sexta-feira, 22 de junho de 2012

PORTO ALEGRE SEDIARÁ O 13° FÓRUM INTERNACIONAL DE SOFTWARE LIVRE



O evento, que este ano chega à 13ª edição, é o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo, privilegiando o cooperativismo, a sustentabilidade e a liberdade como temáticas.

As inscrições podem ser feitas pelo site do evento sendo as categorias disponíveis: “individual”, “estudante”, “caravana”, “corporativo” e “governo”, com preços diferenciados. Este ano, o FISL inova na forma de inscrição: serão aceitos moedas virtuais (bitcoins) na compra de ingressos.

Quanto à programação, uma das novidades deste ano é a Rodada de Negócios e Competências em Tecnologias Livres, organizada com o apoio do Sebrae-RS. A ação tem por objetivo aproximar empresas que produzem e contratam serviços de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e que utilizem tecnologias livres tendo como foco a complementaridade de competências. 

A programação geral está sendo montada com a colaboração da comunidade Software Livre de todo o Brasil. Cerca de 600 propostas de palestras foram submetidas à organização do evento. O material é repassado à comunidade (formada por participantes inscritos e palestrantes desta e das últimas edições e por sócios da Associação SoftwareLivre.Org), que vota nas melhores ideias para compor a grade de palestras e oficinas do evento. 

O Fórum Internacional Software Livre acontece desde o ano 2000, tendo surgido de uma mobilização em prol da luta pela liberdade e autonomia tecnológica do país. 

Fundado nos ideais construídos inicialmente por Richard Stallman, e posteriormente pela comunidade de hackers e desenvolvedores do sistema operacional GNU/Linux, o fórum é o momento de encontro físico de muitas pessoas que se conhecem e trabalham por meio da internet em projetos das mais variadas temáticas. 

Tudo sobre o evento em: FISL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário