sábado, 22 de setembro de 2012

OUTDOOR CORPO MACHINE APRESENTA ESPETÁCULO DE DANÇA

Dança contemporânea reúne linguagem 
escrita e teatro em um único espetáculo

 foto: Nilmar Lage

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 28 a 30 de setembro, o espetáculo solo Outdoor Corpo Machine, uma reflexão cênica sobre as imagens midiáticas acerca do corpo masculino e que fazem parte do cotidiano brasileiro, com concepção, direção e performance de André Masseno. Após cada apresentação acontece um debate do artista com o público, mediado por Ana Cristina Chiara, Ivana Menna Barreto e Fábio Carvalho.

Em cena, o coreógrafo André Masseno apresenta um trabalho onde o seu corpo visita o imaginário de um corpo-vitrine-máquina que é estranho, porém não desconhecido da sua experiência enquanto indivíduo e artista. O espetáculo discute como as referências visuais da propaganda constroem uma imagem corporal, que fica inserida no cotidiano, e promove valores estéticos e éticos de juventude, beleza e poder econômico. Por meio de imagens e de referências culturais e geográficas nacionais em cena, tais como a bossa nova, a orla das praias cariocas, entre outras paisagens.

Em sua trajetória, Outdoor Corpo Machine foi apresentado nos festivais FID (Fórum Internacional de Dança – MG), ENARTCi (Encontro das Artes de Ipatinga – MG), Corpo Instalação (SP), Festival Interação e Conectividade de Salvador (BA) e Festival Deslocamentos (SP). Em maio de 2009, foi o único espetáculo brasileiro selecionado para representar a dança contemporânea do Brasil, no Queer Zagreb Festival (Croácia). Em abril de 2011, foi apresentado no Festival Move Berlim, na Alemanha, sendo utilizado como a identidade visual principal de todo o material gráfico deste Festival, que seleciona obras de dança significativas do novo panorama artístico brasileiro.

André Masseno:

Coreógrafo e performer. Mestre e especialista em Literatura Brasileira na UERJ. Graduado em Artes Cênicas pela UNIRIO. Curador artístico dos projetos “Ela é ele? Ele é ela?” (2006), em parceria com Helena Vieira; “Para ouvir uma canção” (2011), “Filosofia e Cultura” (2012), e “Nietzsche: Filosofia, Arte e Vida” (2012). As suas produções solo são “Outdoor corpo machine” (2008); “I’m not here ou A morte do Cisne” (2004); “Baleia” (2004); “Explicit Lyrics” (2002) e “Ana/grama” (1999-2001).

Foi professor de Composição Coreográfica, na Escola Angel Vianna, e professor de Dança no Núcleo de formação do grupo de teatro “Nós do Morro” e da Escola de Atores do Sated. Foi professor de Estética, no curso de Licenciatura em Dança da UniverCidade, e professor convidado na pós-graduação lato sensu em Letras da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). Foi integrante da companhia de dança Dani Lima (1998-2006) e da Alexandre Franco Dança-Teatro (1996-2003).

Colabora assiduamente com diversos artistas e coletivos, tais como os fotógrafos Manuel Vason (Itália/Reino Unido, Projeto Pure Collaboration) e Mario Grisolli (RJ); o grupo de live art Pacitti Company (Reino Unido); os diretores teatrais Gilberto Gawronski, Bruno Bacelar (RJ), Rodrigo de Roure, Fernando Renjifo/La Repùblica Teatro (Madrid), e Caco Coelho (RS-SP); os coletivos de dança Grupo Hibridus (Ipatinga/MG), Grupo Gestus (SP); os coreógrafos Dani Lima (RJ), João Paulo Gross (RJ), Daniel Moura (BA), Ivana Menna Barreto (RJ) e Claudia Müller (RJ).

Em seus vinte anos de carreira, André Masseno apresenta uma pesquisa peculiar no âmbito da dança contemporânea ao construir espetáculos solos que dialogam com elementos do teatro, literatura e performance, lidando com a relação entre corpo, linguagem falada, questões de gênero e sexualidade. Seus trabalhos já foram apresentados em diversos teatros do Brasil (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo) e do Exterior (Inglaterra, Croácia, Alemanha), participando de encontros e conferências sobre Arte Contemporânea, além de ser convidado a ministrar oficinas de criação em dança contemporânea.

Debates 

28 de setembro
Dança, sexualidade e gênero, com Ana Cristina Chiara

29 de setembro
O espetáculo solo e outras políticas corporais, com Ivana Menna Barreto

30 de setembro
Paisagens da carne e imagens midiáticas, com Fábio Carvalho.

Horário: após os espetáculos


Serviço

                     Solo Outdoor Corpo Machine
Duração: 60 minutos
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Arena
Endereço: Avenida, Almirante Barroso, n° 25 - Centro (próximo à estação Carioca do Metrô)

Datas: 28, 29 e 30 de setembro de 2012 (sexta a domingo)
Horário: 19h

Informações: (21)3980-3815
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada. Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia)
Lotação: 176 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Classificação: 18 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Programação completa: CAIXA Cultural
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário