domingo, 15 de julho de 2012

COLÉGIO, EM SÃO PAULO, INCENTIVA CRIANÇAS AO PLANTIO DE HORTALIÇAS

COLÉGIO FRANSCARMO ENSINA
 HORTICULTURA ÀS CRIANÇAS

Projeto visa a aproximar os alunos do meio ambiente e incentivar o consumo de verduras e legumes na alimentação

Com o objetivo de estimular nos alunos bons hábitos alimentares, aumentando o consumo de alimentos saudáveis, e promover maior aprendizagem sobre o meio ambiente e a valorização do mesmo, o Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo (FraNSCarmo) desenvolveu o projeto Horticultura. Nele, as professoras da Educação Infantil e do 1º ano propõem uma série de atividades lúdicas e pedagógicas nas várias fases do processo de cultivo de uma horta, incluindo a produção de refeições feitas pelos próprios alunos com as verduras e legumes que plantaram.

As crianças, com idades entre 3 e 7 anos, aprendem passo a passo como criar e cuidar de uma horta. Desenvolvemos com os alunos o plantio de hortaliças, envolvendo todas as etapas, incluindo preparação do adubo, plantio, acompanhamento do crescimento e colheita, quando estão prontas para o consumo, explica a coordenadora da Educação Infantil, Ros Marie.   

O projeto prevê atividades, no mínimo, uma vez por semana, nos dias e horários estipulados para as aulas no laboratório de ciências.  Os alunos também aprendem a produzir uma refeição com os itens que eles próprios plantaram, como alface, rabanete, tomate cereja e cenoura. A comida é preparada durante as atividades na cozinha experimental, nas quais as professoras associam a utilização das hortaliças às receitas de alimentação saudável e à experimentação da própria colheita. 
Sobre o FraNSCarmo   
             
O Colégio Nossa Senhora do Carmo é uma Instituição da Congregação das Irmãs Franciscanas da Providência de Deus, que desenvolve seus trabalhos de educação há 70 anos no bairro de Vila Alpina, zona Leste de São Paulo. Oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e tem como objetivo promover a Educação Básica de qualidade, inspirada nos valores cristãos e franciscanos, visando à formação de uma sociedade justa, fraterna e sustentável.   

O Colégio fica na rua Costa Barros, n° 478 - Vila Alpina - São Paulo/SP - Tel: (011)2084-7300
Acesse: FraNSCarmo 
fonte: assessoria de imprensa          

Um comentário:

  1. Muito bom. Minha filha também realiza essa atividade na escola que engrandece muito o aprendizdo.

    ResponderExcluir