sábado, 22 de setembro de 2012

EXPOSIÇÃO E CICLO DE DEBATES RESGATAM A MEMÓRIA DO GRUPO TABLADO

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 20 de setembro a 11 de novembro de 2012, a exposição Tablado em Cartaz com o acervo iconográfico de um dos mais importantes grupos de Teatro da cena carioca. A mostra vai reunir cartazes, vídeos e fotografias dos momentos mais marcantes do grupo, com a curadoria de Julieta Sobral e João de Souza Leite.

O programa da exposição inclui a realização de duas mesas-redondas, intituladas O Tablado e a memória gráfica carioca e O Teatro Hoje, e duas oficinas para crianças (Oficinas Cênica e Gráfica). A proposta das mesas-redondas e das oficinas é envolver os fãs de teatro e a criançada no universo do Tablado e, depois, disponibilizar todo o material audiovisual e fotográfico no site criado especialmente para o projeto, onde o público poderá acessar as fotos da exposição, os debates na íntegra, e todas as informações sobre o projeto.

Contrariando o chavão de país sem memória, o Brasil vem se preocupando cada vez mais com a preservação de sua memória político-cultural. Hoje sabemos que impressos efêmeros como cartazes, jornais, revistas, rótulos, são capazes de revelar todo o espírito de uma época, afirmam os curadores da exposição, Julieta Sobral e João de Souza Leite. O Instituto Memória Gráfica Brasileira é uma iniciativa pioneira e tem como objetivo preservar e difundir nossa memória gráfica. Nossa proposta é resgatar acervos, disponibilizando-os através de produtos culturais. Nesse contexto, nada mais apropriado do que resgatar a memória de um dos mais importantes teatros do Rio de Janeiro, o Teatro Tablado. Queremos trazer para as novas gerações todo um legado pertencente à memória afetiva carioca sob a perspectiva do design, complementam.

O Tablado foi idealizado e criado por Maria Clara Machado e atravessou gerações. Ao longo deste período, vários artistas gráficos emprestaram seu talento à criação de cartazes e folders. No acervo, são encontrados arte-final, layouts de cartazes, desenhos em aquarela, croquis e muitas fotos. O Tablado tornou-se uma grande referência no mundo artístico brasileiro formando não apenas atores, como também grandes profissionais das áreas de iluminação e cenografia.

Serviço:

                 Exposição O Tablado em Cartaz

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Chile – Grande Galeria
Endereço: Av. República do Chile, n° 230 - Centro (próximo à estação Carioca do Metrô)
Telefone: (21)2262-8152

Visitação: até 11 de novembro de 2012

Horários:  
de terça a sexta, das 10h às 18h; 
sábado, domingo e feriados, das 14h às 18h

Entrada franca
Classificação: Livre
Agendamento programa educativo Gente Arteira: (21)3980-4898
Correio eletrônico: agendamento.rio@gentearteira.com
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Programação completa: CAIXA Cultural

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário