sábado, 18 de agosto de 2012

BEATRIZ MILHAZES EXPÕE GRAVURAS NA CAIXA CULTURAL RIO

Exposição exibe obras pertencentes 
ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo

 serigrafia: Cabeça de Mulher

Uma das mais importantes e valorizadas artistas brasileiras contemporâneas retorna ao Rio de Janeiro após 10 anos sem uma exposição individual na cidade. Beatriz Milhazes: Gravuras é o nome da mostra que a CAIXA Cultural RJ abriu ao público no dia 14 de agosto, com entrada franca, apresentando uma coleção pertencente ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Estão expostas 17 gravuras de grandes dimensões doadas à Pinacoteca, em 2008, pela artista e pela Durham Press, da Pensilvânia (EUA), onde, desde 1996, Milhazes tem estado em residências regulares, para o planejamento e desenvolvimento desse magnífico conjunto de trabalhos.

Para o diretor-técnico da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Ivo Mesquita, o trabalho de Beatriz Milhazes está entre os mais conhecidos e originais no panorama internacional da visualidade contemporânea, tendo criado um vocabulário plástico próprio, com densas superfícies pictóricas, compostas por planos e formas coloridas, vibrantes e evocativas.

As gravuras que compõem a mostra não devem ser consideradas apenas como uma analogia de suas pinturas. Elas são também uma investigação em torno das possibilidades do meio: a serigrafia oferece cores sólidas, não moduladas, cortes precisos, opacidade, enquanto o bloco de xilogravura possibilita a textura e certo imediatismo. A gravura é um método e processo que nos últimos dez anos, certamente, colabora na estruturação, ampliação e adensamento da pintura e da colagem de Milhazes, assim como na expansão de sua prática em projetos de intervenções na arquitetura de diferentes edifícios, afirma Ivo Mesquita.

A exposição, produzida pela Tisara Artes, fica em cartaz na Galeria 1 da CAIXA Cultural RJ até o dia 30 de setembro, de terça a domingo, sempre de 10 às 21h.

SERVIÇO:

Exposição Beatriz Milhazes: Gravuras
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, n° 25, Centro (próximo à estação Carioca do Metrô)
Informações: (21)3980-3815
Visitação: até 30 de setembro de 2012
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Entrada franca
Classificação: Livre
Agendamento de visitas mediadas e traslado (ônibus) para escolas públicas: (21)3980-4898
Correio eletrônico: agendamento.rio@gentearteira.com
Realização:
Tisara Artes
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: CAIXA Cultural

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário