sexta-feira, 26 de outubro de 2012

NO PRÓXIMO DOMINGO (28/10/12), A ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA FARÁ CONCERTO GRATUITO NO CENTRO DO RJ

Apresentação será um cyberconcerto, que poderá ser fotografado e compartilhado nas redes sociais


  
A Orquestra Petrobras Sinfônica apresentará, no dia 28 de outubro (domingo), às 16h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo (antiga Sé), o concerto Mestre Athayde VIII. A apresentação faz parte da série gratuita em igrejas do Rio. O maestro Naokata Tachibana é o convidado para reger a orquestra na Abertura da ópera A italiana em Argel, de Gioacchino Rossini (1792-1868), Gli uccelli, de Ottorino Respighi (1879-1936), e a Sinfonia No. 4 em Lá Maior, op. 90 (Italiana), de Felix Mendelssohn.  
  
A apresentação será em forma de cyberconcerto, uma iniciativa única e pioneira da Opes, que tem o objetivo de popularizar a música clássica e estimular o público a fotografar e/ou filmar o concerto para compartilhamento na internet, em redes sociais, blogs e canais de vídeo. 


O REGENTE

Naotaka Tachibana 
Depois de estudar na Escola de Música Toho Gakuen (trompa principalmente), Naotaka Tachibana fez pós-graduação na mesma universidade. Paralelamente, praticou regência no departamento anexo da universidade. Estudou com Yuji Yuasa, Salvador-Mas Conde, Jorma Panula, Isaac Karabtchevsky e outros. Em 2001, conquistou o segundo lugar na Competição de Regência Internacional Besancon, além de ganhar o Prêmio de Escolha da Audiência. Em 2007, ganhou a Competição de Regência de Ópera Internacional Béla Bartók. Regeu a Orquestra de Toulouse, Filarmônica St. Petersburg, Orquestra Sinfônica Yomiuri Nippon entre outras.

Sobre a Orquestra 

Completando 40 anos em 2012, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais 80 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional. A orquestra realiza a maior parte de sua temporada no Rio de Janeiro com suas séries tradicionais que homenageiam grandes nomes da pintura brasileira: Djanira e Portinari; além das séries Mestre Athayde, com concertos gratuitos nas igrejas do Rio, da Série Metrônomo, que apresenta concertos didáticos para alunos da rede pública, e muitas outras.

Modelo de gestão

A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.  

Sustentabilidade

Desde 2009, a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) gerada pelos espetáculos da Orquestra Petrobras Sinfônica é quantificada e neutralizada por meio do plantio e manutenção de árvores nas áreas rurais do Estado do Rio. 

Sobre a PETROBRAS 

A Petrobras patrocina a Orquestra Petrobras Sinfônica há 25 anos. A principal frente de atuação do patrocínio cultural da companhia é o Petrobras Cultural. Criado em 2003, é o maior programa de patrocínio cultural já lançado no país. A Petrobras busca contribuir para o fortalecimento das oportunidades de criação, produção, difusão e fruição da cultura brasileira, para a ampliação do acesso dos cidadãos aos bens culturais e para a formação de novas plateias. 

Outros Apoios e Patrocínios

A Petrobras Sinfônica conta ainda com os patrocínios de: Akzo Nobel e Deloitte. E com os apoios culturais de: Avianca, Porto Bay Hotels e Radio MEC FM.

Mestre Athayde VIII
Naotaka Tachibana, regente


Programa

Gioacchino Rossini (1792-1868)
A Italiana em Argel - Abertura

Ottorino Respighi (1879-1936)
Gli uccelli

Felix Mendelssohn (1809-1847)
Sinfonia No. 4 em Lá Maior, op. 90 (Italiana)


Dia: 28 de outubro (domingo)
Horário: 16h
Local: Igreja Nossa Senhora do Carmo (antiga Sé)
Rua Primeiro de Março s/n – Centro, Rio de Janeiro
Capacidade: 450 lugares
Entrada: gratuita
Classificação etária: livre
Tel: (21)2551-5595


fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário