quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MIDRASH CENTRO CULTURAL APRESENTA DUAS ATRAÇÕES PARA ESTE FIM DE SEMANA E PARA A VÉSPERA DO FERIADO


SILÊNCIOS CLAROS

Texto: Clarice Lispector. Direção: Fernando Philbert. Com Ester Jablonski. Música: Marcelo Neves. 

As estações da vida - anseios, desejos inconfessos, contradições, alegrias e tristezas de quatro mulheres, mas que são uma só. Uma viagem pelo universo de Clarice Lispector.

Midrash Centro Cultural
Rua General Venâncio Flores, 184, Leblon/RJ - Tel: (21)2239-1800. 
Sáb, às 21h. Dom, às 18h e às 20h. 
R$40,00
Duração: 50 minutos. Até 28 de outubro.

ATENÇÃO: HORÁRIO EXTRA 
NESTE DOMINGO (28/10), ÀS 18h

A PARTIR DE 01/11 (QUINTA-FEIRA), NOVO HORÁRIO:

SILÊNCIOS CLAROSQui, às 18h  - até 25 de novembro.



Marcelo Gleiser no Midrash Centro Cultural
O perfil de um dos cientistas brasileiros 
mais famosos no mundo

No dia 28 de outubro, o Midrash Centro Cultural recebe Marcelo Gleiser, astrônomo, físico, escritor e roteirista. Em uma conversa franca e aberta com a jornalista Leila Sterenberg, Gleiser contará sua própria história e os caminhos que o levaram a tornar-se um dos mais reconhecidos cientistas brasileiros. 

Quem poderia dizer que aquele menino nascido no Rio de Janeiro, em 1959, que queria ser músico e não demonstrava muito interesse para a matemática se transformaria num dos maiores físicos e cosmólogos brasileiros?
 
Com apenas 35 anos de idade, Gleiser recebeu do presidente norte-americano Bill Clinton o prêmio Presidential Faculty Fellows Award por seu trabalho de pesquisa em cosmologia e por sua dedicação ao ensino. Hoje, aos 52, Gleiser ocupa lugar de destaque entre os mais prestigiados cientistas de todo o mundo. Atualmente, Gleiser vive nos Estados Unidos e leciona na Universidade de Dartmouth, onde se especializou em cosmologia, física não-linear e astrobiologia.

Graças a uma capacidade particular de explicar o intrincado universo da ciência em uma linguagem acessível, tornou-se Gleiser conhecido, mesmo fora dos círculos intelectuais. Ele é articulista do jornal Folha de São Paulo desde 1997, no qual, valendo-se de sua linguagem clara e explicativa, aproximou a ciência do leitor comum. Em 1998, com seu estilo de escrita voltado para o público não especializado, foi premiado com o Prêmio Jabuti de Literatura por seu primeiro livro, A Dança do Universo, sucesso de vendas. Seu minicurso em Dartmouth, Física para Poetas, onde discutia temas complexos da ciência contemporânea para não iniciados, tornou-se uma de suas palestras mais populares na Universidade.

Ao longo dos anos Marcelo Gleiser aproximou-se da televisão, apresentando um quadro no programa Fantástico, da Rede Globo, chamado Poeira das Estrelas, prestando consultoria para o filme de Cacá Diegues, O Maior Amor do Mundo e narrando o documentário Como Funciona o Universo para o Discovery Channel. Suas palestras e discussões sobre espiritualidade e ciência também são muito concorridas e repercutidas.

Sobre o Midrash Centro Cultural

O Midrash Centro Cultural, idealizado pelo rabino Nilton Bonder, ocupa hoje um lugar de referência na cidade do Rio de Janeiro. É uma instituição sem fins lucrativos que difunde a cultura com base em uma consciência de integração, cujo olhar contemporâneo permite vislumbrar sentidos mais amplos no diálogo e interseção com outros povos, culturas e tradições. Criado em 2009, o Midrash já realizou mais de 900
atividades, abrangendo os mais distintos temas, reunindo um público superior a 40 mil participantes. Entre cursos, palestras, espetáculos e celebrações, o Midrash trouxe personalidades como Marina Silva, Fernanda Montenegro, Ancelmo Gois, Sergio Brito, Silvio Tendler, Joel Birman, entre outros. O Midrash acredita que uma das formas mais eficazes de contribuir para um futuro justo é por meio do fortalecimento da sociedade e da consciência de integração.

SERVIÇO

28 OUT 2012

PERFIL
MARCELO GLEISER POR LEILA STERENBERG
 
DOM | 20h | R$50,00
 
Em conversa descontraída, Marcelo Gleiser fala sobre sua vida pessoal, trajetória profissional e de como suas pesquisas lhe conferiram renome e carreira internacional.
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário