terça-feira, 2 de abril de 2013

PROJETO NOVAS CENAS LEVARÁ PEÇAS DE NELSON RODRIGUES AO TEATRO GLÁUCIO GIL, EM COPACABANA


A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro apresenta a 3ª Edição do NOVAS CENAS, programa de fomento à produção e à capacipatação de grupos amadores de teatro adulto de todo o estado. Este ano, as atividades serão focadas na obra do grande dramaturgo Nelson Rodrigues, em pleno ano do centenário de seu nascimento. 

A Mostra Nelson Rodrigues de Teatro Amador acontece de  3 e 7 de abril, no Teatro Glaucio Gil, em três horários: às 14h, 17h e às 20h. Nesta edição, 15 grupos selecionados de 12 municípios cariocas, apresentarão na capital do Estado do Rio, seus espetáculos com  entrada  gratuita, aberta ao público em geral.

Os grupos selecionados para 2013 receberam em agosto passado, oficina sobre o autor Nelson Rodrigues com a oficineira Ângela Leite Lopes; oficina de direção e interpretação com Daniel Hertz; oficina de cenário com Flávio Graff; oficina de direção musical com Lucas Marcier; oficina de iluminação com Renato Machado; oficina de Voz com Jane Celeste; oficina de corpo com Márcia Rubim e oficina de figurinos com Flávio Graff.

Mostra apresenta todas as peça escritas 
por Nelson Rodrigues 

  Confraria Teatro Nau dos Loucos em "Toda nudez será castigada" - foto: Divulgação

O espetáculo A serpente com o Grupo Cultural Arte Brasileira do Rio de Janeiro, abre a Mostra no dia  3 de março às 14h.  No mesmo dia, a montagem de A mulher sem pecados, executada pela Trupe do Descoco, de Angra dos Reis, se apresenta às 17h. À noite, 20h, a Comunidade Teatral de Irajá, CTI, do Rio de Janeiro, abre a programação noturna da mostra com o espetáculo O Beijo no Asfalto.

Perdoa-me por me traíres, da Cia. Teatral Casa dos Azulejos, com sede em São Pedro da Aldeia, se apresenta no dia 4 de março, às 14h; Valsa nº 6 da Companhia Círculo Teatral de São João de Meriti, às 17h e a montagem Doroteia com o grupo Interferência Companhia Teatral de Silva Jardim, encerra a programação deste dia às 20h.

Na sexta-feira, 5 de março, a partir das 14h, a montagem Viúva, porém honesta, do grupo Alfabeto em Cena de Nova Friburgo, abre as sessões culturais seguidas de Boca de ouro, do grupo A Cúpula de Itaboraí, às 17h, à noite, 20h, de Rio Bonito, o grupo Somu Di Riba, fecha a sessão com o espetáculo Álbum de família.

Os sete gatinhos, da Cia. Pigmentus do Rio das Ostras, abre a programação de sábado, 6 de março, às 14h, em seguida, às 17h, a OPÇÃO Cia. de Artes, vinda de Iguaba Grande apresenta A senhora dos afogados. A montagem de Bonitinha mas ordinária ficará a cargo da Cia. de Teatro Asa-Delta do Rio de Janeiro, se apresentando 20h.

No domingo, 7 de março, a peça Toda nudez será castigada da Confraria Teatral Nau dos Loucos de Nova Iguaçu, se apresenta às 14h, finalizando a Mostra de Teatro Amador de 2013, a Cia Grutta Teatral do Rio de Janeiro, entra em cena às 17h, com Vestido de noiva.  O último espetáculo desta edição é Anti-Nelson Rodrigues do grupo LATEX (Laboratório de Artes e Teatro Experimental, vindo de Cachoeiroas de Macau, às 20h.

O Projeto Novas Cenas – Mostra Nelson Rodrigues de Teatro Amador foi instituído com a finalidade de fornecer apoio financeiro a projetos que contribuam para o desenvolvimento das atividades culturais e artísticas na área do teatro amador adulto.

Busca a capacitação dos grupos de teatro amador do Estado do Rio de Janeiro, por meio de oficinas técnicas com mestres de notório saber, culminando com a montagem de 15 (quinze) espetáculos teatrais diferentes. Os espetáculos já foram encenados em seus respectivos municípios.

Cada grupo se compromete a fazer a circulação do espetáculo em 3 municípios diferentes, difundindo assim, o teatro e formando novos públicos.

SERVIÇO

Novas Cenas
Mostra Nelson Rodrigues de Teatro Amador 
Apresentações : de 03 a 07 de abril de 2013
Local: Teatro Gláucio Gil – Praça Cardeal Arcoverde – Copacabana (ao lado da estação Cardeal Arcoverde do Metrô) – Tel.: (21) 2547-7003
Horário: 14h, 17h e 20h
Entrada franca
Classificação Etária: 16 Anos

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário