domingo, 14 de outubro de 2012

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RJ PROMOVE RÉCITAS "CASO NO JÚRI"

A produção é uma parceria entre o Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ-Rio) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

O Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, no Antigo Palácio da Justiça, durante a sua história de mais de oito décadas recebeu julgamentos de grande repercussão. Desde a sua reabertura em 2010, após obras de restauração, o Tribunal do Júri deixou de prestar serviços jurisdicionais e passou a ser um local de memória e cultura. Sua agenda cultural, administrada pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro tem recebido visitas teatralizadas, leituras dramatizadas, cursos, seminários e conferências.

Em outubro será a vez de o Salão Histórico dessa corte apresentar a versão inédita da opereta cômica inglesa em versão e adaptação brasileira Caso no Júri, da original "Trial By Jury" (1875), de William S. Gilbert e Arthur Sullivan. A produção é fruto da parceria do Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As récitas acontecerão de 17 a 27 de outubro (de quarta a sábado), com entrada franca. Aos sábados, serão oferecidas duas sessões por dia, às 15h e 17h.
 
Assina o projeto de extensão, a versão brasileira e a direção cênica, José Henrique, diretor teatral e professor do Curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ. A direção musical é de Marcelo Coutinho, professor da Escola de Música da UFRJ.O coro é formado por alunos da UFRJ e UniRio, entre outros. A música será executada pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a batuta do regente Juliano Dutra. A montagem conta com 30 cantores em cena, sendo seis solistas.

Apresentada pela primeira vez no Brasil em língua portuguesa, Caso no Júri é a primeira das famosas Savoy Operas da dupla Gilbert & Sullivan, conjunto de obras que marcou o nascimento do gênero do musical londrino. A divertida opereta, adaptada nesta versão para o Rio de Janeiro de 1927, conta a história de um julgamento de um típico malandro carioca, que rompe a promessa de casamento com uma ingênua mocinha de família.

O objetivo do CCPJ-Rio com esse projeto inovador é de abrir as portas do Antigo Palácio da Justiça para outros projetos de extensão, levando, cada vez mais, outros setores da sociedade para o palácio.

Serviço

Caso no Júri
 

Récitas: 

. dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26/10 (quartas, quintas e sextas), às 19h; 

. dias 20 e 27/10 (sábados), duas récitas por dia, às 15h e às 17h.

Local: 

Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri 
Antigo Palácio da Justiça

Rua Dom Manuel, n° 29 - 2º andar - Centro/RJ
Tel: (21)3133-3366 / (21)3133-3368 

Duração: 45 minutos
Capacidade: 200 lugares.
Recomendação etária: livre
Entrada franca, com distribuição de senhas no local, meia hora antes do início da récita

ccpjrio@tjrj.jus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário