quinta-feira, 7 de março de 2013

"DZI CROQUETTES EM BANDÁLIA" EM CURTA TEMPORADA NO TEATRO CLARA NUNES, NA GÁVEA/RJ


Depois de uma temporada de sucesso no Teatro Leblon, o musical Dzi Croquettes em Bandália volta em cartaz, em curtíssima temporada, no teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, a partir do próximo dia 7 de março.

A proposta do espetáculo musical “Bandália”, composto pelo novo grupo Dzi Croquettes, consiste na retomada de uma linguagem cênica irreverente e libertária que marcou a trajetória do grupo original dos anos 70. Trata-se do teatro no qual o autor põe em cena os elementos que colhe a partir de uma convivência com os integrantes do grupo, sejam eles conceitos, imagens, métodos, teorias, gestos, sexualidade ou questionamentos. Para além de um teatro convencional e narrativo, o Dzi Croquettes visa a privilegiar a ideia física do teatro musical brasileiro, a linguagem anárquica e tropicalista, o domínio das forças, o plano dos afetos, da paixão, da  antropofagia.   

 
 Sinopse

Inspirados no documentário “Dzi Croquettes”, jovens atores se reúnem decididos a viver uma experiência teatral baseada na filosofia do grupo que revolucionou o teatro brasileiro nos anos 70. Para isso se juntam a um remanescente da formação original que assume a direção e com o qual se lançam na aventura de viver em comunidade numa garagem abandonada. Adaptada para realizar suas performances, se constitui num espaço onde tudo pode acontecer, desde teatro até um cabaré clandestino. Elaborado com vigor físico, humor e a irreverência peculiar aos Dzi Croquettes, o espetáculo mantém o forte apelo da dança como outrora, quando o coreógrafo norte-americano Lennie Dale liderava o grupo.

Mixando coreografias de jazz, bossa nova, samba, flamenco, bolero, tango, le parkour e wacking, constrói uma versão pop do Teatro Musical Brasileiro também sustentado por uma trilha de sonoridade eletrônica. O roteiro musical abrange desde a original “Rap do Dzi” de Ciro Barcelos, até canções conhecidas do grande público como “El Justiciero” dos Mutantes, “Bichos Escrotos” dos Titãs, “1406 (Money)” dos Mamonas Assassinas, “Dois pra lá, dois pra cá” de João Bosco e Aldir Blanc, “Good Night Ladies” de Lou Reed, entre outros, porém com a roupagem moderna de Demetrio Gil, diretor musical também em cena como DJ. 

O espetáculo reúne três Dzi Croquettes originais: Ciro Barcellos, que juntamente com sua filha Radha Barcelos na assistência de direção e roteiro, assina a autoria, coreografia, direção geral e ainda atua. O veterano e premiado Claudio Tovar assina o figurino. E Bayard Tonelli faz participação especial. O cenário de Pedro Valério, também integrante do espetáculo, composto a partir de andaimes de construções, dá vida a garagem abandonada por eles habitada que vai se transformando em palco cênico no decorrer de suas performances. Em sua passagem pelo Rio de Janeiro em outubro de 2012, Liza Minelli que nos anos 70 tornou-se fã incondicional e amadrinhou o grupo em Paris, fez questão de assistir, na véspera da estreia, a uma apresentação realizada especialmente para ela. Ao final, emocionada, se juntou aos novos afilhados para dançar, assim como fazer suas observações sobre o espetáculo.   

 
SERVIÇO

DZI CROQUETTES EM BANDÁLIA

Estreia: 7 de março de 2013.
Local: Teatro Clara Nunes – Shopping da Gávea. Marquês de São Vicente, 53 - 3º andar. Tel.: 21 2274 9696
Temporada: Até 31 de março.
Horário: quinta a sábado às 21h e domingo às 20h
Valor: R$ 80,00 (estudantes e idosos pagam meia entrada)
Duração: 75min
Classificação: 16 anos.
Gênero: Comédia

FICHA TÉCNICA

Elenco: Ciro Barcellos, Cleiton Morais, Demetrio Gil, Franco Kuster, Leandro Melo, Pedro Valério, Sonny Duque, Thadeu Torres, Udylê Procópio. Participação Especial: Bayard Tonelli e Kiko Guarabyra
Concepção e Direção Geral: Ciro Barcellos
Texto: Ciro Barcellos
Direção Musical: Demetrio Gil
Arranjos e Trilha: Demetrio Gil e Flaviola
Coreografia: Ciro Barcelos e Lennie Dale
Figurinos e Adereços: Claudio Tovar
Iluminação: Aurélio de Simoni
Cenografia: Pedro Valério
Coreógrafo Convidado: Kiko Guarabyra
Coreografia e Preparação Corporal de Flamenco: Eliane Carvalho
Assistência de Direção e Roteiro: Radha Barcelos
Citações: “Ideias para o teatro contemporâneo” de Cesar Almeida e “Filhos de Adão” de Walt Whitman, e colaboração coletiva no texto e coreografia.
Produção :  Rosane Cartier
Realização: CB Produções e Brainstorming Entretenimento
 
Fotos: André Rola
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário