quarta-feira, 6 de junho de 2012

MOSTRA DE CINEMA, PARALELA À RIO+20, ABORDA A SUSTENTABILIDADE

Mostra “Social em Movimentos - Rio+20” vai exibir 
filmes e promover debates paralelos à 
Conferência da ONU no Rio de Janeiro

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 13 a 17 de junho, a mostra de cinema Social em Movimentos – Rio+20, que traz uma programação com 20 filmes e documentários, e uma temática diferente a cada dia: Nossa Água, Nossa Comida, Nosso Consumo e Nosso Clima. São filmes para todos os públicos, incluindo uma sessão especial para crianças, no sábado (16), com oito curtas-metragens de animação, nesta importante iniciativa de discutir a sustentabilidade por meio do cinema.

Durante o mês de junho, os olhos do mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro, quando a cidade será palco da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. E o público carioca também estará de olho na programação paralela ao evento, como a mostra nos cinemas da CAIXA Cultural.

A cada dia, após as sessões, o público será convidado a participar de um debate com pesquisadores, professores universitários, representantes de Organizações Não-Governamentais (ONG) e jornalistas. Estão previstos encontros com diretores, como o francês Paul Moreira e o brasileiro Silvio Tendler, para debater as questões que a humanidade deve solucionar, para colocar em ação o desenvolvimento sustentável.

Entre os filmes programados estão Milho, do diretor José Barahona, premiado no CineEco, principal festival de cinema ambiental de Portugal; e Enfumés, de Paul Moreira, ambos inéditos no Rio de Janeiro. Documentários de diretores conhecidos também fazem parte da programação, como Pandemonium, de Jorge Bodanzky, e O veneno está na mesa, de Silvio Tendler.

Na sessão de abertura, será exibido o filme Alma, do premiado diretor Patrick Rouxel. Sem narração ou entrevistas, o filme lança um olhar sobre as criações de áreas de pastagem de gado, na Amazônia. É uma crônica poética sobre a beleza e o sofrimento. O debate de abertura será sobre os desafios da Conferência das Nações Unidas e contará com a participação de Sylvie Lemmet (diretora da Divisão de Tecnologia, Indústria e Economia do programa ONU para o meio ambiente), e Fátima Mello (da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, organizado pelos movimentos sociais e ONG do mundo inteiro).

No segundo dia, a interferência das ações do homem nas mudanças climáticas estará em pauta. No terceiro dia, o tema será a água como um bem comum, e o debate vai girar em torno de como o recurso deve ser visto: como um direito, uma mercadoria ou um bem econômico. No penúltimo dia da mostra, o debate será sobre modelo agrícola e uso de transgênicos e pesticidas nas plantações. E no último, o excesso de consumo das nossas sociedades e os modos de produção atuais.

A mostra é promovida pela ONG francesa Autres Brésils, em parceria com a produtora brasileira Refinaria Filmes, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. A programação inclui a exibição de documentários do Brasil e da França, que colocam lado a lado as realidades dos dois países. O mesmo acontece com os debates, que contam com representantes de ambas as nacionalidades. Os filmes podem ser apresentados numa mesma sessão ou em duas sessões seguidas.

A mostra de documentários Social em movimentos é a versão brasileira da mostra “Brésil en mouvements”, realizada na França, desde 2005, e acontece no Brasil desde 2006, com a exibição de documentários de cunho social. Em 2009, foi um dos primeiros eventos do Ano da França no Brasil e aconteceu em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Juiz de Fora.


Serviço:

Mostra Social em movimentos Rio+20
Curadoria: Erika Campelo e Carolina Dias
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

Informações: (21)2544-4080
Datas: de 13 a 17 de junho de 2012 (de quarta-feira a domingo)
Horários: consultar programação
Ingressos: R$ 2,00 e R$ 1,00 (Meia. Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia).
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h

Cinema 1: 78 lugares (+ 3 para cadeirantes)
Cinema 2: 80 lugares (+ 3 para cadeirantes)
Classificação: consultar programação por filme
Acesso para pessoas com deficiência
Produção e Realização: Autres Brésils e Refinaria Filmes
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
 
Programação:

Quarta-feira, 13 de junho - Sessão de abertura
18h30 – Cinema 1
Alma
De Patrick Rouxel l França l 65min l 2011 l Classificação: 10 anos
“Alma” é um olhar sobre a Amazônia e as indústrias que a estão destruindo. É uma crônica poética sobre a beleza e o sofrimento, uma reflexão sobre o valor da vida. Alma nos revela o que se esconde por trás de produtos como a carne, o couro, o leite e a madeira exótica. O filme nos faz questionar sobre os nossos hábitos de consumo e o nosso modelo de sociedade.

20h10 – Cinema 1
Debate: Rio+20 – os desafios da Conferência das Nações Unidas.
Participantes:
- José Augusto Pádua, historiador especializado em meio ambiente e ex-Diretor de Floresta do Greenpeace
- Fátima Mello, ONG FASE e representante da Cúpula dos Povos
- Farid Yaker, representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
- Catherine Aubetin, Istitudo de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD)
Mediadora: Camila Moreno, coordenadora de Sustentabilidade da Fundação Heinrich Böll – Brasil

Quinta-feira, 14 de junho – Tema: Nosso Clima

15h – Cinema 1
Bomtempo
De Alexandre Dubiela l Brasil l 1’30” l animação l 2010 l Classificação: Livre
Um homem passa por diversas mudanças climáticas até chegar ao trabalho.

A Terra da Lua partida
De André Rangel e Marcos Negrão l Brasil l 70´ l documentário l 2010 l Classificação: 10 anos
No coração do Himalaia, Sonam, um velho nômade, vive com sua tribo em uma das mais adversas e isoladas regiões do mundo, mas uma repentina mudança no clima está secando a maioria dos rios e transformando muitos dos vales em desertos. Incapaz de sobreviver da forma tradicional e testemunhando o colapso do seu povo, Sonam inicia uma desesperada busca por respostas e soluções para mudar o seu destino. Uma história de fé e sacrifício de um povo que já esta sentindo diretamente os impactos do aquecimento global e dos atuais percursos da humanidade.
*Sessão seguida de encontro com os diretores André Rangel e Marcos Negrão.

17h – Cinema 1
Pandemonium
De Jorge Bodanzky l Brasil l 52min l documentário l 2010 l Classificação: Livre
Neste ensaio fílmico de média-metragem, um dos grandes mestres do documentário nacional, Jorge Bodanzky, investiga o impacto das mudanças climáticas e os novos desafios na área energética. Dois dos maiores especialistas brasileiros, o físico Rogério Cézar de Cerqueira Leite e o meteorologista Carlos Nobre, apresentam três diagnósticos e propostas que lançam luzes sobre questões cruciais para o desenvolvimento humano no século 21.

18h – Cinema 1 :  
Coberta de fumaça (Enfumés)
De Paul Moreira l França l 52min l documentário l 2010 l Classificação: 12 anos
Uma investigação sobre o poder do lobby de petróleo dos Estados Unidos de 1997 (Conferência de Kyoto) até a administração de Obama. Esse lobby, para quem a redução das emissões de CO2 significa uma redução de renda, influencia órgãos do Estado e políticos com o objetivo de controlar a política ambiental e negar toda urgência climática.

19h – Cinema 1  
Debate: Nosso Clima a interferência das ações do homem nas mudanças climáticas.
Participantes :
- Carlos Nobre, Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e da Tecnologia
- Paul Moreira, diretor do filme “Coberta de fumaça”
- Maureen Santos, ONG FASE e da Cúpula dos Povos
Mediador: a definir

Sexta-feira, dia 15 de junho – Tema: Nossa Água

16h30 – Cinema 2
Coberta de fumaça (Enfumés)
De Paul Moreira l França l 52min l documentário l 2010 l Classificação: 12 anos
Uma investigação sobre o poder do lobby de petróleo dos Estados Unidos de 1997 (Conferência de Kyoto) até a administração de Obama. Esse lobby, para quem a redução das emissões de CO2 significa uma redução de renda, influencia órgãos do Estado e políticos com o objetivo de controlar a política ambiental e negar toda urgência climática.
*Sessão seguida de encontro com o diretor do filme Paul Moreira.

18h – Cinema 1
Avó Grilo
De Denis Chapon l Dinamarca/Bolivia l 12’ l animação l 2009 l Classificação: Livre
Adaptado de uma lenda dos índios bolivianos. Quando a avó Grilo canta, a chuva vem. Um dia, ela foi mal tratada pelos fazendeiros porque cantou um pouco demais. Ela resolve ir embora, e as consequências são trágicas. Realizado na Dinamarca por um diretor francês no âmbito de um workshop de animação para ilustradores/animadores bolivianos.

Água invisível
De Astrid Lima e Andrea Palladino l Brasil l 50’ l documentário l 2009 l Classificação: Livre
Mesmo vivendo no centro da maior bacia hidrográfica do mundo, parte da população de Manaus não tem acesso à água. A privatização, que deveria solucionar o problema, o agravou.

19h20: Cinema 1
Debate: Nossa Água – a água como um bem comum.
Participantes: - Cândido Gryzbowski, diretor do IBASE
- Maxime Combes, pesquisador francês da AITEC (associação internacional de especialistas e pesquisadores)
- André Abreu, Fundação France Libertés

19h30 – Cinema 2
Alma
De Patrick Rouxel l França l 65min l 2011 l Classificação: 10 anos
“Alma” é um olhar sobre a Amazônia e as indústrias que a estão destruindo. É uma crônica poética sobre a beleza e o sofrimento, uma reflexão sobre o valor da vida. Alma nos revela o que se esconde por trás de produtos como a carne, o couro, o leite e a madeira exótica. O filme nos faz questionar sobre os nossos hábitos de consumo e o nosso modelo de sociedade.

Sábado, 16 de junho - Tema: Nossa Comida

11h – Cinema 1 (Sessão Infantil) – Filmes com temas variados
Bartô
De Luiz Botosso e Thiago Veiga l Goiânia – GO l 06’37” l 2006 l animação │ vídeo digital l cor l Classificação: Livre  
Animação que narra a revolta de um bode chamado Bartô que, após ter finalmente encontrado uma árvore que lhe ofereça sombra, se hostiliza com um lenhador que parece decidido a cortá-la. O bode nada pode contra o lenhador e seu machado, mas a árvore, em uma sequência de atos heróicos, consegue se safar das investidas assassinas do malfeitor.

Bomtempo
De Alexandre Dubiela l Belo Horizonte – MG l 01’30” l  2010 l animação l vídeo digital l cor l  Belo Horizonte - MG l Classificação: Livre
Um homem passa por diversas mudanças climáticas até chegar ao trabalho.

Caixa
De Luciana Eguti e Paulo Muppet l São Paulo - SP l 01’10” | 2010 l animação l vídeo digital l cor l Classificação: Livre
Cinco personagens, que vivem em compartimentos dentro de uma caixa, descobrem que não estão tão isolados uns dos outros quanto imaginavam.

Calango Lengo
De Fernando Miller l São Paulo – SP l 9’ l 2008 l animação l vídeo digital l cor l Classificação: Livre
Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir seu destino, sem ter o que pôr no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.
Escalada
De Luciana Erguti e Paulo Muppet l São Paulo - SP l 1’38” l animação l vídeo digital l cor l 2012 l Classificação: Livre
"Escalada" foi um dos projetos vencedores do edital Cine Ambiente de 2011, uma iniciativa conjunta entre os Ministérios da Cultura e o do Meio Ambiente para curtas-metragens com temáticas ambientais. O filme fala sobre o consumo sustentável através de uma história que se passa em uma ilha em forma de cubo.

Gente grande
De Walkir Fernandes l Curitiba – PR l 01’30” l  2010 l animação l vídeo digital l cor l Classificação: Livre
Qual o seu poder para ajudar o mundo tendo o tamanho que tem?

Mocó Jack
De Luiz Botosso e Thiago Veiga l Goiânia - GO l 9'42’’ l 2006 l animação l vídeo digital l cor l Classificação: Livre
Animação que narra as aventuras do jacaré, Jack, que usa de muita criatividade para se salvar das investidas de um contrabandista de animais. Nascido diferente de seus irmãos, Jack, possui caráter exótico sabendo se esconder e mimetizar, o que o transforma em um grande prêmio para o caçador.

Tamanduá Bandeira
De Ricardo de Podestá l Goiânia – GO l 8’ l 2011 l animação l vídeo digital l cor l Classificação: Livre
Um pacato tamanduá encontra a fêmea de sua vida. Só alguns passos o separam dela. Porém, são passos que devem ser dados no asfalto.

15h – Cinema 2
Nossos Filhos irão nos Culpar
De Jean-Paul Jaud l França l 107’ l documentário l 2008 l Classificação: 10 anos  
Numa pequena cidade no sul da França, o prefeito decide resistir à indústria agroquímica e instituir na cantina da escola a alimentação a base de alimentos orgânicos.

16h – Cinema 1
Milho
De José Barahona l Brasil/Portugal l 54’ l documentário l 2008 l Classificação: Livre
D. Ana prepara uma salada de milho para a sua família. Na televisão as notícias são contraditórias: alguns pregam os benefícios das novas variedades de Milho Transgênico, outros, pelo contrário, levantam questões catastróficas em relação a este novo avanço tecnológico. D. Ana fica sem saber o que é ou não seguro para alimentar a sua família… Mas a história do milho não começou aqui. Ela é parte integrante da forma como evoluíram as nossas civilizações. Tomando o Milho como “personagem” principal, este filme nos fala da influência da tecnologia na maneira e formas de viver das nossas sociedades, no passado, presente e futuro.

17h: Cinema 1
Debate: Nossa Comida – uso de pesticidas e transgênicos na alimentação e suas consequências na saúde e a problemática do modelo de produção agrícola.
Participantes: -Renato Maluf, professor no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em
Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da UFRRJ e presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
- Magda Zanoni, professora de agronomia na Université Paris 7 e membro do Centro deEstudos sobre Desenvolvimento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil
- Nívia Regina da Silva, Representante do MST
Mediador: Felipe Milanez, jornalista

18h – Cinema 2
Bomtempo
De Alexandre Dubiela l Belo Horizonte – MG l 01’30” l  2010 l animação l vídeo digital l cor l  Belo Horizonte - MG l Classificação: Livre
Um homem passa por diversas mudanças climáticas até chegar ao trabalho.

A Terra da Lua partida
De André Rangel e Marcos Negrão l Brasil l 70´ l documentário l 2010 l Classificação: 10 anos
No coração do Himalaia, Sonam, um velho nômade, vive com sua tribo em uma das mais adversas e isoladas regiões do mundo, mas uma repentina mudança no clima está secando a maioria dos rios e transformando muitos dos vales em desertos. Incapaz de sobreviver da forma tradicional e testemunhando o colapso do seu povo, Sonam inicia uma desesperada busca por respostas e soluções para mudar o seu destino. Uma história de fé e sacrifício de um povo que já esta sentindo diretamente os impactos do aquecimento global e dos atuais percursos da humanidade.
*Sessão seguida de encontro com os diretores André Rangel e Marcos Negrão.

19h – Cinema 1
O Veneno está na mesa
De Silvio Tendler lBrasil l 50’ l, documentário l 2011 l Classificação: Livre
O Brasil é o país que mais pulveriza agrotóxicos nos alimentos: um brasileiro consome em média 5,2 litros de agrotóxicos por ano. Esses químicos provocam uma série de problemas de saúde, desde lapso de memória em crianças até má formação dos fetos. Contudo, apesar do Governo tentar proibir o seu uso, a justiça concede liminares a favor dos grandes laboratórios químicos. O documentário analisa questões de saúde ambiental para tentar identificar as razões políticas desse modelo agrícola que apresenta hoje claros sinais de saturação.

Domingo, 17 de junho – Tema: Nosso Consumo

15h – Cinema 1
A Terra a gastar
De Cassia Mary Itamoto e Celina Kurihara l Brasil l 5’ l animação l 2008 l Classificação: Livre
Estava a Terra em seu lugar. E veio o homem lhe acrescentar. Consumo do Homem. O
Homem na Terra. E…

Comprar, tirar, comprar
De Cosima Dannoritzer l França l 105’ l documentário l 2010 l Classificação: Livre
O documentário "Comprar, Tirar, Comprar", da realizadora Cosima Dannoritzer, aborda os paradoxos insustentáveis de uma produção industrial e de um sistema comercial virados para um consumo compulsivo que progressivamente acaba por consumar-se a si próprio. Por detrás dos paraísos performativos publicitados pela economia mercantil e pela lógica da “inovação” permanente esconde-se uma miséria ecológica e social progressiva, desempenhada pela obsolescência programada dos produtos.

16h30 – Cinema 1
Debate: Nosso Consumo – o excesso de consumo das nossas sociedades e os modos de produção atuais.
Participantes: -Denis Chartier, Instituto de pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) e professor de geografia na Universidade d’Orléans (France)
-Fátima Portilho, professora no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da UFRRJ
-Geneviève Azam, ATTAC France 
Mediador: Iara Pietricovsky, pesquisadora do Instituto de Estudos Socioeconômicos – Inesc.

19h – Cinema 1 (Sessão de Encerramento)

2012 – Tempos de mudança
De João Amorim l Brasil/EUA l 85’ l documentário l 2010 l Classificação: 12 anos
O filme “2012 – Tempos de Mudança” é resultado de 500 horas de imagens, animação e mais de 200 entrevistas. O filme traz depoimentos contundentes de David Lynch, Sting, Ellen Page, Gilberto Gil e Terence McKenna, entre muitos outros, falando de suas experiências com meditação, ayahuasca, projetos sustentáveis, contracultura, expansão da consciência. Misturando a sabedoria de culturas ancestrais com as possibilidades da tecnologia, o filme apresenta alternativas ecológicas, muitas vezes surpreendentemente simples, para produzir energia, reciclar lixo, regenerar o solo, reaproveitar água, gerar alimentos mais saudáveis.

*Sessão seguida de encontro com o diretor do filme João Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário