sábado, 19 de janeiro de 2013

CAIXA CULTURAL REALIZARÁ EXPOSIÇÃO DE HILDEBRANDO DE CASTRO

A obra do artista brinca com o desafio
de criar a ilusão da realidade

sem título (1995)

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 22 de janeiro a 24 de fevereiro de 2013, a exposição Hildebrando de Castro – Ilusões do real, que reúne 60 obras do artista. Produzidas entre 1990 e 2012, as peças revelam a passagem de Hildebrando do pastel para a pintura, do óleo para a tinta acrílica. Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a mostra exibe também alguns objetos de sua produção mais recente.

Com curadoria de Denise Mattar, a exposição apresenta a obra singular de um artista com trajetória particular dentro do cenário artístico nacional. Hildebrando de Castro brinca com o desafio de criar a ilusão da realidade, em fotopinturas que impressionam pela perfeição da execução e pelo preciosismo do traço.  Mesmo pintando, Hildebrando é sempre um desenhista e um contador de histórias. Sua obra é essencialmente narrativa, mas suas histórias não espelham a realidade. Elas evocam um mundo paralelo que o artista enxerga colado ao real, define Denise.

Dividida em seis séries, a exposição reúne temas característicos da obra de Hildebrando. Em “Corpo fragmentado”, o olhar perfeccionista do artista desvenda corpos e órgãos. Na série “Inquieto coração”, há corações trespassados e trabalhos holográficos que pulsam. “Entes humanos” traz imagens espectrais que se unem a olhares surpreendentes. A série “Infância perversa” mostra a perversidade do universo infantil e sua precoce erotização. Em “Histórias insólitas”, as obras ilustram acidentes naturais, como o tornado de “O Mágico de Oz”, e os provocados pelo homem, como as bombas na noite de Bagdá. Por fim, a série “Arquitetura da luz” apresenta 12 obras sobre a arquitetura de Brasília e os jogos de luz e sombra dos prédios.

O artista

Hildebrando de Castro nasceu em Olinda, em 1957, e atualmente vive e trabalha em São Paulo. Entre as exposições individuais mais importantes de sua carreira, destacam-se as dos espaços: Casa Triângulo, São Paulo (2004); Faygold Gallery, Atlanta, EUA (2003); Paço Imperial, Rio de Janeiro (1998); Galeria Camargo Vilaça, São Paulo (1997); Ear McGrath Gallery, Nova York, EUA (1996).

Serviço:

Exposição Hildebrando de Castro – Ilusões do real

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3
Endereço: Av. Almirante Barros, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

Visitação: de 22 de janeiro a 24 de fevereiro de 2013
Horários: de terça a domingo, das 10h às 21h
Entrada franca
Informações: (21)3980-3815
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: CAIXA Cultural
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário