domingo, 18 de novembro de 2012

LIVRO ANALISA A REDEMOCRATIZAÇÃO PELO OLHAR DO CARTUNISTA HENFIL

Através de levantamento das colunas "Cartas da mãe", obra analisa a contribuição do desenhista 
no processo de transição

 
O cientista político e cartunista Márcio Malta (Nico), está lançando o seu segundo livro sobre o desenhista Henfil. Na obra Diretas Jaz (Ed. Muiraquitã), o autor analisa a transição da ditadura para a democracia através das “Cartas da mãe”, publicadas por Henfil na revista “Isto é”, de 1977 a 1984. O trabalho  acompanha por meio do olhar do desenhista os esforços da sociedade civil e política para restituir a democracia no Brasil, percorrendo desde a luta pela anistia, o movimento pelas Diretas Já e a eleição indireta  do presidente da República Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral. Conjugando referenciais teóricos, históricos e o uso de fontes primárias, a pesquisa se debruça sobre a maneira conservadora que se deu a transição brasileira, utilizando categorias analíticas e o discurso gráfico e verbal construído por Henfil nas “Cartas da mãe”. Um dos objetivos é  ressignificar o papel de atores políticos, muitas vezes esquecidos ou relegados a planos secundários. Um exercício de memória para evitar que páginas da nossa história caiam no esquecimento.

O que eram as cartas da mãe

As "cartas da mãe", objeto central do livro, foram colunas publicadas pelo cartunista Henfil na revista "Isto é", no período de 1977 a 1984. Em bilhetes para sua mãe, D. Maria, a princípio singelos, o humorista mineiro satirizava a longa transição da ditadura para a democracia no Brasil. O "irmão de Betinho" foi decisivo nos rumos dos dois principais episódios em questão, a luta pela anistia e o movimento pelo retorno das eleições livres, as Diretas Já, batizado pelo desenhista nas páginas do jornal "O Pasquim". Através da combinação de textos e desenhos radicais, o leitor poderá acompanhar cada passo desse período histórico, decisivo para compreender o momento que vivemos.

  SOBRE O AUTOR

Márcio Malta (Nico) nasceu em 1982, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Como cartunista, iniciou a carreira colaborando em órgãos de movimentos sociais. Na imprensa, merece destaque sua passagem pelo jornal "O Pasquim 21", capitaneado pelo mestre Ziraldo. Suas obras foram apresentadas em festivais nacionais e internacionais de humor, sendo publicado e exposto em diversas oportunidades. Autor do livro de charges "E Agora Lula?" (2006) e da biografia "Henfil - o humor subversivo" (2008), livro vencedor do "Troféu HQ MIX", como Melhor Livro Teórico. Conjuga seus dotes artísticos com a formação acadêmica. Atualmente é professor de Antropologia, Sociologia e Ciência Política da UniLasalle-RJ. Doutor em Ciência Política (UFF), com a pesquisa que originou o presente livro. Mestre em Ciência Política (UFRJ), tendo desenvolvido pesquisa sobre charges do Jeca Tatu e a identidade nacional em Monteiro Lobato. Formado em Ciências Sociais (UFF), foi ainda professor da rede pública estadual (RJ). Mantém uma página na internet, onde publica seus trabalhos, a Mundo em Rabisco.


Serviço
 
Lançamento do livro: 
Diretas jaz: o cartunista Henfil e a redemocratização através das "cartas da mãe"

Páginas: 167
Preço médio: R$30,00
Data: 29 de novembro, às 19:30h
 
Local: Livraria Portinari
Endereço: Galeria de arte La Salle (térreo). Unilasalle-RJ
rua Gastão Gonçalves, n° 79, Santa Rosa - Niterói/RJ

fonte: Mundo em Rabisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário