segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

“RÉPÉTITION”, DE FLÁVIO DE SOUZA E DIREÇÃO DE WALTER LIMA JR., ESTREARÁ DIA 18 DE JANEIRO DE 2013, NO ESPAÇO SESC EM COPACABANA

RÉPÉTITION é uma comédia inteligente, instigante e intrigante. Com carpintaria de texto primorosa, a peça fala de amor, desejos, ciúme, casamento, ficção, realidade, traição, fantasia, amizade, teatro e arte. O texto de Flávio de Souza, com direção de Walter Lima Jr., é uma ciranda, digamos, meta-teatral, onde envolve uma peça, um ensaio e um romance, não nesta ordem. E o enredo diz respeito a um triângulo amoroso.

Contada em páginas de uma peça de teatro, RÉPÉTITION confunde o espectador entre ficção e realidade. Dinho/Fernando (Roger Gobeth), Laura/ Silvia (Tatianna Trinxet), Luis/Marcelo (Alexandre Varella) se confundem com as palavras, com o texto, com os gestos e principalmente com as questões de suas personagens, que muitas vezes são suas, mas por medo de confrontá-las preferem deixá-las somente na cena.

O ensaio como experimentação de conhecimento do texto, repetição sem fim...antes e durante o espetáculo...é a matéria prima que Flávio de Souza usa para erguer o seu texto. Autor de “Fica comigo essa noite” e o clássico infantil “Castelo Rá-Tim-Bum”, Flávio diz que para escrever Répétition, foi influenciado por filmes como Persona, de Ingmar Bergman, Oito e Meio, de Fellini e O Desprezo, de Godard, e conclui: Tudo que eu tinha a dizer sobre Répétition é dito pelos personagens entre a primeira e última fala.

Com equipe altamente qualificada, RÉPÉTITION de Flávio de Souza, será montada pela terceira vez em 2013, sob a direção de Walter Lima Jr., após 12 anos da sua última montagem. As duas primeiras foram em 1994 (São Paulo) e 2001 (Rio de Janeiro) sendo ambas sucesso de público e crítica.

RÉPÉTITION além das limitações de uma dramaturgia com começo, meio e fim, tem o frescor da descoberta e da invenção, louva o ator em seu processo de doação permanente, de entrega, de compromisso em buscar o outro dentro de si mesmo. Louva o teatro e abre ao público a possibilidade inteligente de vê-lo em seu nascedouro, o momento sagrado do ensaio.

Segunda experiência minha com um texto de Flávio de Souza (a primeira com “Fica Comigo esta Noite”), desta vez me vejo diante de um texto tão divertido quanto inesperado, fascinante mesmo. Walter Lima Jr.
 
 
QUEM É QUEM?

FLÁVIO DE SOUZA

Dramaturgo, roteirista, diretor e ator de teatro, cinema e televisão, Flávio escreveu e dirigiu as seguintes peças: Vida de Cachorro, Parentes entre Parênteses, Viva o Circo, Sapo vira Rei vira Sapo, Grand Finale, Sinfonia Burlesca, A Cor de Rosa, Saudades do Sião, Uma coisa muito louca, O Mistério da Paixão, Por quê? Pra quê?, Fascinação, Fica comigo esta noite, O Último Capítulo, Teatro do Castelo Rá-Tim-Bum 1 e 2, dentre outras. Criador e roteirista da série de televisão O Mundo da Lua, exibida pela Tv Cultura, idealizou junto com Cao Hambúrguer o Castelo Rá Tim Bum também veiculado pela Cultura. Publicou diversos livros, em sua grande maioria infanto-juvenis como A Mãe da Menina e a Menina da Mãe, A Chegada do Invasor e Eu e Mim Mesmo, Homem não Chora, Domingão Jóia e Que história É Essa? Volumes 1 e 2, editados pela Cia. das Letrinhas. Assina também Vissi dArte, a biografia de Marília Pêra escrita a quatro mãos com a atriz. E se destacou nos roteiros que escreveu para o cinema, como o curta Lembranças do Futuro.

WALTER LIMA JR.

Walter Lima Junior atuou na direção de diversos documentários para a televisão brasileira. Começou escrevendo críticas para jornais diários. Em 1963, conheceu Glauber Rocha, que o convidou para fazer assistência de direção em Deus e o diabo na terra do sol. Seu primeiro longa-metragem foi Menino de engenho (1965), uma adaptação do romance de José Lins do Rego. Fez em seguida Brasil ano 2000 (1968), Urso de Prata do Festival de Berlim e Concha de Ouro no Festival de Cartagena; e Na boca da noite (1970). Entre 1973 e 1978, dirigiu documentários para a televisão, como Os índios Kanela (1974). Em 1977, concluiu o longa-metragem A lira do delírio, prêmio de melhor filme no Festival de Brasília. Fez em seguida dois trabalhos originalmente destinados à televisão que tiveram versões para cinema: Joana Angélica (1979) e Chico Rei, série de oito episódios para a televisão alemã com versão reduzida para o cinema finalizada em 1985. Em 1983 fez Inocência, prêmio de direção em Brasília e prêmio Coral no Festival de Havana; em seguida, Ele, o Boto (1986). Nos anos 1990 dirigiu, sob encomenda de um produtor americano, O monge e a filha do carrasco (1995) e pouco depois fez A Ostra e o Vento (1997), baseado no livro de Moacir C. Lopes, selecionado para a competição do Festival de Veneza. Vem alternando, entre seus filmes de ficção, documentários de duração média, como Em cima da terra, embaixo do céu (1991) e Uma casa para Pelé (1992), realizado para o Channel Four. Para a televisão fez também minisséries, como Capitães da areia e Dossiê Chatô, além de um telefilme, Meu filho teu (2001). Em 2002 teve sua biografia e filmografia publicadas no livro de Carlos Alberto de Matos:Walter Lima Júnior, Viver Cinema. Em 2003, realizou o documentário em curta-metragem Thomas Farkas, e, em 2005, filmou o longa-metragem de ficção Os desafinados, que estreou em 2008. Tem ministrado cursos de direção de atores e assistência de direção para cinema no Rio de Janeiro. Atualmente é professor no curso de Direção Cinematográfica da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro.

ROGER GOBETH

TEATRO
 
2012 "A Garota do Biquini Vermelho" de Artur Xexéo, direção de Jacqueline Laurence; 2010 “ Perdoa-me por me traíres” de Nelson Rodrigues, direção Claudio Handrey; 2005 “Inês de Castro – Rainha Morta” de Alejandro Casanova e Marcillo Moraes, direção Marcello Escorel; 2004 “Apenas uma noite”de Pedro Neschiling, direção Marcello Escorel; 2001 “Qualquer Gato Vira Lata Tem Uma Vida Sexual Mais Sadia Que A Nossa” de Juca de Oliveira, direção Bibi Ferreira; 1998 “Arte Oculta”de Cristina Mutarelli, direção Elias Andreatto.

TV

Atualmente está em “Balacobaco” nova novela da Rede Record onde trabalha desde 2006 atuando em: "Rei Davi"; “Chamas da Vida” e “Vidas Opostas”. Em 2005 atuou em “Floribella”, na Rede Bandeirantes. Contratado da Tv Globo de 2000 a 2004 trabalhou nas produções de: “Da Cor do Pecado”; “Kubanacan”; “Coração de Estudante”; “O Quinto dos Infernos” e em “Malhação” com o emblemático personagem TOURO.

CINEMA

2010 – “VIPS” de Braulío Mantovani e direção Toniko Melo.

ALEXANDRE VARELLA

TEATRO

BONITINHA, MAS ORDINÁRIA” de Nelson Rodrigues, Direção: Eduardo Wotzik; “ESTRAGARAM TODOS OS MEUS SONHOS, SEUS CÃES MISERÁVEIS” de Daniela Pereira de Carvalho, Direção Pedro Neschling; “O INTERROGATÓRIO” de Peter Weiss, Direção Eduardo Wotzik; “RÁ-TÁ-TÁ” de Daniel Tendler, Direção Ivan Fernandes; “ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA” Dramaturgia e direção Patrícia Zampiroli; [A VIDA EM] MONO de Steve Tenenbaum, Direção Ivan Fernandes; CALÚNIA de Lillian Hellman Direção Eduardo Wotzik; INIMIGO DA CLASSE de Nigel Williams, Direção Sidnei Cruz; DILACERADO e COMBINADO ambos de Daniela Pereira de Carvalho, com a Cia. Os Dezequilibrados e direção Ivan Sugahara; “PEÇA A SEU AMANTE PARA LIMPAR OS PÉS ANTES DE ENTRAR NA NOSSA CASA” de Roberto Alvim, Rodrigo de Roure e Daniela Pereira de Carvalho, Direção Rosyane Trotta; “O AMANTE” de Harold Pinter, Direção Rosyane Trotta; “AMOR POR UM FIO” Dramaturgia e Direção Daniel Tendler;”MÁQUINA DE PINBALL” de Clara Averbuck, Direção Antonio Abujamra e Allan Castelo; “UM BANDO CHAMADO DESEJO” Dramaturgia e Direção Jefferson Miranda, “CAPITU”Dramaturgia Walter Daguerre, baseado na obra de Machado de Assis, Direção Marcus Vinícius Faustini; “I PAGLIACCI” de Carlos Farias, Direção Cyrano Rosalém; “DEPOIS DAS PALAVRAS” Dramaturgia e Direção Daniel Tendler; “DA ARTE DE SUBIR EM TELHADOS” de Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes e “ALICE ATRAVÉS DO ESPELHO” de Mauricio Arruda Mendonça, com o Armazém cia. De Teatro e Direção Paulo de Moraes; “MARAT-SADE” de Peter Weiss, Direção Paulo de Moraes; “DOLORES” de Fátima Valença e Douglas Dwight, Direção Antonio De Bonis; “NA ALMA DE NAUM” de Naum Alves de Souza, Direção Olair Coan;

CINEMA

O DONO DO JOGO - Direção e Roteiro Paulo Pons; OSWALDO CRUZ – O MÉDICO DO BRASIL, Direção e Roteiro Sílvio Tendler; RÉQUIEM PARA A BAILARINA, Direção e Roteiro Débora Gusmão; VÊNUS PARTIDA - Direção e Roteiro Luis Prado; O TELEFONE - Direção e Roteiro Ricardo Oliveira

TV

Integrou o elenco fixo do seriado do Canal Brasil Vampiro Carioca, com direção de Marcelo Santiago e roteiro de Fausto Fawcett e Henrique Tavares. Participou do elenco fixo do seriado da TV Globo A Vida Alheia em 2010 como o jornalista Gilmar, além das participações nas produções: Amor, Eterno Amor; Aquele Beijo; Tempos Modernos; Toma Lá Dá Cá; Malhação; Linha Direta – Justiça (Caso Zé Arigó).

TATIANNA TRINXET

Atriz & Produtora atua no mercado há 10 anos desde que se formou no curso de Artes Dramáticas da UNIVERCIDADE/ RJ. Em 2006 assumiu a Administração e a Direção de Produção do Teatro O TABLADO realizando inúmeros projetos de reconhecimento artístico e social. Seus últimos trabalhos de destaque na produção são: “OTTO LARA RESENDE OU BONITINHA MAS ORDINÁRIA” de Nelson Rodrigues e direção de Eduardo Wotzik – espetáculo selecionado pela FUNARTE para a comemoração de 100 anos do autor; “JOGOS DA PAIXÃO” texto e direção Domingos Oliveira, Série em 4 capítulos para o Canal Brasil; “TURBILHÃO” texto e direção de Domingos Oliveira – vencedor do prêmio SESC de Fomento a Cultura; “A LIÇÃO & A CANTORA CARECA” de Eugene Ionesco com direção de Camilla Amado e Delson Antunes e “VALENTIN” que concorreu ao Prêmio Qualidade Brasil 2009 nas categorias: melhor ator, melhor diretor e como a melhor comédia do ano. Em 2011 inaugurou a Espaço Move Entretenimento da qual é sócia e Diretora Artística. A empresa realizou a instalação de um espaço de arte na Barra da Tijuca voltado para o ensino e desenvolvimento de técnicas teatrais e cinematográficas. Apostando em grandes projetos culturais, e tantos outros artísticos e sociais movimentando nosso mercado cultural. Além de projetos teatrais em parceria com grandes nomes da nossa cultura.

TEATRO

Otto Lara Resende ou Bonitinha mas Ordinária” de Nelson Rodrigues, Direção Eduardo Wotzik; “Lava-se Roupa Suja” de Felipe Cabral, Direção Dida Camero; “Nenhum nome – Intervenções Urbanas” dramaturgia e Direção Fábio Ferreira; “Gandir”direção Florence Lavoud; “Quem é que manda?” Direção Duda Ribeiro; “Anti-Humanos, Atacam! Supervisão de texto Rogério Blat, Direção: Ricardo Blat; “EU SOU LEGAL” - Campanha sobre a Pirataria no Congresso Nacional - DF; Yerma de Garcia Lorca, Direção Vitor Lemos; “Os sete pecados...” Direção André Paes Leme.

TV

Participou das novelas “VIDAS EM JOGO” e “MUTANTES” na Rede Record; no programa “AMORAIS”do Canal Brasil; e nas séries e novelas “MALHAÇÃO”; “CASOS E ACASOS – O Chá de Fraldas”; “FORÇA DE UM DESEJO”; LINHA DIRETA – Caso “Ourives”, “Traição”, “O Estuprador de Linhares”; JUSTIÇA – Caso “Zé Arigó”; MISTÉRIO – Caso “Edifício Joelma” na Tv Globo;

CINEMA

TUDO POR UM FIO” - Direção Cacá Mourthé.
 
 
SERVIÇO
 
RÉPÉTITION
 
Estreia: 18 de janeiro de 2013
Temporada: de 18 de janeiro até 17 de fevereiro de 2013
Local: Espaço Sesc / Sala Multiuso - Copacabana
Endereço: Rua Domingos Ferreira, n° 160 – Copacabana
Horário: sextas e sábados, às 20h; domingos, às 18h
Ingressos: R$20,00 (inteira) - R$10,00 (meia), para jovens até 21 anos, estudantes, classe artística e maiores de 60 anos, R$ 5,00 para associados.
Classificação: 14 anos
Duração: 70 min

FICHA TÉCNICA
 
Texto: Flávio de Souza
Direção: Walter Lima Jr.
Elenco: Roger Gobeth, Tatianna Trinxet e Alexandre Varella
Direção de movimento: Patrícia Carvalho-Oliveira
Cenário: César Marques
Figurinos: Sol Azulay
Desenho de luz: Fernanda Mantovani
Arte gráfica: Thiago Ristow
Produção executiva: Júnior Godim
Direção de produção: Tatianna Trinxet
Realização ESPAÇO MOVE ENTRETENIMENTO LTDA
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário