sábado, 24 de novembro de 2012

RITA BENNEDITTO LEVARÁ TECNOMACUMBA AO IMPERATOR

 foto: Emir Penna

A longevidade de um projeto só acontece quando ele conquista seu público apostando na diferença. O Tecnomacumba, que está no nono ano de existência, volta ao Rio de Janeiro no dia 29 de novembro, no palco Imperator – Centro Cultural João Nogueira.

Tecnomacumba é uma intervenção cultural de grande sucesso que vem reafirmar a identidade do povo brasileiro. O show idealizado e produzido por Rita Benneditto nasceu em uma temporada no Rio e ganhou vida própria por todo o país e até no exterior, quando colocou seu pé no mundo em um festival na cidade de Dakar – Senegal – África que reuniu artistas de vários continentes.

Os dois CDs (um de estúdio e outro ao vivo) e o DVD foram feitos por exigência desse público fiel e apaixonado pela mistura promovida por Rita Benneditto.

Devido ao grande sucesso de Tecnomacumba e por ser considerada uma das mais criativas e talentosas interpretes da MPB contemporânea, Rita Benneditto ganhou o prêmio de Melhor Cantora - Categoria Canção Popular no Prêmio da Música Brasileira - 2010.

Tecnomacumba é uma intervenção cultural que busca mostrar o quanto a MPB deve às religiões africanas. E essa intervenção, contra todos os prognósticos de um mercado musical que desaprendeu a lidar com a longevidade dos shows de música ou simplesmente com a música que não é descartável, contra todos os prognósticos, Tecnomacumba está fazendo nove anos de existência e resistência. Vou fazer um grande show de comemoração, promete Rita Benneditto.

Com o mesmo clima que conquistou o público, o show segue renovando. Seja no repertório que cresceu com adesão de músicas como De mina (de Josias Sobrinho) e Mamãe Oxum (domínio público). Ou ainda pela nova banda “Cavaleiros de Aruanda” que agora conta com Felipe Pinaud (guitarras e vocais), Lancaster (baixo e vocais), Lucio Vieira (bateria, e programações eletrônicas) e Ronaldo Silva (percussão e vocais).

Ao longo dessa trajetória muitos artistas aderiram à intervenção cultural de Rita Benneditto, participando do show Tecnomacumba: Maria Bethânia, Alcione, Ney Matogrosso, Beth Carvalho, Margareth Menezes, Sandra de Sá, Mart´nália, Zeca Baleiro, Leci Brandão, Davi Morais, Otto, Nicolas Krassik, Totonho e Os Cabras, Marcos Suzano, Lanlan, Lucas Santana, Carlos Malta e Daúde.


Rita Benneditto - A popularidade de Tecnomacumba é estratégica nesse momento em que sua criadora se apresenta publicamente com um novo nome: Rita Benneditto (até então ela se apresentava como Rita Ribeiro).

Rita começou sua carreira há mais de vinte anos. Há algum tempo descobriu a existência de nomes artísticos coincidentes com o seu, inclusive em Portugal. Assim, em lugar de entrar com um longo e, possivelmente, desgastante processo na justiça, a artista, que sempre foi ligada ao sagrado – vide o sucesso do show Tecnomacumba, que já dura nove anos – resolveu então atender aos sinais e mudar seu nome artístico. Escolheu um sobrenome que é, ao mesmo tempo, uma homenagem ao seu pai, que se chamava Fausto Benedito Ribeiro; à sua terra natal, São Benedito do Rio Preto, cidade do Interior do Maranhão; e também um nome abençoado. Benedito tem origem no latim, Benedictus, que significa abençoado, louvado, consagrado.

Eu sou uma artista que se relaciona profundamente com os mistérios da existência. Cantar, para mim, não é só um meio de sobrevivência ou uma questão de prazer e vaidade. É antes de tudo, me relacionar com o sagrado. Então, alguns fatos me levaram a concluir que o sagrado estava me sinalizando para a troca de nome. Mesmo sabendo do trabalho que é fazer essa mudança após cinco discos e uma carreira de mais de vinte anos, decidi atender aos sinais. Escolhi então um sobrenome que é, ao mesmo tempo, uma homenagem ao meu pai e à minha terra natal, e cujo significado é “abençoado, bendito”, acrescenta Rita.


SERVIÇO

TECNOMACUMBA
RITA BENNEDITTO

Imperator – Centro Cultural João Nogueira

Endereço: Rua Dias da Cruz, n° 170, Méier – Rio de Janeiro
Data: 29 de novembro
Horário: 21h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada)
Informações no telefone: (21)2596-1090

Ingressos à venda em: Ingresso.com

fonte: assessoria de imprensa

2 comentários:

  1. Tenho o cd e o dvd, ainda naõ consegui ver o show, mas estarei na próxima quinta com certeza no Imperator. Obrigada por divulgar essa religião tão massacrada pela sociedade. Sou umbandista e me orgulho disso.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Kátia! Seja bem vinda! Estamos antenados em relação a diversas manifestações culturais e artísticas. A pluralidade, a reciprocidade e a universalidade são conceitos importantes para nós (e também formas de aprendizado) e um deleite (que bom!) para nossos leitores. Continue conosco!

    ResponderExcluir