quarta-feira, 19 de setembro de 2012

BEATRIZ MILHAZES EM BATE-PAPO COM O PÚBLICO CARIOCA NO PRÓXIMO SÁBADO

Evento gratuito é oportunidade única
para o público carioca

 
No próximo sábado, 22 de setembro, às 16h, Beatriz Milhazes, uma das mais importantes e valorizadas artistas brasileiras contemporâneas, participa, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, de um bate-papo com Carlos Martins, curador do departamento de gravuras da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e com o público carioca, sobre sua produção, técnicas que utiliza e suas influências.

A palestra é uma oportunidade única de conhecer de perto um dos expoentes da arte contemporânea. O encontro terá entrada gratuita, com distribuição de senhas a partir das 13h.

Beatriz Milhazes está em cartaz na CAIXA Cultural com uma mostra de 17 gravuras de grandes dimensões pertencentes ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. A artista é, nas palavras do diretor-técnico da Pinacoteca Ivo Mesquita, dona de um vocabulário plástico próprio, com densas superfícies pictóricas, compostas por planos e formas coloridas, vibrantes e evocativas. Segundo ele o trabalho da artista plástica carioca está entre um dos mais conhecidos e originais no panorama internacional da visualidade contemporânea.

A exposição Beatriz Milhazes: Gravuras fica em cartaz na Galeria 1 da CAIXA Cultural RJ, até 30 de setembro, de terça a domingo, sempre das 10h às 21h.

A artista e sua obra:

A pintora, gravadora, ilustradora e professora, Beatriz Ferreira Milhazes nasceu em 1960, no Rio de Janeiro (RJ). Formou-se em Comunicação Social, em 1981, pela Faculdade Hélio Alonso (FACHA). Iniciou-se em artes plásticas ao ingressar na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage), em 1980, onde mais tarde veio a lecionar e coordenar atividades culturais. Além da pintura, dedicou-se também à gravura e à ilustração. De 1995 a 1996, cursou gravura em metal e linóleo no Atelier 78, com Solange Oliveira e Valério Rodrigues e, em 1997, ilustrou o livro “As Mil e Uma Noites à Luz do Dia: Sherazade Conta Histórias Árabes”, de Katia Canton.

Beatriz Milhazes participou das exposições que caracterizavam a Geração 80 – grupo de artistas que buscavam retomar a pintura em contraposição à vertente conceitual dos anos de 1970, e teve por característica a pesquisa de novas técnicas e materiais. Sua obra faz referências ao barroco, à obra de Tarsila do Amaral (1886-1973) e Burle Marx (1909-1994), a padrões ornamentais e à art déco. Entre 1997 e 1998, foi artista visitante em algumas universidades dos Estados Unidos. A partir dos anos 1990, destacou-se em mostras internacionais, nos Estados Unidos e Europa, e integr acervos de museus como o Museum of Modern Art (MoMa), Solomon R. Guggenheim Museum e The Metropolitan Musem of Art (Met), em Nova Iorque.

Serviço:

Palestra Beatriz Milhazes

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1
Data: sábado, 22 de setembro de 2012
Horário: às 16 horas
Entrada: franca
Classificação: Livre
Realização: Tisara Artes
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural


Exposição Beatriz Milhazes: Gravuras

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, n° 25, Centro (próximo à estação Carioca do Metrô)
Informações: (21)3980-3815
Visitação: até 30 de setembro de 2012

Horário de visitação: 
de terça-feira a domingo, das 10h às 21h

Entrada: franca
Classificação: Livre
Agendamento educativo: (21)3980-4898
Correio eletrônico: agendamento.rio@gentearteira.com
Realização: Tisara Artes
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: CAIXA Cultural
 
fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário