quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

COMPANHIAS DE TEATRO "GRUPO XIX" E "ESPANCA!" REALIZAM ESPETÁCULO "MARCHA PARA ZENTURO"

 foto: Alexandre Ramos

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 10 a 20 de janeiro de 2013, Marcha para Zenturo, espetáculo teatral do Grupo XIX, de São Paulo, e do Espanca!, de Belo Horizonte. As duas companhias teatrais se uniram para a criação de um único trabalho, sobre a história de um grupo de amigos que se reencontra para celebrar o ano novo. O reencontro detona lembranças e reflexões sobre como o tempo transcorreu em suas vidas. A montagem tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Com texto da mineira Grace Passô e direção do paulista Luiz Fernando Marques, a peça surgiu de um processo coletivo entre as duas companhias, resultado de uma vivência e convivência complexa, onde a intimidade, os procedimentos e as visões das duas companhias se escancararam na generosa experiência de encontrar, reconhecer e criar com o outro. A sala de ensaio tornou-se a arena de um encontro estético e político onde o exercício da diferença, o olhar sobre o outro e a atração do desconhecido se revelam como força não só para a realização de um projeto de arte, mas, sobretudo, para a possibilidade de pensar o homem e as relações que ele estabelece na diferença e na igualdade, explica Marques.

O espetáculo Marcha para Zenturo foi indicado ao prêmio Usiminas/Simparc 2011 nas categorias de melhor texto, cenário, iluminação e figurino.


Sobre os grupos

Espanca!

Sediado em Belo Horizonte, o grupo foi fundado em 2004 e desde então concebeu projetos e trabalhos ancorados na busca por uma arte contemporânea que reavalie ética e conceitualmente sua linguagem. Com os espetáculos “Por Elise”, “Amores surdos”, “Congresso Internacional do Medo” e “Marcha para Zenturo”, o grupo criou, em parceria com artistas de linguagens distintas, um repertório de trabalhos originais, com peças escritas por Grace Passô. “O líquido tátil”, mais recente espetáculo do grupo, foi dirigido e escrito pelo argentino Daniel Veronese. Entre os prêmios e indicações já recebidas pelo grupo, estão o Prêmio Shell SP, o Sesc SATED (MG), o SINPARC (MG), o Qualidade Brasil e o APCA.

Grupo XIX 

Nascido na efervescência do movimento de teatro de grupo na cidade de São Paulo, o Grupo XIX realiza, desde 2001, um trabalho contínuo. Com suas primeiras peças – “Hysteria”, “Hygiene” e “Arrufos” – o grupo consolidou a perspectiva de um trabalho colaborativo tendo como eixos de criação a pesquisa temática e o desenvolvimento de uma dramaturgia própria, a intervenção e exploração de prédios históricos como espaços cênicos e a interatividade como elementos narrativos fundamentais da dramaturgia.

Ficha Técnica

Direção: Luiz Fernando Marques
Dramaturgia: Grace Passô
Iluminação: Guilherme Bonfanti
Projeto audiovisual: Pablo Lobato
Treinamento de viewpoints: Miriam Rinaldi
Oficina de interpretação: Ana Lúcia Torre
Cenário: Luiz Fernando Marques, Marcelo Castro, Paulo Celestino e Rodolfo Amorim
Figurino: Gustavo Bones, Janaina Leite, Juliana Sanches e Ronaldo Serruya
Trilha sonora: Luiz Fernando Marques
Técnicos e operadores de Luz: Amanda Magrini e Edimar Pinto
Assistente de ensaio: Thiago Wieser
Produção Espanca!: Aline Vila Real
Produção Grupo XIX: Graziella Mantovani
Elenco: Grace Passô, Gustavo Bones, Mariza Junqueira, Juliana Sanches, Marcelo Castro, Paulo Celestino, Rodolfo Amorim e Ronaldo Serruya
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Serviço

Espetáculo Marcha para Zenturo

Duração: 1h20
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Teatro Nelson Rodrigues
Endereço: Av. República do Chile, 230, Anexo – Centro (Metrô: Próximo à estação Carioca)
Data: De 10 a 20 de janeiro de 2013 (quinta-feira a domingo)
Telefone: (21)2262-8152
Horário: 19h
Ingressos: R$ 5,00 (inteira). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.

Bilheteria: De terça-feira a sexta-feira, das 13h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 15h às 20h
Lotação máxima: 388 lugares (sendo dois lugares para cadeirantes)
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Acesso para pessoas com deficiência
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário