sábado, 1 de dezembro de 2012

ANJOS DO PICADEIRO ABRE ESPAÇO PARA O DEBATE SOBRE O RISO NA CULTURA BRASILEIRA

Organizada pelo Teatro de Anônimo, décima primeira edição do encontro internacional de palhaços acontece de 3 a 9 de dezembro no Rio de Janeiro
 
“A alegria é a prova dos 11?”. Parafraseando Oswald de Andrade, o 11º Encontro Internacional de Palhaços Anjos do Picadeiro abre espaço para o debate sobre o riso na cultura brasileira, entre os dias 03 e 09 de dezembro, no Rio de Janeiro. Criado em 1996 pelo grupo carioca Teatro de Anônimo, o evento é um dos maiores do mundo e tornou-se referência na palhaçaria. Durante uma semana, a cidade receberá 25 espetáculos, quatro oficinas e a quarta edição do “Seminário de Comicidade Anjos do Picadeiro”.

O Anjos do Picadeiro 11 reunirá mais de 90 palhaços, entre atrações nacionais (25 atrações) e internacionais (12 atrações).  Com apresentações gratuitas e a preços populares (até R$ 20) em teatros e praças, o evento acontecerá em 12 espaços: Praça Tiradentes, Praça da Bíblia, Praça XV, Praça Melvin Jones, Rua do Mercado, Espaço Cultural Escola SESC, Circo Crescer e Viver, Teatro Carlos Gomes, Teatro Nelson Rodrigues – CAIXA Cultural, Armazém Teatro, Parque das Ruínas e no Pavilhão Teatro Anônimo, sede da companhia na Fundição Progresso.

Os artistas brasileiros vêm de cinco estados, além do Distrito Federal: Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. As companhias estrangeiras virão de Argentina, Bélgica, Chile, Dinamarca, Espanha (Madrid e Catalunha) e Reino Unido (Inglaterra e Escócia).

Antes da abertura oficial no Rio de Janeiro, a programação do Anjos do Picadeiro vai passar por Nova Friburgo, nos dias 1º e 02 de dezembro, no Teatro Municipal da cidade. Além dos artistas estrangeiros convidados – Jon G Lor (Dinamarca), Pablo Superstar e Marta Carbayo (Espanha) – o evento promoverá um espetáculo de rua com artistas locais.

O Anjos do Picadeiro nasceu no Rio, cidade natal do Teatro de Anônimo, mas já passou por Salvador, São Paulo, São José do Rio Preto e Florianópolis. Em sua 11ª edição, o festival tem patrocínio da Petrobras, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura através do Edital de Fundo de Apoio ao Teatro – FATE e da CAIXA, através do edital de Festivais.

ABERTURA OFICIAL 
PALHACEATA E PALHAÇO CATALÃO 
TORTELL POLTRONA
   
As oficinas e o seminário “IV Seminário de Comicidade Anjos do Picadeiro” começam no dia 03 de dezembro, mas a abertura oficial do Anjos do Picadeiro 11 acontecerá no dia 05, às 15h, com a tradicional Palhaceata, que vai levar os palhaços às ruas do Centro do Rio para uma grande festa pública.

Como um desfile de carnaval, o trajeto começará na Cinelândia e terminará na Praça XV. Durante o percurso, os palhaços vão chamar o público para participar dessa comemoração democrática do riso. Um dos mais importantes grupos de teatro de pesquisa do Brasil e do exterior, o Lume Teatro fará a oficina gratuita “O Palhaço e a rua – Uma invasão da alegria”, que resultará na montagem de um cortejo com figurinos e imagens criadas especialmente para o evento. Além disso, a Palhaceata será acompanhada por um polvo gigante, com mais de 2,5 mil balões infláveis, confeccionado pelo palhaço argentino Tomate.

A noite oficial de abertura será no Teatro Nelson Rodrigues – CAIXA Cultural, às 20h, com o palhaço catalão Tortell Poltrona, um dos artistas pioneiros na renovação do palhaço. Ele apresentará “Post-Classic”, um espetáculo explosivo, cheio de esquetes históricos que representam a essência do palhaço. Tortell é o nome artístico de Jaume Mateu Bullich, criador do famoso circo espanhol Circ Cric, em atividade na Catalunha, e da ONG Palhaços sem Fronteiras, fundada em 1998 com o objetivo inicial de divertir refugiados de guerra. Atualmente, os grupos de Palhaços sem Fronteiras se espalham por vários países e Bullich corre o mundo interpretando o palhaço Tortell Poltrona. 

AS ATRAÇÕES

Um dos destaques desta edição são três artistas que fazem trabalhos solos pelo mundo. A espanhola Leticia Argentina Vetrano reside na Bélgica e vai apresentar “Fuera!”, espetáculo com a palhaça solteirona Maria Peligro. Também da Espanha, a artista Marta Carbayo, que mora na Dinamarca, já colaborou com a ONG Palhaços Sem Fronteiras no Sri Lanka e hoje trabalha com a "Danske hospitalsklovne" (palhaços de hospital). A brasileira Angela de Castro mora em Londres, onde há mais de 15 anos se dedica ao assunto clown. Ela apresentará, pela primeira vez no Brasil, o aclamado espetáculo “The Gift” e fará a oficina “Conserta Cena – oficina para cenas de palhaço (com defeito de fabricação)”.

Da Escócia, o festival receberá o palhaço Johnny Melville, um mímico que domina a dança, a improvisação e a acrobacia. O argentino Chacovachi, especializado em apresentações de rua, fará uma oficina junto com Tortell Poltrona. Já o chileno El Kote é conhecido por seu trabalho solo que mistura técnicas circenses e teatrais. Da Espanha, o festival trará dois palhaços: Iván Prado, diretor da companhia de clowns “Os 7 Magníficos +1” e fundador de Pallasos en Rebeldíaentidade internacional que tem levado o teatro a várias comunidades de todo o mundo.  E também  Pablo Muñoz, Pablo Good Idea, especializado em ilusionismo e premiado com o “Nariz de Ouro”, no XIV Festival Internacional de Clowns de Madrid 2009. O dinamarquês Jon G Lor começou sua carreira nas ruas de Copenhague e depois começou a fazer shows por toda a Europa. Ele também criou a Associação Malabarismo Dinamarquês e em seus shows mistura malabarismo e comédia.

Entre as atrações nacionais, o evento programou espetáculos de diferentes estados brasileiros: Circo da Silva, Circo Dux, Coletivo Nopok, ETC E TAL, Trupe Família Clou, Márcio Libar, Os Siderais, Sergio Machado e Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro), Alê Casali (Bahia), Lume Teatro, Claudio Carneiro, Seres de Luz Teatro (São Paulo), Cia dos Palhaços (Paraná), Pé de Vento Teatro (Santa Catarina), Cia Umpédedois (Rio Grande do Sul), além do Circo Teatro Artetude e Pipino (Distrito Federal).

ENCERRAMENTO: 
OVERDOZE E GALA INFANTIL – “GALINHA”

O encerramento será com a tradicional Overdoze – uma maratona de doze horas, com oito espetáculos espalhados em dois teatros (Nelson Rodrigues e Carlos Gomes) e na Praça Tiradentes. A novidade ficará por conta do baile de gala infantil, batizado de “Galinha”, às 16h, na Praça Tiradentes, que apresentará o espetáculo inédito “Riante” – uma montagem do grupo carioca Circo Silva e 12 crianças, filhos de palhaços que estão participando do evento.

Dentro da programação da Overdoze, o público vai conferir também as atrações “Concerto em Ri Menor, da Cia dos Palhaços (PR); “Espelunca”, do Grupo Milongas (RJ); “Fuera!”, de Maria Peligro (Espanha); Johnny Melville (Escócia), Palhaço Cavaco (SP), Coletivo Nopok (RJ), Jon G Lor (Dinamarca) e Shake That (Bélgica).

SEMINÁRIO E OFICINAS

Entre os dias 03 e 04 de dezembro, o Anjos do Picadeiro promove um troca de conhecimento e experiências entre os artistas e o público formado por profissionais e pessoas interessadas na arte da palhaçaria. O Seminário de Comicidade Anjos do Picadeiro chega à quarta edição e abordará os temas A alegria é a prova dos nove: o lugar social e crítico do riso na cultura brasileira” e “Nem herói nem guru”: pensar o palhaço além da (auto)ajuda”, além de uma entrevista aberta com o palhaço catalão Tortell Poltrona. Para participar dos seminários, é preciso enviar um e-mail para: seminario@anjosdopicadeiro.com.br.

Entre as oficinas do Anjos do Picadeiro 11, o evento traz encontros com Ângela de Castro (Conserta Cena – oficina para cenas de palhaço – com defeito de fabricação), Chacovachi e Tortell Poltrona (palhaços de rua e de circo),  Lume Teatro (montagem para do Abre-Alas da Palhaceata) e uma oficina com o palhaço escocês Johnny Melville sobre improvisação, energia e espontaneidade.


PROGRAMAÇÃO

03/12 – Segunda Feira

10h – Oficinas
14h30 – IV Seminário de Comicidade
Tema: “A alegria é a prova dos nove”: o lugar social e crítico do riso na cultura brasileira – Teatro Nelson Rodrigues – CAIXA Cultural
Participantes: André Bueno (UFRJ), Jailson de Souza (Observatório das Favelas) (RJ) e Erminia Silva (SP)
16h30 – Entrevista aberta com o grupo Teatro de Anônimo por Erminia Silva e Alice Viveiros de Castro – Teatro Nelson Rodrigues – CAIXA Cultural

04/12 – Terça Feira

10h – Oficinas
14h30 – IV Seminário de Comicidade
Tema: “Nem herói nem guru”: pensar o palhaço além da (auto)ajuda – Teatro Nelson Rodrigues – CAIXA Cultural
Participantes: Adriana Schneider (Unirio), Ricardo Pucetti (Lume) e Juliana Jardim
16h30 – Entrevista aberta com Tortell Poltrona por Alice Viveiros de Castro e Erminia Silva – Teatro Nelson Rodrigues – CAIXA Cultural

05/12 – Quarta feira

10h – Oficinas
15h – Palhaceata – da Cinelândia até a Praça XV
20h – Espetáculo “Post-Classic” com Tortell Poltrona (Catalunha) – Teatro Nelson Rodrigues – CAIXA Cultural

06/12 – Quinta feira

16h – Espetáculo de rua com Artetude (DF), Circo Dux (RJ) e El Kote (Chile) – Praça XV
20h –  “O fantástico circo teatro de um homem só” com Cia Rústica de Teatro (RS) – Teatro Nelson Rodrigues – CAIXA Cultural
22h – “The Gift” com Angela de Castro (Inglaterra) – Armazém Teatro
23h – Festa no Pavilhão - Teatro de Anônimo

07/12 – Sexta feira

15h – EXTENSÃO – “Tomate por Tomate” com Palhaço Tomate (Argentina) – Espaço Cultural Escola SESC
16h – “Ao Divagar se Vai Longe e de Bicicleta Mais Ainda...” com  CiaUmPédeDois (RS) –  Praça Melvin Jones (Castelo)
20h – “Pablo Superstar” com Pablo Muñoz e Ivan Prado (Espanha) – Teatro Nelson Rodrigues – CAIXA Cultural
22h – Noite Cômica com Claudio Carneiro (SP), Seres de Luz (SP), Ana Carolina Sawen (RJ) e La Mínima (SP) – Pavilhão Teatro de Anônimo

08/12 – Sábado

10h - EXTENSÃO – Oficina Iniciação ao Palhaço com Ivan Prado (Espanha) – Espaço Cultural Escola SESC
10h – “Polenta e Radite” com Cia Entreato (RJ) – Teatro do Parque das Ruínas
11h – Palco Aberto com Paula Preiss (RJ) – Parque das Ruínas
15h – EXTENSÃO – Espetáculo “Aqui el unico animal soy yo” com El Kote (Chile) - Praça da Bíblia - Cidade de Deus
15h – Espetáculo de rua com Duo Morales (RJ) e Rodrigo Robleño (MG) – Rua do Mercado (Praça XV)
20h – “Canta Clown” com Marta Carbayo (Espanha) – Teatro Nelson Rodrigues – CAIXA Cultural
22h – Noite Cômica com Grupo Pirilampo (DF), Vinícius Daumas (RJ), Pé de Vento Teatro (SC) e Alê Casali (BA) – Local a confirmar

09/12 - Domingo

OVERDOZE
Teatro Nelson Rodrigues – CAIXA Cultural
11h – “Concerto em Ri Menor” com Cia dos Palhaços (PR)
15h – Grupo Milongas (RJ)
18h – Johnny Melville (Escócia)

Praça Tiradentes (palco 1)
15h – Palhaço Cavaco (SP)
17h – Coletivo Nopok (RJ) e Jon G Lor (Dinamarca)

Praça Tiradentes (palco 2)
16h – Circo da Silva (RJ) e Gala Infantil – Galinha
18h – Shake That (Bélgica)

Teatro Carlos Gomes
20h – “Fuera!” com Maria Peligro (Espanha)


EXTENSÃO EM NOVA FRIBURGO

01/12 - Sábado

16h – Espetáculo de rua com artistas de Nova Friburgo – Praça Dermeval Barbosa Moreira – Centro
20h – “Canta Clown” com Marta Carbayo (Espanha/Dinamarca) - Teatro Municipal de Nova Friburgo

02/12 - Domingo

16h – Espetáculo de rua com artistas de Nova Friburgo e Jon G Lor (Dinamarca) - Praça Dermeval Barbosa Moreira - Centro
20h – Pablo Superstar com Pablo Muñoz (Espanha) - Teatro Municipal de Nova Friburgo

EXTENSÕES NO RIO DE JANEIRO

07/12 - Sexta

15h – “Tomate por Tomate” com palhaço Tomate (Argentina) – Espaço Cultural Escola SESC

08/12 – sábado

10h – Oficina de Iniciação ao Palhaço com Ivan Prado (Espanha) – Espaço Cultural Escola SESC
15h – “El animal aqui soy yo” com El Kote (Chile) – Praça da Bíblia - Cidade de Deus


SERVIÇO DOS ESPAÇOS

Armazém Teatro 

Rua dos Arcos, 24, Fundição Progresso – Lapa
(21)2240-0930
Capacidade: 150 lugares
Valor do ingresso: R$ 20,00
Desconto de 50% na compra de até 2 ingressos para clientes do Cartão Petrobras.

Circo Crescer e Viver

Rua Carmo Neto, 143 - Cidade Nova (Em frente ao metrô Praça Onze)
(21)3972-1391
Capacidade: 350 lugares
Valor do Ingresso: R$ 20,00

Espaço Cultural Escola SESC 

Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá
(21)3214 -7404
Capacidade: 600 lugares
Entrada franca

Parque das Ruínas 

Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
(21) 2215-0621            
Capacidade: 60 lugares
Entrada franca

Teatro de Anônimo

Rua dos Arcos, 24 (térreo), Fundição Progresso – Lapa
(21)2240-0930
Capacidade: 200 lugares
Valor do ingresso: R$ 20,00
Desconto de 50% na compra de até 2 ingressos para clientes do Cartão Petrobras.

Teatro Carlos Gomes 

Praça Tiradentes, s/n° Centro
(21)2232-8701
Capacidade: 677 lugares
Valor do ingresso: gratuito

Teatro Nelson Rodrigues – CAIXA Cultural 

Av. República do Chile, 230 – Centro
(21)2262-8152
Capacidade: 388 lugares
Valor do ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).  Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
(no dia 09/12, a programação será gratuita)
Desconto de 50% na compra de até 2 ingressos para clientes do Cartão Petrobras.

Na rua:

Praça XV - embaixo da Perimetral próximo às estações das barcas
Praça da Bíblia - Cidade de Deus
Rua do Mercado - na altura do número 45 – Centro
Praça Melvin Jones – Buraco do Lume – Castelo
Praça Tiradentes – Centro
Entrada franca para todos os espetáculos de rua


NOVA FRIBURGO

Teatro Municipal de Nova Friburgo

Praça do Suspiro, s/n° (Centro)
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Na rua: Praça Dermeval Barbosa Moreira (Centro)


OFICINAS 

Conserta Cena – oficina para cenas de palhaço (com defeito de fabricação) 

Ministrante: Ângela de Castro
Data: 03, 04, 05 e 06/12
Horário: das 9h às 14h
Local: Teatro Armazém - Fundição Progresso - Rua dos Arcos, s/nº - Lapa
Valor: R$ 250,00 (cenas individuais ou de duplas) e R$ 300,00 (cenas de trios)
Inscrições pelo e-mail: oficinas@anjosdopicadeiro.com.br

Oficina sobre palhaços de rua e de circo 

Ministrantes: Chacovachi e Tortell Poltrona
Data: 03, 04 e 05/12
Horário: das 10h às 13h
Local: Instituto do Ator – Rua da Lapa, nº 161, esquina com a Rua Joaquim Silva - Lapa
Valor: R$ 250,00
Inscrições pelo e-mail: oficinas@anjosdopicadeiro.com.br

Oficina com Johnny Melville

Data: 03, 04 e 05/12
Horário: das 10h às 13h
Local: Cia dos Atores  - Escadaria do Selaron – acesso pela Rua Joaquim Silva – Lapa
Valor: R$ 200,00
Inscrições pelo e-mail: oficinas@anjosdopicadeiro.com.br

Oficina de Montagem para o Cortejo Palhaceata 

Ministrante: Lume Teatro
Data: 02, 03, 04 e 05/12
Horário: das 9h às 13h
Local: Pavilhão Teatro de Anônimo - Fundição Progresso - Rua dos Arcos, s/nº - Lapa
Oficina gratuita
Inscrições pelo e-mail: oficinas@anjosdopicadeiro.com.br
 
Conheçam os Anjos do Picadeiro.
 
fonte: assessoria de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário