terça-feira, 2 de abril de 2013

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA EXIBIRÁ FILME "5 CÂMERAS QUEBRADAS" (Israel, Palestina e França)


A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI vai promover no dia 16/04/2013, às 18h30, a exibição do filme 5 Câmeras Quebradas, de Emad Burnat e Guy Davidi, seguida de debate com a participação do cineasta Silvio Tendler, da jornalista Baby Siqueira Abraão, correspondente do jornal Brasil de Fato, na Cisjordânia, do Presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos, Mario Augusto Jakobskind e do cartunista Carlos Latuff.
 
Emad Burnat, um agricultor palestino que vive em Bil’in, na Cisjordânia, comprou uma câmera em 2005 para acompanhar o crescimento de seu filho Gibreel. Na mesma época o exército israelense iniciou a construção de um muro entre Bil’in e um assentamento de colonos judeus.
 
As gravações, de caráter familiar, documentam os protestos dos moradores da região palestina contra o bloqueio, originando o documentário, que levou cinco anos para ficar pronto, usou recursos mínimos e equipamento amador. Burnat teve suas câmeras quebradas cinco vezes por soldados israelenses. Uma delas salvou a vida dele. O tiro entrou pela lente quando ele estava rodando. A bala continua dentro da câmera.
 
Vizinhos mortos, protestos contra as forças israelenses e imagens de máquinas de demolição fazem parte do cenário da produção, que conquistou o prêmio de melhor direção no Festival de Sundance em 2012, e foi indicado ao Oscar 2013 na categoria Documentário.
 
Ao chegar a Los Angeles, nos EUA, para participar da cerimônia do Oscar, Burnat foi detido por cerca de 40 minutos na imigração. Os oficiais exigiram que ele comprovasse sua candidatura à premiação.
 
ABI
rua Araújo Porto Alegre, n° 71 - Centro/RJ
 
fonte: Associação Brasileira de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário