sábado, 16 de março de 2013

"COMO NASCEM AS ESTRELAS", DE CLARICE LISPECTOR, NO PALCO DA CAIXA CULTURAL FORTALEZA

 
Espetáculo “Como Nascem as Estrelas” adaptado do livro homônimo promove o encontro de seis lendas populares com a escritora
 
A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, nos dias 22, 23 e 24/03/2013, o espetáculo Como Nascem as Estrelas, uma adaptação teatral do livro homônimo de Clarice Lispector que, utilizando o texto integral do livro, une a linguagem do teatro com ritmos populares brasileiros, como o carimbó, para contar seis lendas da mitologia nacional a um público de todas as idades, enfocando o infanto-juvenil. Antes do espetáculo, na quinta-feira (21), será oferecida a oficina de teatro “Brincando com Clarice”.
 
A peça apresenta lendas brasileiras, que encantam há diversas gerações, contadas por uma das maiores escritoras da língua portuguesa sem nenhuma alteração ao texto original, para que o público conheça mais o universo de Clarice. Ao mesmo tempo em que é popular, a montagem também é experimental. Pois, sem abrir mão de formas mais elaboradas de expressão artística, oferece diversos encontros inusitados, como do carimbó com a música instrumental e do grafismo indígena com o grafismo urbano.
 
No espetáculo podem ser vistos onças, macacos e jabutis, personagens das lendas brasileiras, falando, sem nenhuma cerimônia, a prosa e poesia de Lispector, com grande desembaraço. A música, tocada ao vivo, também promove grandes encontros, como do clarone e violino com tambores e maracas.
 
Para a diretora da peça, a também atriz Katia Brito, o diferencial da Clarice é pegar uma história antiga e dar a ela um novo tratamento, casando a oralidade com a literatura.
 
Clarice Lispector

De origem judaica, Clarice nasceu na cidade de Tchetchelnik, na Ucrânia. Chegou ao Brasil com 1 ano e dois meses e, sempre que questionada de sua nacionalidade, afirmava não ter nenhuma ligação com a Ucrânia: "Naquela terra, eu literalmente nunca pisei; fui carregada de colo". Para ela, sua verdadeira pátria era o Brasil.
 
Clarice Lispector começou a escrever assim que aprendeu a ler, no Recife, onde passou parte da infância. Aos 15 anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Em dezembro de 1943, aos 19 anos, publicou seu primeiro romance “Perto do Coração Selvagem”, que surpreendeu a crítica, tanto pelo carater existencialista quanto pelo seu estilo solto de escrita, o qual se tornou marca da autora, como pode ser visto em seus trabalhos subsequentes.
 
“Como Nascem as Estrelas” foi publicado em 1977, a pedido da fábrica de brinquedos Estrela, em formato de calendário, com 12 lendas brasileiras contadas pela escritora, uma para cada mês do ano. E, em 1987, foi publicado em forma de livro, já após a morte da escritora.
 
Ficha Técnica

Atores: Katia Brito, Renato Reston, Roberta Brisson
Músicos: Joana Queiroz, Carol Panesi
Direção Musical: Joana Queiroz
Concepção e Direção: Katia Brito
 
Serviço

Espetáculo Como Nascem as Estrelas
 
Data: de 22 a 24 de março de 2013 (sexta-feira a domingo)
Hora: sexta-feira e sábado às 20h, domingo às 19h
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (CE)
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação, empregados e clientes da CAIXA)
Classificação etária: Livre
Informações: (85) 3453-2770
Acesso para portadores de deficiência e assentos especiais
 
Oficina Brincando com Clarice
 
Data: 21 de março de 2013 (quinta-feira)
Horário: das 16h às 18h
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Vagas: 30
Público: crianças e adultos de todas as idades
Período de inscrição: a partir de 18 de março de 2013 (segunda-feira)
Inscrição: pelo email comonascemasestrelas@yahoo.com.br
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário