sexta-feira, 15 de março de 2013

CAIXA CULTURAL RIO REUNE OBRAS DE LASAR SEGALL

Mostra reúne 61 desenhos, guaches, aquarelas 
e gravuras do legado do artista 

figura com pássaro - guache e aquarela sobre papel (1955)

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 19 de março a 28 de abril, a exposição Lasar Segall – Percursos no papel”, com 61 obras do artista, considerado um dos nomes mais importantes do Modernismo brasileiro. O acervo, pertencente ao Museu Lasar Segall de São Paulo, inclui a série dedicada à prostituição no mangue carioca da primeira metade do século XX. A mostra tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Com curadoria de Adrienne Firmo, a exposição reúne trabalhos realizados sobre papel, desenhos, aquarelas, guaches e gravuras em diversas técnicas, como xilogravura, ponta-seca, água-forte e litogravura. A montagem foi dividida em quatro blocos temáticos, escolhidos entre os tantos que preocuparam o artista: retratos, migração, dor e regozijo, além da série dedicada à prostituição.

As aquarelas e guaches, de paleta e assuntos inúmeros, retratam desde o gado do interior paulista às cenas de guerra, em grande variância colorística, como, por exemplo, as figuras obscuras da morte da série ‘Visões de Guerra’ ou as coloridas maternidades, explica Adrienne.

Desenhista e gravurista incansável, Lasar Segall deixou, em sua produção sobre papel, um legado pelo qual verificam-se os trajetos do artista e de sua obra. A exposição pretende trazer os caminhos percorridos por ele, ressaltar a singularide dos aspectos formais e estilísticos, no tratamento dos temas que lhe são caros, e permitir o contato do público com sua produção de sensível humanidade e singular solução formal.

Sobre o artista

Lasar Segall nasceu em Vilna, capital da Lituânia, em 21 de julho de 1891, e morreu em São Paulo, como cidadão brasileiro, em 2 de agosto de 1957. Foi pintor, escultor e gravurista. Os temas mais significativos de sua obra são as representações pictóricas do sofrimento humano, como a guerra, a perseguição e a prostituição, com influências do impressionismo, expressionismo e modernismo.

Segall realizou suas primeiras exposições em São Paulo e Campinas, em 1913. O artista é considerado um dos mais representativos na história do modernismo nacional, tanto pelo assunto de suas obras de intenso cunho político e social, focadas nas questões humanas e no choque entre a solidão do indivíduo e as hostilidades do mundo exterior, quanto por sua plasticidade vigorosa e resistente, que não se deixa subjugar por seus temas, repletos de sentimentos. Parte significativa da produção do artista são trabalhos que têm como suporte o papel: aquarelas, guaches, desenhos e gravuras, o que demonstra sua rara completude artística.

cabeça de moça recostada - aquarela sobre papel

Serviço

Exposição Lasar Segall – Percursos no papel

Visitação: de 19 de março a 28 de abril de 2013
Horários: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 4
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21)3980-3815
Entrada franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: CAIXACultural
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário