segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

CARNAVAL FAZ MAL À SAÚDE... DAS PRAÇAS PÚBLICAS

Duas semanas depois de receber da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura novas mudas de plantas e flores, e brinquedos em madeira, a praça Saenz Peña, na Tijuca/RJ, expôs, após os dois primeiros dias do carnaval 2013, a fragilidade das medidas oficiais tomadas para protegê-la dos foliões.


Ao contrário do que a imagem acima sugere, muitas latas de cerveja, de refrigerantes e de neve artificial (espuma de carnaval) foram deixadas nos canteiros e no chafariz.  


Crianças foram flagradas ao atirar batatas chips e pipocas no chafariz, para "alimentar" as carpas.  Não há placa indicativa de proibição no local.  Durante nosso passeio pela Saenz Peña, não avistamos servidores da guarda municipal, para coibir essa e outras ações críticas.


A Defesa Civil realmente acreditou que poderia interditar os canteiros tão somente com essa fita? 


O fato é que Saenz Peña não recebeu das autoridades a mesma atenção de outras praças públicas, a exemplo das da zona sul do Rio, nas quais foram instalados isolamentos específicos, com tapumes e telas de proteção de cor alaranjada (que, cabe ressaltar, também sofreram avarias durante o desfile dos blocos).

Somos favoráveis ao carnaval, que fique claro, mas é preciso que autoridades e foliões encontrem solução adequada para evitar que excessos de alegria depreciem espaços e patrimônios públicos. 

fotos: Francisco Filardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário