terça-feira, 14 de maio de 2013

CAIXA CULTURAL RIO SERÁ PALCO DE CICLO DE PALESTRAS SOBRE MÚSICA POPULAR CONTEMPORÂNEA

Encontro vai reunir músicos, críticos 
e pesquisadores da música popular brasileira

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 23 a 26 de maio (quinta-feira a domingo), das 18h30 às 21h, o projeto Música popular: O elogio da mistura, ciclo de palestras que vai falar sobre Música no mundo atual, a partir da análise de estilos diversos como o Rock, Blues, Samba, Bossa Nova, Jazz, Choro, Maracatu, Rumba, Bolero e a música eletrônica. O projeto, com curadoria de Antônio Carlos Miguel, tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Os palestrantes convidados Nei Lopes, Ivan Conti “Mamão”, Alvin L. e Marcos Valle apresentam, em quatro encontros, como a melhor música popular contemporânea nasceu e cresceu, a partir do encontro de diferentes culturas. Além de abordar as novas tecnologias que surgiram a partir do início do século XX, que possibilitaram ampliar a difusão do disco, do cinema e da radiodifusão para todo o mundo. Os debates também destacarão o papel da internet no novo processo de troca de informação.

Em cada dia, acontecem palestras com os temas “No início era a África”, “Brasil redescoberto por DJs”, “Rock no Brasil” e “O Bate-bola entre Jazz e Bossa Nova”, com mediação do jornalista e crítico de música, Antônio Carlos Miguel, e do cineasta e produtor musical e Luiz Fernando Borges.

As palestras são gratuitas e as vagas limitadas, de acordo com a lotação do Cinema. Os interessados devem retirar a senha, na bilheteria da CAIXA Cultural, uma hora antes de cada palestra.


Programação
Palestra: No início era a África
Data: 23 de maio de 2013 (quinta-feira)
Tema Abordado: Críticos e historiadores são unânimes em apontar os Estados Unidos, Brasil e Cuba como os três mais influentes países produtores de música popular no mundo. Em comum entre eles, a influência da cultura africana, que, fundida a diferentes gêneros, nascidos na Europa, resultou no blues, jazz, rock, samba, choro, maracatu, rumba e bolero.
Palestrante: Nei Lopes (sambista, compositor, escritor e pesquisador)

Palestra: Brasil redescoberto por DJs
Data: 24 de maio de 2013 (sexta-feira)
Tema abordado: A partir dos anos 1990, DJ ingleses, japoneses e americanos, que garimpavam velhos LP em sebos cariocas e paulistanos, deram novo impulso às carreiras de artistas como Joyce, Marcos Valle, João Donato, Azymuth, Arthur Verocai, gente que fazia uma sofisticada mistura de samba, bossa nova e jazz, quase sem espaço no Brasil.
Palestrante: Ivan Conti “Mamão” (músico)

Palestra: Rock no Brasil
Data: 25 de maio de 2013 (sábado)
Tema abordado: As primeiras versões do gênero aconteceram ainda nos anos 1950, nas vozes de Nora Ney e Cauby Peixoto, mas só a partir da Jovem Guarda o rock ganhou uma identidade brasileira, além da simples tradução. Desde então, os artistas brasileiros, que se dedicam ao rock, transitam entre aproximações com as novas tendências do gênero e fusões com ritmos regionais. Quase sempre, quem mais acerta são os “antropofágicos”, numa lista que passa por Mutantes, Novos Baianos, Raul Seixas, Cazuza, Paralamas e Los Hermanos, entre outros.
Palestrante: Alvin L. (músico e compositor)

Palestra: O bate-bola entre Jazz e Bossa Nova
Data: 26 de maio de 2013 (domingo)
Tema abordado: O jazz e os “standards” da canção americana estão entre os elementos que influenciaram os artistas que, no Brasil dos anos 1950, criaram a bossa nova. A partir dos anos 1960, no entanto, a bossa nova deu novo fôlego ao jazz e ao pop em geral, abrindo portas para dezenas de artistas brasileiros no mundo.
Palestrante: Marcos Valle (músico e compositor)


Ficha técnica

Coordenação geral: Laercio Costa
Curadoria: Antônio Carlos Miguel
Mediadores: Antônio Carlos Miguel e Luiz Fernando Borges
Produção: 78 Rotações
Design Gráfico: Magô Design
Fotografia: Antônio Terra
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal


SERVIÇO

Ciclo de Palestras 
Música popular: O elogio da mistura

Data: de 23 a 26 de maio de 2013 (de quinta-feira a domingo)
Horário: das 18h30 às 21h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Informações: (21) 3980-3815

Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Classificação etária: Livre
Entrada franca: Distribuição de senhas uma hora antes de cada palestra
Acesso para pessoas com deficiência
Programação: CAIXA Cultural
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário