sábado, 9 de março de 2013

"AOS NOSSOS FILHOS" É O ESPETÁCULO QUE A ATRIZ PORTUGUESA MARIA DE MEDEIROS ENCENA NO RIO DE JANEIRO

foto: divulgação

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta o espetáculo Aos nossos filhos, montagem teatral que trata das relações familiares contemporâneas. O texto, escrito por Laura Castro, propõe uma reflexão sobre o encontro de gerações baseado em experiências pessoais da autora. O espetáculo, que fica em cartaz até 31 de março, tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Dirigida por João das Neves, “Aos nossos filhos” tem como tema central os conflitos entre mãe e filha. A mãe, interpretada por Maria de Medeiros, é divorciada, com três casamentos, que lutou contra a ditadura no Brasil, pegou em armas e foi exilada. A filha, vivida pela atriz Laura Castro, completa 15 anos de casamento com outra mulher, que está grávida do primeiro filho.

A montagem se passa na noite em que a filha conta para a mãe que vai ter um filho por meio da barriga de sua companheira. A notícia traz à tona encontros e conflitos de duas gerações, colocando duas mulheres em confronto, ambas revolucionárias a seu tempo. No pano de fundo, questões como liberdade individual e novas configurações familiares, suas consequências, desdobramentos e afetos.

A peça nasceu de uma experiência pessoal da autora. Casada há 13 anos com Marta Nóbrega, elas têm três filhos: Rosa (gerada por Marta), José (gerado por Laura) e Clarissa (adotada). A experiência me aproximou ainda mais das questões ligadas a famílias homoafetivas no Brasil. Anteriormente a este espetáculo, participei do programa de TV ‘Novas famílias’, dirigido por João Jardim, no qual trabalhei na pesquisa, e acabamos nos tornando personagens, conta Laura.

João das Neves

Autor, tradutor, diretor, ator e iluminador teatral. Dirigiu o setor de Teatro de Rua, do Centro Popular de Cultura, da União Nacional dos Estudantes (UNE) até 1964, quando a entidade foi extinta pela ditadura. Ainda em 1964, foi um dos fundadores do histórico Grupo Opinião. Cursou Prática em Ciências Teatrais, na Alemanha, estagiando no setor de peças radiofônicas da Westdeutscher Rundfunk. Dirigiu óperas contemporâneas como “Continente Zero Hora”, de Rufo Herrera, e “Corpo Santo”, de Jorge Antunes, além de roteirizar e dirigir shows da MPB. Escreveu e dirigiu “O último carro”, ganhador de mais de 20 prêmios, entre eles o Golfinho de Ouro, Moliére e o prêmio da Bienal Internacional de São Paulo. É autor de “Mural mulher” e “Café da manhã”, entre outros. Foi indicado como melhor diretor ao Prêmio Shell de 2007 (“Besouro cordão de ouro”) e de 2009 (“A farsa da boa preguiça”).

Laura Castro

Atriz, cantora, escritora e produtora cultural. Cursou a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), é bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). Entre 2005 e 2009, foi diretora de produção do Centro de Referência Cultura Infância. Atuou em espetáculos como "Um homem célebre", dirigido por Pedro Paulo Rangel; "Bituca - O vendedor de sonhos", direção de João das Neves; "Carolina", direção de Renato Farias; "Hans, o faz tudo", dirigido por Karen Acioly; "Obrigado, Cartola!", direção de Vicente Maiolino; "Elis, Estrela do Brasil", dirigido por Diogo Vilela; e “Dolores", direção de Antônio De Bonis.

Maria de Medeiros

Atriz, cineasta e cantora. Considerada a melhor atriz portuguesa de cinema da sua geração, foi nomeada Artista da UNESCO para a Paz. Passou a infância na Áustria e regressou a Portugal em 1974. Depois da juventude em Lisboa, onde estudou no Lyceé Français Charles Lepierre, instalou-se em Paris. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Sorbonne – Paris IV, frequentando a École Nationale Superieure des Arts et Techniques du Théatre e o Conservatoire National d'Art de Paris, onde se formou como atriz. Iniciou a sua filmografia com o longa-metragem Silvestre, de João César Monteiro (1982), tendo consolidado a sua atividade com “Henry e June” (1990), de Philip Kaufman e “Pulp fiction”, de Quentin Tarantino (1994). Destacam-se ainda as interpretações em “Três irmãos”, de Teresa Villaverd (1994), que lhe valeu os prêmios de melhor atriz nos festivais de Veneza e de Cancun; “Adão e Eva”, de Joaquim Leitão (1995), que lhe deu um Globo de Ouro na categoria de melhor atriz, e “O Xangô de Baker Street”, de Miguel Faria Jr.

Ficha Técnica

Direção: João das Neves
Texto: Laura Castro
Elenco: Maria de Medeiros e Laura Castro
Iluminação: Paulo César Medeiros
Figurinos: Rodrigo Cohen
Cenário e programação visual: André de Castro
Produção Executiva: Renata Peralva
Direção de Produção: Marta Nóbrega
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Serviço

Espetáculo Aos nossos filhos
Duração: 90 minutos
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Informações: (21)3980-3815
Estreia: 8 de março de 2013 (sexta-feira), às 19h30
Temporada: de 8 a 31 de março de 2013

Horários: de quarta-feira a domingo, às 19h30; sendo no sábado sessões às 18h e 20h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: 167 lugares (4 para cadeirantes)
Classificação etária: 14 anos
Acesso para pessoas com deficiência
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário