quinta-feira, 19 de julho de 2012

FESTIVAL DO VALE DO CAFÉ CHEGA A SUA 10ª EDIÇÃO COM A ESTREIA DE RESENDE


Homenageando o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o evento leva à região do vale do café a cantora Elba Ramalho, que fará um tributo ao Rei do Baião, no dia 28/07/12, às 21h, na Praça Barão de Campo Belo, em Vassouras. Será uma das atrações gratuitas do evento que se espalha por várias cidades do interior fluminense e que, este ano, ganhou uma nova praça: Resende. Tal conquista será festejada com a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira no teatro da Academia Militar das Agulhas Negras, tendo como solista o músico Turíbio Santos, que apresentará, hoje, 19/07/12, às 20h, a Suite Concertante para Violão e Orquestra, peça desenvolvida por Edino Krieger, homenageado da noite.  O evento tem entrada gratuita.

A chegada do evento a Resende reflete a parceria das prefeituras com o Festival, que acontece em VassourasValençaRio  das Flores, Paty do AlferesMiguel  PereiraEngenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Mendes, Barra do  PiraíPiraíPinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa e Três Rios. O apoio do SEBRAE também tem crescido e gerado frutos na região. Pelo segundo ano consecutivo, será realizado o projeto Amigo do Turista, que tem como objetivo qualificar os empreendimentos turísticos para melhorar o atendimento durante o Festival. Por meio de palestras e workshops, profissionais especializados darão dicas de turismo, noções sobre a importância histórica da região e falarão sobre as atrações do evento a empresários e prestadores de serviço de quatro cidades: Valença, Vassouras, Barra do Piraí e Piraí.

Durante o período de 17 a 29 de julho, turistas nacionais e internacionais assistem  a  espetáculos e  concertos em igrejas, casarões, praças e fazendas,  tendo  como  fonte  de  inspiração o belo Vale do Paraíba. São momentos únicos graças aos cenários belíssimos das fazendas e à qualidade dos artistas convidados.

Nos fins de semana, acontecem apresentações nas fazendas, para as quais os convites estão à venda pelo site do Festival. Entre os destaques, a participação de Cesar Camargo Mariano, em concerto na Fazenda São Luiz da Boa Sorte, dia 21/07/12, às 16h. Já durante a semana, as estrelas são os professores de música vindos de grandes orquestras, os quais dão aulas gratuitas a cerca de 350 alunos, na maioria crianças e adolescentes, sob a direção do renomado violonista Turíbio Santos. Do total de alunos beneficiados com aulas gratuitas, 200 recebem bolsas integrais (com hospedagem e alimentação inclusas) para oficinas de violoncelo, contrabaixo, violino, sax, clarineta, trompete e harpa, entre outras,  graças ao apoio das Secretarias Estaduais de Cultura e Educação. Somente os 14 concertos nas fazendas são pagos e o restante da programação (cerca de 80%) é gratuito.

O projeto, idealizado por  Cristina  Braga e com direção artística de Turíbio  Santos, já recebeu mais de 650 mil pessoas em suas edições anteriores,  sempre com o objetivo de fortalecer  o  polo  turístico local, contribuindo com o desenvolvimento econômico do interior do estado do Rio.  Já se apresentaram nessa iniciativa artistas como Arthur Moreira Lima, Leo Gandelman, Ivan Lins, Laila Pinheiro, Carlinhos de Jesus e Martin'alia.

Em 2010, ganhou o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, na categoria empreendedorismo.

Para 2012, o Festival Vale do Café, conta com o patrocínio da Light, da CCR, da Embratel, da CEG, e tem o apoio do SEBRAE, Jornal O Globo e das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Informações sobre o evento, incluindo a programação completa, estão disponível em Festival do Vale do Café.

fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário