segunda-feira, 11 de março de 2013

ESPAÇO CULTURAL DO INSTITUTO CERVANTES RECEBERÁ O ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA

INGENNUS URBAN CONSULTING
CARLOS LORENTE, MANUEL CASTILLO 
Y SERGIO MARTA junto com JACK CAMELQ


“A CONSTRUÇÃO DA CIDADE 
E OS GRANDES EVENTOS”

A cidade de Zaragoza (Espanha), sede da Exposição Internacional de 2008, é um claro exemplo de como o impulso de um grande evento permite redefinir estratégias de uma cidade com distintas ferramentas e em distintas escalas: através da transformação ou revitalização de grandes peças urbanas, da recuperação de áreas degradadas, re-conectando os bairros, incorporando as ribeiras do rio como parte do espaço público e conectando-o com os espaços naturais metropolitanos, implantando novos modos de transporte, re-utilizando os vazios urbanos e re-ordenando suas fronteiras, entre outras.

Como arquitetos responsáveis de muitos desses estudos ou projetos, que implicaram em mudanças na cidade, bem na sua estrutura, nos seus processos on na sua habitabilidade, se exporá sua reflexão sobre os projetos mais relevantes e que, em distintas escalas, possibilitaram sua mudança. Um processo no qual há numerosos acertos, não isento de erros, e que soube aproveitar o impulso político, o econômico e sobretudo, o entusiasmo social para redefinir os espaços da coletividade e redesenhar a paisagem urbana e periurbana.
Em suma, como o acerto na escolha das estratégias, na escolha da localização e implantação de novas infraestruturas ou na decisão de executar grandes fornecimentos ou pequenas atuações, muda a forma da cidade e condiciona o modo de vidas dos seus habitantes.

JACK CAMELQ falará dos projetos da Fundação Roberto Marinho e do recentemente inaugurado Museu MAR.


ESTUDIO AF 
ISRAEL ALBA junto com ÁLVARO DE ROJAS

“CIDADE, LIXO, PAISAGEM”

Atualmente, no nosso planeta, produzimos 1,3 bilhões de toneladas de resíduos urbanos por ano. Se os espalhássemos sobre a superficie da cidade de Madri (605 km2) alcançariam uma altura de 6,4 km. Para onde vai esse lixo?

O homem contemporâneo começa a tomar consciência do problema dos residuos que são produzidos nas grandes cidades desenvolvidas neste começo de século, fruto do considerável aumento da população e dos novos sistemas de produção industriais na sociedade atual.

A questão dos detritos, portanto, necessita de respostas de todas os pontos de vista possíveis, desde os processos de produção até os processos de reciclagem e da recuperação, passando por todos os hábitos de consumo, mas sobretudo é uma questão social, cultural e meio ambiental. Este assunto afeta e preocupa a escala global, despertando um grande interesse, ao mesmo tempo que começa a adquirir uma certa consciência coletiva. Somos conscientes de que o acúmulo de residuos por si só não é nocivo.

Para resolver esta situação, a Fábrica para Tratamento de Resíduos de Valencia (Espanha), concebida como uma infraestrutura de cidade contemporânea, e ao mesmo tempo com um abastecimento público, incorpora um centro de visitantes e uma área educativa para fazer visíveis as possibilidades energéticas e meio ambientais da fábrica e conscienciar os cidadãos, também implicados na gestão do nosso lixo. Um lugar para estudar, compreender e contemplar a sociedade contemporânea. Um pequeno observatório do mundo.

O uso de tecnologias avançadas no tratamento do resíduo comporta uma considerável redução da superfície destinada a depósitos de lixo (até o seu possível desaparecimento) e, junto com uma arquitetura comprometida com o seu ambiente, recuperam para a cidade e para a paisagem (o meio ambiente) aquilo que parecia ter sido subtraído pelo lixo.
ÁLVARO DE ROJAS, director de desenvolvimento de Water to Biofuels para Latinoamérica.

Instituto Cervantes
Rua Visconde de Ouro Preto, n° 62 - Botafogo
Tel: (21)3554-5910 

fonte: Instituto Cervantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário