sábado, 13 de outubro de 2012

ARTISTAS, JORNALISTAS E PESQUISADORES DEBATEM RELAÇÃO ENTRE CRÍTICA CULTURAL E WEB

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 16 a 19 de outubro, o seminário Crítica da Crítica: expansões e limites do pensamento 2.0, com entrada franca. Os temas debatidos serão: Música, Artes visuais, Cinema e Literatura.

O encontro, dividido em quatro mesas de debates, reunirá artistas, jornalistas e pesquisadores de diferentes linguagens para debater o modo como se constroem e discutem valores estéticos na era das redes sociais, do MP3 e do YouTube. Após a apresentação dos palestrantes, o público poderá participar, dirigindo perguntas sobre os temas abordados.

O seminário é gratuito e acontece no Cinema 2 da CAIXA Cultural, com distribuição de senhas a partir das 17h30. Os temas buscam discutir a relação entre a crítica cultural e a chamada Web 2.0, bem como o conjunto de recursos que marcaram a segunda idade da internet, possibilitando ao usuário comum o poder de criar, classificar e disseminar conteúdos online.

O encontro propõe várias indagações: quais seriam os desafios e possibilidades abertos para a crítica cultural com o advento da internet? Como as plataformas de compartilhamento de conteúdo alteram os circuitos de distribuição e recepção de produtos culturais? O surgimento de um grande número de emissores de opinião seria capaz de ameaçar ou transformar o discurso da crítica hoje?

Ficha Técnica:

Curadoria: Leandro de Paula
Coordenação geral: Valterlei Borges
Realização: Provisório Permanente Produções Culturais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Apoio: Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO) e Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense
Outras informações na página no FacebookSeminário


Serviço:

Seminário Crítica da Crítica

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Cinema 2
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro (próximo à estação Carioca do Metrô)
Datas: 16 a 19 de outubro de 2012
Horário: 18h30
Telefone: (21)3980-3815 
Entrada gratuita
Classificação Livre
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: Cinema 2  (80 lugares mais 3 para cadeirantes)
Distribuição de senhas a partir das 17h30
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: CAIXA Cultural 

 
Programação:

16/10/12 (terça)

18h30 – Música – De Indústria a Nicho.
Debatedores: Lucas Santtana (cantor e compositor), Mauro Ferreira (jornalista e crítico) e Marildo Nercolini (coordenador e professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense - UFF).
Mediadora: Claudia Neiva Matos, professora do Programa de Pós-Graduação - Estudos de Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFF e doutora em letras pela PUC-Rio).

17/10/12 (quarta)

18h30 – Artes Visuais – Ampliações do Campo.
Debatedores: Laura Erber (escritora e artista visual, professora do Departamento de Teoria do Teatro da Uni-Rio e mestre e doutora em Letras pela PUC-Rio), Daniela Labra (curadora de artes visuais e crítica de arte) e Frederico Coelho (pesquisador, ensaísta e professor de Literatura e Artes Cênicas da PUC-Rio).
Mediador: Bruno Melo Monteiro, mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

18/10/12 (quinta)

18h30 – Cinema – Mobilidade e Linguagem
Debatedores: Consuelo Lins (professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e pesquisadora da produção audiovisual contemporânea), Daniel Caetano (professor da Universidade Federal Fluminense) e Juliano Gomes (mestre em comunicação).
Mediador: Pedro Curi, doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF.

19/10/12 (sexta)

18h30 – Literatura – Em Busca de Textos onde Tudo é Contexto
Debatedores: Simone Campos (escritora, tradutora e editora), Karl Erik Schollhammer (professor e diretor do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro – PUC) e Sérgio Rodrigues (escritor e jornalista).
Mediador: Diego Paleólogo, doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário