segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ESPETÁCULO DE DANÇA E PERCUSSÃO NA CAIXA CULTURAL RIO

Companhia de dança de Steven Harper 
encena o espetáculo Combo


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 13 a 16 de setembro, o espetáculo Combo, da Companhia Steven Harper. A concepção da montagem foi criada pelo coreógrafo e bailarino, Steven Harper, em parceira com o também coreógrafo Mario Nascimento. É um espetáculo guiado pelo ritmo, por encontros e desencontros cênicos, buscas e misturas, fantasias gestuais, texturas sonoras e bom humor.

O espetáculo Combo foi construído a partir do repertório da Companhia, entre os quais os espetáculos Sincopizante (2002) e Sensorial (2004) que contaram com a participação do coreógrafo Mário Nascimento, em ambas as criações. Combo faz um recorte do que houve de melhor nestes dois espetáculos de sucesso, incluindo outras performances que enriquecem este trabalho e proporcionam ao público um show dinâmico e alegre.

O espetáculo tem apenas um ato, com aproximadamente uma hora de duração e sem pausas ou uma linearidade explícita. O sapateado é a grande estrela e também fundo sonoro para uma dança solta e contemporânea apresentada pela Cia.

Ficha técnica:

Concepção e Direção: Steven Harper
Assistente de direção: Adriana Salomão
Coreografia: Steven Harper, Mário Nascimento e membros da Cia.
Bailarinos: Ana Fucs, Alice Fucs, Adriana Salomão, Leonardo Sandoval e Steven Harper
Desenho de luz: Luiz Fernando Filetto
Som: Luis Cruz (Gugu)
Figurinos: Valéria Martins e a Cia.
Pesquisa musical e montagem: Steven Harper
Fotos: Mauro Kury
Direção de produção: Priscila Seixas da Costa
Gerência de produção: Thiago Ramires
Produção executiva: Mariana Sirena
Realização: Burburinho Cultural
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Sobre a companhia: Steven Harper


Serviço:

Combo 
Espetáculo de dança da Companhia Steven Harper

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Avenida Almirante Barroso n° 25, Centro (próximo à estação Carioca do Metrô)
Informações: (21)3980-3815
Datas:  de 13 a 16 de setembro de 2012 (quinta a domingo)
Horário: 19h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada. Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Classificação: Livre
Capacidade: 226 lugares (4 para cadeirantes)
Programa educativo: agendamento.rio@gentearteira.com / (21)3980-4898
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: Caixa Cultural

Steven Harper

Sapateador, professor, produtor e coreógrafo, dedica-se à difusão e à descoberta de novos horizontes artísticos para a arte do sapateado americano. Residente no Rio de Janeiro, desde 1991, tem papel central no desenvolvimento dessa arte no Brasil e é uma figura requisitada nos palcos e nas salas de aulas do país. De nacionalidade americana, leciona regularmente nos Estados Unidos e da Europa, para onde viaja com frequência. Já dançou em palcos dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai, França, Holanda, Bélgica, Alemanha, Israel, Turquia e da Suíça, onde teve a honra de ser o primeiro sapateador convidado do renomado Montreux Jazz Festival, em 2000.

Além de seu trabalho de solista, projetou-se no Brasil pelo seu trabalho com o contrabaixista Bruce Henri no espetáculo No Baixo do sapateiro! e por outras parcerias artísticas, notadamente com Carlinhos de Jesus, com a bailarina Adriana Salomão, no espetáculo “Jimmy”, com os músicos Robertinho Silva e Simone Soul (no espetáculo “Zus Catatrus”), com a UFRJazz Big Band, do maestro José Rua e com o flautista Carlos Malta (Pife Moderno). Steven abriu caminho para o sapateado em diversos eventos de grande repercussão, como no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça (2000), o Festival Back 2 Black (2009), onde dançou acompanhando a cantora Mart’nália, o desfile de carnaval do Rio de Janeiro (2011), onde coreografou um carro alegórico com 40 sapateadores para o Salgueiro (2011) e o festival Rock in Rio (palco Rock Street, 2011).

Em 2009, coreografou a abertura do programa Criança Esperança, com 20 sapateadores. Montou trabalhos coreográficos para numerosas peças de teatro e musicais, como Preciosa Idade, Intrépida Trupe (2009), O Pé da Àrvore de Natal (2004) e Alice no País da Maravilhas (direção de Ernesto Piccolo, com Luana Piovani e grande elenco, 2003).

Steven dirige também sua própria companhia, coordena o ensino de sapateado no Centro de Artes Nós da Dança no Rio de Janeiro, é metodologista da escola Pulsarte, em São Paulo, organiza, junto com Adriana Salomão, o evento Tap in Rio e é membro do comitê diretor da International Tap Association, sediada nos EUA. Desenvolveu também o “Curso de Qualificação para Instrutores de Dança - sapateado” para o Sindicato dos Profissionais de Dança do RJ.

Mario Nascimento

Iniciou seus estudos no Brasil em 1978, formando-se em ballet clássico, dança moderna e jazz. Estudou com Toshie Kobayashi, Lenie Dale, Fred Benjamin, Redhá Bettenfour, Joyce Kermann e Tony Abbot. Em 1989, aprimorou-se em dança moderna e contemporânea na Europa. Realizou estudos de artes marciais, atletismo e composição de ritmos musicais, que contribuíram para o desenvolvimento de sua própria técnica e linguagem.

Considerado um artista do mundo underground de São Paulo, entre 1995 e 1996 foi assistente de direção e coreógrafo da Cisne Negro Cia de Dança ( São Paulo), dirigida por Hulda Bittencourt, onde criou as obras: “Sete por 7″ e “Maracatu de Chico Rei”. Em 1997, foi convidado pelo Centro Coreográfico da Comunidade Franco – Belga para ministrar aulas na Cia Charleroi dance de Bruxelas. Recebeu o prêmio APCA, em 1999, de Qualidade Artística pela obra “Arerê” e o APCA de Melhor Coreógrafo por “Escapada”, com a qual se apresentou na Alemanha, recebendo destaque no Morgen Post de Hamburgo. Foi o início da Cia Mário Nascimento, que em 2002 estruturou-se em Belo Horizonte (MG). E em 2004 recebeu o prêmio USIMINAS / SINPARC como Melhor Coreógrafo pela obra “Escambo”.

Em 2005 foi convidado para coreografar no Balé da Cidade de São Paulo, onde criou as obras “Constanze”, em comemoração aos 250 anos de Mozart, a partir da sinfonia 41 Júpiter e “Onde está o Norte?” com estreias em 2006. Seguidamente coreografou “Devir” para o Balé do Teatro Castro Alves, em Salvador. Em 2007, criou “Quimeras” para a Cia de Dança de Minas Gerais (Palácio das Artes). Atualmente é professor convidado da Cia de Dança de Minas Gerais ( Palácio das Artes), Grupo Camaleão, Cia Meia Ponta e do Balé da Cidade de São Paulo. 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário