUPO GALPÃO


 
Considerada um dos principais pólos turísticos do país, a charmosa Tiradentes receberá a partir do dia 11 de maio sua primeira mostra de teatro, reunindo espetáculos que exibirão um rico e diverso panorama atual das artes cênicas brasileiras. Composta por quatro cenas que ocuparão vários pontos da cidade durante oito dias, o “Tiradentes em Cena” contará com nove espetáculos adultos, oito peças para o público infantil e uma extensa programação gratuita que inclui debates, exposição, teatro de rua, intervenções, leituras dramatizadas, palestras e oficinas. 
 
A abertura do evento ficará por conta do Grupo Galpão, que levará Till, A Saga de um herói torto para uma apresentação ao ar livre na praça principal de Tiradentes. O SESI Centro Cultural Yves Alves abrigará a exposição comemorativa dos 20 anos do Grupo de Teatro Oficina Entre&Vista. O espaço também receberá peças aclamadas pela crítica nacional em uma programação diária. 
 
- Tiradentes tem uma vocação reconhecida para receber eventos de grande  porte por  sua excelência na área hoteleira e gastronômica. Além da própria cidade contar com um belo cenário, que inclui casarios muito bem preservados e a Serra de São José que cerca a cidade. Quando pensamos no nome, queríamos que a cidade estivesse em cena, assim como os artistas que passarão por Tiradentes neste período -– diz Aline Garcia, idealizadora do projeto.
 
Debates, workshops e espetáculos reconhecidos pela crítica
 
A primeira edição da mostra Tiradentes em Cena contará com uma mesa de debate mediada pelo diretor do Grupo Galpão Chico Pelúcio, em que será discutido o papel das companhias de teatro no cenário cultural brasileiro e terá a presença de grupos locais. Música e poesia também estarão presentes na apresentação de Poema Bar, projeto luso-brasileiro do ator Alexandre Borges em que recita poemas de Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa ao lado do pianista português João Vasco e das cantoras Mariana de Moraes, neta de Vinícius, e Sofia Vitória, cantora portuguesa.
 
Com o objetivo de provocar reflexão e discussões, além de estimular a produção teatral local e a formação e aperfeiçoamento técnico dos profissionais, a mostra contará com a Cena Encontro. Alunos do curso de artes cênicas da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) apresentarão trabalhos desenvolvidos dentro da academia. A Cena também terá Leitura Dramatizada. 
 
Cenas marcam estreia da mostra  
 
Colocar a cidade de Tiradentes em cena durante todo o evento foi um dos objetivos da organização da mostra. Inserir as artes cênicas de forma que  comungue com o contexto arquitetônico e histórico e promova a integração entre artistas, população, turistas e moradores. Divididas em cenas, a mostra terá um amplo recorte. A Cena de Sucesso levará para a cidade espetáculos consagrados pela crítica e sucesso de público; a Cena Encontro fará com que artistas locais e universitários apresentem seus trabalhos; a Cena Infantil levará uma nova perspectiva não só para as  crianças, como também para os pais;  e finalizando, a Cena Paralela promoverá debates e oficinais para quem quer pensar teatro.
 
Para aproveitar ao máximo a vocação de Tiradentes em receber eventos e novas ideias, a mostra estará presenta não só no SESI Centro Cultural Yves Alves, mas também em espaços alternativos, como a Biblioteca do Ó, Museu da Liturgia, Museu Padre Toledo, além das interferências artísticas que acontecerão em pontos históricos da cidade.

- Já apresentamos o Poema Bar em algumas capitais do País, mas é a primeira vez em Minas. A expectativa é sempre grande quando se participa de um festival e ainda mais com uma apresentação ao ar livre – avalia o ator Alexandre Borges. 
 
FICHA TÉCNICA

Idealização: Aline Garcia
Realização: Oficina de Teatro Entre&Vista
Coordenação Geral: Aline Garcia e Fábio Amaral
Coordenação Executiva: Lais Vitral
Coordenação de Produção: Ymbu Entretenimento
Coordenação de Logística: Libertas Turismo Receptivo
Produção: Fabrício Chianello
Assistente de Produção: Rodrigo Rosado e Fernanda Alencar
Curadoria Infantil: Bernardo Rohrman
Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias Comunicação
Designer Gráfico: Gina Mesquita
Web designer: Frederico Lopes e Otávio Boari
Filmagem: ERA – Empório de Relacionamentos Artísticos
Apoio:    Globo Minas, Localiza, ASSET, Tiradentes Mais, ACI-Del Rei, Revista Encontro,  Vitral Bureau Cultural, Pequena Tiradentes e Companhia de Inventos.  

 
SERVIÇO
TIRADENTES EM CENA

de 11 a 18 de maio de 2013
Local: Tiradentes (MG)
Confiram os horários e a programação no site: Tiradentes em Cena

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário