quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PROJETO EDUCATIVO "GENTE ARTEIRA" FESTEJA MÊS DAS CRIANÇAS NA CAIXA CULTURAL RIO

                                                        foto: divulgação

A programa educativo Gente Arteira da CAIXA Cultural Rio de Janeiro organizou, para Outubro/2012, uma série de atividades para o público infantil em homenagem ao mês das crianças. As atividades, que unem recreação e aprendizado, pretendem estimular a criatividade dos pequenos. O programa conta com visitas mediadas, oficinas para grupos agendados e espontâneos, contação de histórias, além de transporte gratuito para instituições e escolas públicas.

A partir deste mês, o Gente Arteira desenvolverá uma ação de troca de gibis, livros e de brinquedos, tendo como marco inicial a data comemorativa do dia das crianças, 12 de outubro. A ação se estende até dezembro, sendo finalizada no período posterior ao Natal.

As crianças podem fazer as trocas acompanhadas dos seus responsáveis. No ato da troca, ela recebe uma etiqueta onde escreverá seu nome e idade, e poderá então escolher um dos exemplares expostos para que a troca seja concluída. O projeto busca estimular as crianças a passar adiante estes materiais e despertar nos pequenos a consciência de um consumo colaborativo. Um brinquedo ou um livro que já foi utilizado pode ser aproveitado por outra criança e, assim, renovar a diversão.

Gente Arteira:

O projeto Gente Arteira é uma proposta de atividades específicas de aprendizagem de arte-educação idealizada para os espaços da CAIXA Cultural. A realização das atividades promove as relações interpessoais, incentiva o raciocínio, a imaginação e a observação dos visitantes dos eventos de teatro, exposições, música e cinema.

As atividades são executadas por profissionais capacitados e incluem oficinas dos diversos segmentos artísticos que dialogam com a programação do espaço: literatura, contação de histórias e leituras dramatizadas, artes plásticas, história em quadrinhos, dança, vídeo e outras atividades correlacionadas.

Serviço:

Gente Arteira
Programação Especial Dia das Crianças

Datas: de 12 a 14 de outubro de 2012
Horários: das 10h às 21h (sexta a domingo)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Endereço: Av. Almirante Barroso, n° 25, Centro (próximo à estação Carioca do Metrô)
Público alvo: Livre
Programa educativo – Agendamentos: (21) 3980-4898
Correio eletrônico: agendamento.rio@gentearteira.com

Entrada franca
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: CAIXA Cultural

Programação:

Sexta-feira, 12 de outubro

10h às 12h – Oficina de cerâmica
As crianças aprenderão os procedimentos básicos para produzir um pote de cerâmica. As crianças poderão pintar suas próprias peças. Cada criança irá ganhar sua criação após o término da oficina.

13h às 15h – Oficina de modelagem com massinha
A atividade de modelagem com massinha pretende trabalhar a coordenação motora das crianças, ampliando a leitura do mundo infantil estimulando a criatividade e imaginação. Ao término da atividade, as crianças ganharão um brinde.

14h às 15h – Contação de histórias
Será realizada apresentação do conto “Caldeirão de histórias“. A atividade será desenvolvida pela atriz Priscila Camargo e pelo músico Marcelo Daguerre. Serão apresentadas as histórias “Uma fábula sobre a fábula”, “Rustam e a fortaleza de ferro”, “Lenda da mandioca” e “A menina que era irmã de Sete Dives”.

15h30 às 16h30 – Contação de histórias
Será realizada apresentação do conto “Caldeirão de histórias“. A atividade será desenvolvida pela atriz Priscila Camargo e pelo músico Marcelo Daguerre. Serão apresentadas as histórias “Uma fábula sobre a fábula”, “Rustam e a fortaleza de ferro”, “Lenda da mandioca” e “A menina que era irmã de Sete Dives”.

às 10h/ 13h/ 14h/ e às 15h – Troca-troca de livros e gibis
As crianças poderão trazer livros e gibis para renovação de suas bibliotecas pessoais. A troca de gibis será realizada no momento anterior à realização das oficinas.

10h às 21h – Doação de livros, gibis e brinquedos
Ao longo de todo o dia, o projeto “Gente Arteira” receberá doações de livros, gibis e brinquedos que servirão para a criação da Gibiteca e da Brinquedoteca de trocas.

Caldeirão de histórias:
Com o “Caldeirão de Histórias”, pretendemos levar às crianças o mágico e o lúdico mundo das histórias milenares. Com o auxílio dos recursos do Teatro e belas canções, compostas pelo músico Renato Resende, estimular a imaginação e a criatividade, levando valores éticos e conhecimentos profundos da alma humana.
   
Histórias apresentadas:

- Uma fábula sobre a fábula
História turca baseada nas “Mil e uma Noites”, que mostra como a “verdade”, ainda que camuflada, consegue entrar nos grandes palácios.

- Rustam e a fortaleza de ferro 
É uma história asiática da tradição Sufi. Na forma de aventura, o heroi Rustam, com astúcia e coragem, vence adversários no mundo real e no mágico.

- A Lenda da Mandioca 
Lenda indígena brasileira que mostra a origem dos mistérios do mundo por meio da singeleza dos povos primitivos e motiva a participação das crianças através dos ritmos típicos. 

- A menina que era irmã de sete Dives 
História da Europa Oriental que apresenta uma menina em pleno rito de passagem. Apesar de ser criada por sete Dives (seres que abominam os seres humanos ), ela consegue transmutar as dificuldades da sua própria criação e adquirir as sutilezas e os recursos de uma princesa.

Sábado, 13 de outubro

10h às 12h – História desenhada
Atividade de leitura dramatizada realizada por um oficineiro ator, sincronizada com produção de desenhos realizados pelas crianças. Após a confecção dos desenhos, os trabalhos serão aplicados sequencialmente para aplicação em um rolo demonstrativo do conto desenhado. As crianças então poderão apresentar suas interpretações a partir da observação das imagens produzidas.

13h às 15h – Oficina de pintura de autorretrato
As crianças receberão uma verdadeira aula de artes com o tema do autorretrato.  Após a explanação da oficineira arte educadora Luana Manhães, as crianças poderão elaborar pinturas como base em sua auto-observação.

10h às 12h/ e das 13h às 15h – Troca-troca de livros, gibis e brinquedos
As crianças poderão trazer livros e gibis para renovação de suas bibliotecas pessoais. A troca de gibis será realizada no momento anterior a realização das oficinas.

10h às 21h – Doação de livros, gibis e brinquedos
Ao longo de todo o dia, o projeto Gente Arteira receberá doações de livros, gibis e brinquedos que serão integrados aos acervos da Gibiteca e da Brinquedoteca de trocas Gente Arteira.

Domingo, 14 de outubro

13h às 15h- Oficina de criação de brinquedos com encaixe de papelão
A oficina pretende estimular a criatividade das crianças para a elaboração de brinquedos através do reaproveitamento de materiais.  Cada criança irá ganhar sua criação após o término da oficina.

15h às 17h – Oficina de papel marché
As crianças irão elaborar e modelar formas de animais com a utilização de jornal e papel marché.

13h às 15h / e das 15h às 17h – Troca-troca de livros e gibis
As crianças poderão trazer livros e gibis para renovação de suas bibliotecas pessoais. A troca de gibis será realizada no momento anterior a realização das oficinas.

10h às 21h – Doação de livros, gibis e brinquedos
Ao longo de todo o dia, o projeto Gente Arteira receberá doações de livros, gibis e brinquedos que serão integrados aos acervos da Gibiteca e da brinquedoteca de trocas Gente Arteira.
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário